3ª Edição do curso de extensão – Didática da História e Ensino de História: pesquisas, abordagens e perspectivas

O Laboratório de Ensino de História (LEH/UFPEL), em parceria com a Universidade Estadual de Maringá (UEM) promoverá, entre os dias 28 de maio e 30 de junho de 2025 a terceira edição do curso de extensão intitulado: Didática da História e o Ensino de História: Pesquisa, Abordagens e Perspectivas. Confira abaixo a organização da proposta.

 

 

Para efetuar sua inscrição clique aqui: https://www.even3.com.br/didatica-da-historia-e-ensino-de-historia-pesquisas-abordagens-e-perspectivas-3-edicao-567793/

Inscrições até o dia 25/05!

 

 

 

Observação: só serão certificados aqueles que tiverem a frequência mínima de 80%. As listas de frequência serão passadas em horários alternados na live.

As gravações serão disponibilizadas apenas ao término do curso justamente para valorizar quem participa ao vivo.

 

A proposta:

A proposta do curso de extensão é debater junto aos acadêmicos, e demais interessados/as, a perspectiva dos estudos da Didática da História realizados no Brasil e suas interfaces com as referências alemã, francesa, canadense, portuguesa, inglesa, espanhola dentre outras, bem como as suas relações e implicações para as práticas de ensino de História. O Campo de investigação da Didática da História, tal como nos afirma Jörn Rüsen,  não se ocupa apenas com a realidade escolar, mas sim com todas as formas e expressões da cultura e da consciência histórica de uma sociedade. No Brasil, inúmeros investigadores têm se dedicado a refletir sobre os fundamentos da Didática da História e diferentes pesquisas tem surgido em diferentes lugares do país.  Neste sentido, o presente curso de extensão visa discutir os fundamentos teórico-metodológicos desta área investigativa (em suas diferentes tradições) e como ela pode contribuir para pensarmos os processos do ensino e aprendizagem histórica. Por fim, destacamos que o curso procura abordar, de forma plural,  as relações que a Didática da História e o Ensino de História possuem com temáticas como: teoria da História, historiografia, História Pública, Memória, Educação Inclusiva, Educação das Relações Étnico-Raciais, Luta Antirracista, Ensino de História da África, Ensino de História Antiga e Ensino de História Medieval.

 

Organização:

O curso está organizado em 2 módulos, totalizando 40 horas (entre encontros síncronos/lives pelo Youtube e leituras complementares).

Observação:

As aulas iniciarão sempre às 19 horas e finalizarão por volta das 21 horas.

Confira abaixo o cronograma das discussões, leituras de apoio e link das transmissões.

______________________________________________________________

Módulo I:

28/05 – O ensino de História no Brasil: percursos e perspectivas

Aula Inaugural

Kátia Abud (USP)

Link da transmissão:  https://www.youtube.com/watch?v=iG7ksFU6Amw

04/06 (Quarta-feira) – Aula 1 – Didática da História, mídias digitais e tecnologias

Link da transmissão: https://www.youtube.com/watch?v=NFs9wC8pUQY

Roberta Duarte da Silva (PPGH/UFPE)

Arnaldo Szlachta (UEM/PPGH/UFPE)

Wilian Bonete (UFPEL)

Referências:

BARCA, I. Desafios para ensinar e pensar historicamente. Revista Territórios e Fronteiras, Cuiabá, Vol. 14, n. 2, Ago-Dez, 2021.

SCHMIDT, Maria Auxiliadora M. Por que pensamento histórico? In: SCHMIDT, Maria Auxiliadora; SOBANSKI, Adriane. Competências do Pensamento Histórico. Coleção Educação Histórica Volume 2. Curitiba: W.A. Editores, 2020.

SILVA, Roberta Duarte. Mobile Learning e realidade aumentada: uma nova dimensão para o Ensino de História. Revista Discente Ofícios de Clio, vol. 9, n° 17, p. 105 -125, julho-dezembro 2024. https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/CLIO/article/view/29146.

SEIXAS, Peter; MORTON, Tom. The big six: historical thinking concepts. Toronto: Nelson Education, 2013.

