playlist: A SALA

exposição de Marion Velasco
participações de Marina Camargo e Joana Cecatto
curadoria, texto e intromissões de Adauany Zimovski

Quando entrei na página da artista para estudar seu repertório, que o primeiro vídeo que aparece é um dos mais antigos (Colette, de 1988). Nesse vídeo gravado por Elaine Tedesco e Lucia Koch, vi a encenação de um ritual de fim – a morte – como a possibilidade de um início, no caso, início da minha proposta de elaboração de uma playlist. Pensar num encadeamento de imagens/sons que se apresentará em looping subverte algumas características geralmente presentes nas narrativas lineares, como por exemplo, a presença de um início ou fim. Trabalhei com a forte impressão de estar lidando com a definição de uma sequência que logo se diluiria num ciclo. E antes mesmo de escrever essas linhas, consultei meu Oblique Strategies 1 , que me respondeu da seguinte forma:

– Remova especificidades e converta-as em ambiguidades

A ideia de ambiguidade já estava presente de certa forma, pela via da dupla consciência sobre o desenrolar da lista de vídeos, primeiro pensada como sequência, depois como ciclo. A pergunta que eu tinha em mente para poder me mover em direção à construção de um nexo sobre esse conjunto era: – como acessar a esse

lugar/tempo, que, depois de muitas voltas, não tem, necessariamente, uma indicação explícita de entrada?

Isso me lembrou de uma conversa, há bastante tempo atrás, quando um amigo perguntou numa roda de conversa: – no caso de uma catástrofe em que se precisasse abandonar a casa, que livro escolheria para salvar? A resposta a que chegamos foi “qualquer”. Arrisca-se, assim, a pegar uma tangente e, através dela, sair ou entrar, para se livrar o mais breve possível da necessidade de fazer uma escolha. Os elementos estão aí, ali. O vento, a água. O basalto, uma formação rochosa que, além da Terra, pode ser encontrada na Lua, nas proximidades do Mar da Fertilidade.

Além de propor uma seleção e uma sequência dos vídeos, tive a pretensão de interferir mais concretamente, inserindo fragmentos de imagens na Playlist, como uma reação/resposta e também desejo de compor com os diversos Instants da artista. Essas interferências (tempus fugit) também me lembram o que no universo do pixo é chamado de “atropelo”, mas, nesse caso, estão mais para intromissões. A tendência colaborativa é uma constância no trabalho de Marion. Talvez isso seja uma espécie de “efeito” que a artista produz em seus interlocutores, como acredito que foi o meu caso e, mais precisamente, se faz audível nas participações de Marina Camargo e Joana Cecatto. No entanto, há nessa Playlist duas exceções. Soro Nostrum trata de “ações solitárias destinadas ao fracasso” nas palavras da artista, e Música Silenciosa – Ações

em aberto na cidade, uma perseguição solitária por ruídos visuais. Retiro mais uma carta de Oblique Strategies:

– Ecos de fantasma

Tentei, nesse texto, escapar da descrição dos trabalhos para evitar um looping de re-apresentações. No exercício de leitura da lista/sequência/ciclo, busquei, como sugerido no oráculo de Eno, o lugar da ambiguidade que se fez visível nesse jogo de ver o começo no final e vice-versa. De minha parte a Playlist é uma tentativa de sublinhar coisas que já se moviam numa direção e que talvez se afirmem nos ecos que possam ressoar. De modo a não interditar a curiosidade pela sequência, mesmo que pareça contraditório, a colocamos a seguir:

Faixa 0 – Colette – 2’30" (1988) —– faixa fora do tempo // tempus fugit (pedra vira areia) – 15" (s/d)

Faixa 1 – Soro Nostrum – 15’46" (2015)

Faixa 3 – Shape is clear – A criação dos ventos – 12’23" (2014) —— faixa fora do tempo // tempus fugit (planície cinzenta) – 6" (s/d)

Faixa 4 – Instant Band / Shp s clr – 13’44" (2014) —— faixa fora do tempo // tempus fugit (sicut nubes) – 10" – s/d)

Faixa 5 – Instant Band / Pero esto no es Música – 9’35" (2016)

Faixa 6 – Música Silenciosa – Ações em aberto na cidade – 19"

Faixa 7 – Música Silenciosa – Ações em aberto na cidade – 17"

Faixa 8 – Música Silenciosa – Ações em aberto na cidade – 18"

Faixa 9 – Música Silenciosa – Ações em aberto na cidade – 15"

Faixa 10 – Música Silenciosa – Ações em aberto na cidade – 6"

Faixa 11 – Música Silenciosa – Ações em aberto na cidade – 3"

Faixa 12 – Música Silenciosa – Ações em aberto na cidade – 3" —— faixa fora do tempo // tempus fugit (mar interior)

Faixa 13 – Projeto SOLAR (sound) SYSTEM MISSIONS: peças sonoras Map of the Moon/Mar Aberto por Marion Velasco e Marina Camargo; Mercúrio por Marion Velasco e Carta-resposta à Mercúrio por Joana Cecatto.

Faixa 14 – Instant Band / Alta voz em Accións en el Núvol (noite de performances em terraço na cidade de Valencia-Espanha e na Sala de Debates do Piso Caio Graco do Centro Cultural São Paulo, com transmissão simultânea via Skype (11/06/2015).

Texto: Adauany Zimovski

Tema Rowling por Anders Norén. Criado com WordPress.