Noitão de Cinema – Pet Artes Visuais

noitão

O _________(local) vira cinema de calçada por uma noite.

Alunos da Universidade Federal de Pelotas promovem sessão de cinema em memória aos cinemas de calçada de Pelotas.

O Programa de Educação Tutorial do Centro de Artes da UFPEL, em parceria com professores, alunos e ex-alunos dos cursos de cinema, artes e design do Centro de Artes, estão novamente organizando o Noitão de Cinema.

Inspirado no Noitão, promovido pelo antigo Cine Belas Artes da cidade de São Paulo, no qual teve suas portas fechadas em meados de março de 2011, mas que em 2013 foi tombado pelo patrimônio histórico estadual de São Paulo, e que em 2014, três anos após seu fechamento, foi reaberto graças a uma parceria entre a Prefeitura de São Paulo e a Caixa Economica Federal, com uma pequena mudança no nome, chama-se agora Caixa Belas Artes, trazendo novamente seu clássico evento que ainda ocorre em uma sexta-feira a cada mês.

Evento este que nos inspirou em 2011, quando foi realizada a primeira edição do Noitão de Cinema, organizado por um grupo formado por estudantes, ex-estudantes, técnico-administrativos e professores da UFPEL e outros colaboradores que iniciaram o trabalho de revitalização da sala do antigo Cinema Captólio que fora fechado em 2007.

Convertido em estacionamento, o antigo cinema conservava em seu andar superior uma sala de projeção que foi novamente revitalizada pelo grupo especialmente para a exibição.

Em novembro de 2014, ocorreu a segunda edição do evento, porém com gosto de despedida, pois logo após o evento, o tradicional espaço do Cine Capitólio, que ainda permanecia intacto, foi desmontado, não havendo mais possibilidade de realização deste evento naquele espaço.

Até o dia da exibição, com o apoio da UFPEL, serão obtidos os sistemas de som e de projeção para a exibição dos filmes, assim como a dinâmica do foyer, que contará com um quiosque para a venda de café e salgados. Além disso, os espectadores que ficarem até o final da exibição receberão um kit café da manhã fornecido pela organização, seguindo o mesmo formato da primeira edição do evento, em 2011.

A programação consistirá na exibição de três filmes durante a noite do dia _________. A ideia, além da preservação da memória dos cinemas de calçada, é também mostrar filmes que não entram ou têm pouco espaço nas janelas do circuito tradicional.

A sessão será aberta a comunidade, com número limitados de ingressos a preço justo, a ser cobrado com fins apenas de custear a limpeza e materiais para que a mostra se realize, ou seja, é um evento sem quaisquer fins lucrativos.

A venda dos ingressos para participar do Noitão de Cinema do PET Artes Visuais começará a partir de ______________, e vai até ______________, véspera do evento.

Haverá também a possibilidade de inscrição para participar da equipe do evento. Os interessados devem se inscrever na Câmara de Extensão, sala 106 do Centro de Artes da UFPEL que fica na Rua Alberto Rosa, 62.

Tema Rowling por Anders Norén. Criado com WordPress.