RAMOS, M. T; SZLACHTA JUNIOR, A. Narrativas históricas na tecnosfera: a responsabilidade de ensinar História através da internet. In: RODRIGUES JUNIOR, O.; FRONZA, M. Ensino de História e Internet: aprendizagens conectadas. São Paulo: Parunã, 2021.

BONETE, Wilian; SZLACHTA, Arnaldo. Cultura historica e cultura digital: possibilidades investigativas a partir do Portal Clio HD. In: INVESTIGACIONES Y PRÁCTICAS INNOVADORAS SOBRE LAS APORTACIONES DE LO DIGITAL EN LOS PROCESOS DE ENSEÑANZA Y APRENDIZAJE DE LA HISTORIA, 2025. (Clique aqui)

 

__________________________________________________________

09/06 (segunda-feira) – Aula 2 – Didática da História e vida prática:  experiências de aprendizagens em espaços escolares e não escolares

Link de acesso: https://www.youtube.com/watch?v=roj2Mt9oAac

Carmem Schiavon (FURG)

Larissa Klosowski(UEM/UNIBF)

Ronaldo Cardoso Alves (UNESP)

 

Referências:

ALVES, Ronaldo Cardoso. A aula de História como lugar do ensino, da pesquisa e da extensão. Revista Espaço Pedagógico, v. 21, p. 274-287, 2014.

ALVES, Ronaldo Cardoso; CAMPOS, R. D. . História Ensinada, História Pesquisada – contribuições da Didática da História e da História da Educação para o Ensino de História no Brasil. HISTÓRIA (SÃO PAULO), v. 43, p. 1-12, 2024.

BUENO, Belmira de Oliveira. Entre a Antropologia e a História: uma perspectiva para a etnografia educacional. Perspectiva. Florianópolis, v. 25, n. 2, jul./dez. 2007, pp. 471-501.

PAULA, Larissa Klosowski de. Consciência histórica e temática das mulheres nos livros didáticos de história, Dissertação (Mestrado)-Universidade Estadual do Paraná, Paranavaí, 2017

RÜSEN, Jörn. Razão Histórica. Brasília: editora UnB, 2001.

RÜSEN, Jörn. Reconstrução do Passado. Brasília: editora UnB, 2007.

RÜSEN, Jörn. História Viva. Brasília: editora UnB, 2007a.

SCHIAVON, Carmem. As aventuras de Belinha. Porto Alegre: Casa Letras, 2024.  Clique aqui: e-book As aventuras de Belinha 2024

TOLENTINO, Àtila.  Educação patrimonial na escola, com a escola e para além da escola: uma conversa com professoras e professores em diálogo com Paulo Freire. Cadernos de Sociomuseologia, Nº 19-2022 (vol. 63)

______________________________________________________________

Módulo II:

18/06 (quarta-feira) –Aula 3 – Didática da História, Formação e identidade docente

Link de acesso: https://www.youtube.com/watch?v=vCkqE5p3cao

Cristiano Nicolini (UFG)

Sonia Wanderley (CAP/UERJ)

Wilian Bonete (UFPEL)

Referências

NICOLINI, Cristiano. “Cartas de intenções”  de ingressantes no ProfHistória:  Relações entre histórias de vida, ensino e pesquisa,  Revista transversos, v. 1, p. 148-161, 2024. (clique aqui)

NICOLINI, Cristiano; FREIRE JUNIOR, J. J. Sentidos da pesquisa na formação de professores de História: experiências em textos e contextos de estágio supervisionado. Territórios e Fronteiras (UFMT. Online), v. 17, p. 277-296, 2024. (clique aqui)

NICOLINI, Cristiano; DIAS, Adriel. Tempos de suspensão: ensino de História, narrativas e pandemia (Goiás, 2020). História & Ensino, v. 29, p. 119-141, 2023. (Clique aqui)

WANDERLEY, Sonia. Produzindo sentido para o passado: aprender história como caixa de ferramentas para a vida. In: Rocha, Helenice; Magalhães, Marcelo (orgs.). Em defesa do ensino de história: a democracia como valor. Rio de Janeiro: Ed. FGV, 2022, pp. 129-152.

SANTOS, A. S. ; COELHO, A. R. Ser professor/a de história: identidades docentes em (re)construção. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 24, p. 1-16, 2024. (Clique aqui)

GAGO, Marilia; RIBEIRO, Ana Isabel. História e Educação Histórica: que diálogos e desafios? In: Revista Portuguesa de História – t. LIII (2022) – p. 61-78. (Clique aqui)

BONETE, Willian Junior. O conceito de identidade em perspectiva: as contribuições de Jörn Rüsen, Claude Dubar e Stuart Hall para a pesquisa sobre formação docente em História. CLIO: Revista de Pesquisa Histórica, Recife, v. 40, p. 113-131, 2022. (Clique aqui)

BONETE, Wilian Junior; FREITAS, Rafael Reinaldo. Cultura histórica, consciência histórica e identidade: contribuições conceituais para investigações sobre formação histórica docente. Revista Labirinto, Rondônia, v. 22, p. 156-176, 2015. (Clique aqui)

BONETE, Wilian Junior. Identidade e consciência histórica: um estudo com professores de História que atuam na Educação de Jovens e Adultos – Paraná. 290 fls. Tese (Doutorado em História) – Programa de Pós-Graduação em História, Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, 2019. (Clique aqui)

 

23/06 (segunda-feira) – Aula 4 – Didática da História, Multiperspectividade e aprendizagem histórica escolar

Link da transmissão: https://www.youtube.com/watch?v=RJeePuvx_HI&ab_channel=LehUFPel

Lorena Dagostin (SEED/PR/UFPR)

Ana Paula Carvalho (UNILA)

Marcelo Fronza (UFMT)

 

Referências:

Rodrigues Carvalho, A. P. (2023). O que não é empatia histórica? : Definição e usos de um conceito controverso. Revista História Hoje, 12(26). (clique aqui)

Lee, P. (2006). Em direção a um conceito de literacia histórica. Educar Em Revista, p. 131–150. (clique aqui)

LEE, Peter. Nós fabricamos carros e eles tinham que andar a pé”: compreensão das pessoas do passado. In: BARCA, Isabel. Educação histórica e museus. Actas das Segundas Jornadas Internacionais de Educação Histórica. Braga: Lusografe, 2003.

DAGOSTIN, Lorena Marques. A multiperspectividade no pensamento histórico de jovens estudantes. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2024.

RÜSEN, Jörn. Aprendizagem histórica: fundamentos e paradigmas. Curitiba: W.A. Editores, 2012.

SCHMIDT, Maria Auxiliadora. Percurso dialógicos com Isabel Barca: a crise da transposição didática e a construção da aula histórica. In: ALVES, L; GAGO, M.; LAGARTO, M. Vinte Anos das Jornadas Internacionais de Educação Histórica. Porto: CITCEM, 2021. p. 17-32.

 

09/07  (quarta-feira) – Aula 5 – Ensino de História Antiga e Medieval: entre sentidos e possibilidades para o contexto escolar

 Ministrantes:

Prof. Dr.Ygor Belchior (UEMG)

Prof. Dr. Bruno Marconi (UFSJ)

Mediação -Prof. Dr.ª Milena Ogawa (UFSM)

Link de acesso: https://www.youtube.com/watch?v=75ADX4PUJZg&ab_channel=LehUFPel

 

Referências:

BELCHIOR, Y. K. Por que postamos sobre História Antiga? Os casos da Esparta brasileira e da egiptomania no Twitter. Blog do POIEMA. Pelotas: 18 jun. 2024. (Clique aqui)

FAVERSANI, F. Tirano, louco e incendiário: BolsoNero. Análise da constituição da assimilação entre o Presidente da República do Brasil e o Imperador Romano como allelopoiesis. História da Historiografia: International Journal of Theory and History of Historiography, Ouro Preto, v. 13, n. 33, p. 375–395, 2020. (Clique aqui)

SPYER, J. Mídias sociais no Brasil emergente. 1. ed. São Paulo: Educ, 2022. (Clique aqui)

BELLO, Robson Scarassati. O Videogame como representação histórica: Narrativa, Espaço e Jogabilidade, em Assassin’s Creed (2007-2015). Dissertação de Mestrado apresentada ao PPGHS-USP. São Paulo: USP, 2016.

Marconi da Costa, B. (2024). A HISTÓRIA MEDIEVAL VISTA DE CIMA: IMAGENS DOS GRUPOS POPULARES EM AGE OF EMPIRES IV. Convergências: Estudos Em Humanidades Digitais, 1(5), 76–102.

MOBERLY, K., MOBERLY, B. “For your labor I will give you treasure enough: Labor and the Third-Estate in Medieval-Themed Role-Playing Games”. In: ROBINSON, Carol L.; CLEMENTS, Pamela. Neomedievalism in the media: essays on films, television and electronic games. New York: The Edwin Mellen Press, 2012. p. 307-338.

RIBEIRO, F. A. “Impérios, Castelos e Guerras, Muitas Guerras: A ‘Idade Média’ em Ação nos Videogames (1999-2019). In: VARGAS, Lorena da Silva (org.) Medievalismo: A Idade Média nos imaginários moderno e contemporâneo. Curitiba: Appris, 2021. p. 303-324.

ROSA, João Victor. Videogames e ensino de história: aspectos práticos no uso didático. Dissertação de Mestrado apresentada ao PPGHS-USP. São Paulo: USP, 2020.

Publicado em Notícias | Comentários desativados em 3ª Edição do curso de extensão – Didática da História e Ensino de História: pesquisas, abordagens e perspectivas

Professor Wilian Bonete lança livro organizado sobre Didática da História e Ensino de História

O professor Wilian Bonete (DH/LEH/UFPEL) lançou o livro intitulado ˜Didática da História e Ensino de História: pesquisas, abordagens e perspectivas”(volume 1), que foi organizado em parceria com o prof. Arnaldo Szlachta (UFPE/UEM). O livro é fruto da primeira edição do curso de extensão, que leva o mesmo nome, que foi realizado durante o ano de 2023, de forma virtual, pelo LEH e IFPR (Campus Curitiba). A coletânea conta com 11 capítulos que foram redigidos pelos ministrantes do referido curso e mais dois convidados.

Os capítulos contemplam reflexões teórico-metodológicas sobre a Didática da História no Brasil e seus múltiplos diálogos com o ensino de História e outras subáreas da ciência histórica.

O livro foi publicado pela Editora Casa Letras, e pode ser feito gratuitamente o download clicando aqui.

 

Publicado em Notícias | Comentários desativados em Professor Wilian Bonete lança livro organizado sobre Didática da História e Ensino de História

A professora Drª Lisiane Sias Manke e o professor Dr. Wilian Bonete estão na coordenação de dois simpósios temáticos aprovados no 33º Simpósio Nacional da ANPUH, que ocorrerá na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em julho de 2025. Confira abaixo a ementa dos simpósios e o link para acessar a página oficial do evento.

 

Link do evento: https://www.snh2025.anpuh.org/site/capa

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Publicado em por leh | Comentários desativados em Professores do LEH tem simpósios temáticos aprovados na ANPUH/2025

Lançamento de Dossiê – O ensino de história e os 60 anos do golpe de 1964: o que temos aprendido e ensinado?

No dia 24 de setembro, às 19 horas, aconteceu a live de lançamento do dossiê “O ensino de história e os 60 anos do golpe de 1964: o que temos aprendido e ensinado?”, pela revista “História Hoje”. A live, que foi transmitida pelo canal da ANPUH, contou com a participação da prof. dra. Alessandra Gasparotto, integrante do laboratório de ensino de história , da prof. dra. Alessandra Carvalho (UFRJ) e do prof. dr. Thiago Nunes Soares (UPE). A mediação ficou por conta do prof. dr. Marcus Bomfim (UFJF), editor da revista.

live ainda pode ser acessada pelo Youtube. 

https://www.youtube.com/live/OWOi6TOeZbA

Publicado em Notícias | Comentários desativados em Lançamento de Dossiê – O ensino de história e os 60 anos do golpe de 1964: o que temos aprendido e ensinado?

LEH na 8ª Mostra de Cursos da UFPEL

Quarta-Feira, dia 18 de Setembro, aconteceu no ginásio da Escola Superior de Educação Física e Fisioterapia (ESEF) a 8ª Mostra de Cursos da UFPEL, evento que visa apresentar os mais de 100 cursos da universidade para os estudantes do ensino médio de Pelotas e região.

Os integrantes do Laboratório de Ensino de História estiveram presentes no estande do curso de História durante todo o evento, fazendo explanações sobre o curso de Licenciatura em História, o acervo e as atividades do laboratório.

Publicado em Notícias | Comentários desativados em LEH na 8ª Mostra de Cursos da UFPEL

Lançamento – cadernos temáticos do LEH, v. 3

Os Cadernos Temáticos do LEH, Projeto do Laboratório de Ensino de História (LEH/UFPel), lançam sua terceira edição intitulada:  Lei 10.639/03, vinte anos existindo e resistindo.

 Neste Caderno Temático comemorativo aos 20 anos da Lei nº 10.639/03 que institui a obrigatoriedade do ensino da cultura africana e afro-brasileira na Educação Básica, buscou-se como tema gerador “O continente Africano e as africanidades que observamos diariamente”. o caderno conta com a organização das professoras: Cláudia Duarte, Kátia Flores Fontoura e Alessandra Gasparotto.

O E-book está disponível para download no site da editora:

 https://www.casaletras.com/cadernosleh

Publicado em Notícias | Comentários desativados em Lançamento – cadernos temáticos do LEH, v. 3

Alunos dos cursos de licenciatura e bacharelado em História visitam o LEH

Na sexta feira dia 02/08/2024 e na terça feira dia 09/08/2024 estudantes do primeiro semestre dos cursos de licenciatura e bacharelado em História visitam o LEH para conhecerem nosso acervo de livros didáticos e coleções de jogos didáticos sobre história, também foram apresentadas as diferentes ações do LEH, como o Portal Clio HD e o projeto Sobre História (Pública). Ficamos muito felizes com a visita e esperamos que tenha sido bastante proveitosa para os alunos dos primeiros semestres dos curso de licenciatura e bacharelado em História.

   

Publicado em Notícias | Comentários desativados em Alunos dos cursos de licenciatura e bacharelado em História visitam o LEH

Roda de conversa sobre juventudes e ensino médio, com o Prof. Dr. Ricardo Severo (FURG)

No último dia 23/07/2024, os/as estudantes da disciplina de Estágio Supervisionado no Ensino Médio II participaram de uma roda de conversa com o prof. Ricardo Severo (FURG) sobre o tema “juventudes e ensino médio”. Na ocasião, o prof. Ricardo abordou diferentes aspectos desenvolvidos em suas pesquisas referente ao perfil identitário dos jovens estudantes da atualidade, os dilemas e questões que envolvem suas relações e interações entre escola e sociedade. Também abordou-se algumas temáticas relativas à reforma do ensino médio e suas implicações para a vida dos jovens estudantes.

A atividade foi coordenada pelos docentes Alessandra Gasparotto e Wilian Bonete

Para conhecer mais sobre os trabalhos do Prof. Dr. Ricardo Severo, acesse o link abaixo:

 https://scholar.google.com.br/citations?user=8Erp5XcAAAAJ&hl=pt-BR

Publicado em Notícias | Comentários desativados em Roda de conversa sobre juventudes e ensino médio, com o Prof. Dr. Ricardo Severo (FURG)

LEH indica – E-book – História do ensino de História: Projetos de Nação, Materiais Didáticos e Trajetórias docentes

História do ensino de História: Projetos de Nação, Materiais Didáticos e Trajetórias docentes.

Organizadores: João Paulo Gama Oliveira; Lisiane Sias Manke e Magno Francisco de Jesus Santos

O livro é uma produção interinstitucional, que congrega pesquisadores/as de distintas instituições de ensino do Brasil, a saber: UERN, Unicamp, UFG, UFMT, UFPel, UFRN, UFRGS, UFS e Unit, com prefácio de Thaís Nívia Lima e Fonseca (UFMG). A obra reúne um diversificado conjunto de questões que colocam em tela o ensino de história em diferentes perspectivas.

 

Acesse diretamente a obra clicando aqui.

Acesse o E-book pelo site da Editora clicando aqui.

Publicado em Notícias | Comentários desativados em LEH indica – E-book – História do ensino de História: Projetos de Nação, Materiais Didáticos e Trajetórias docentes

Lançamento de novo dossiê – Revista Métis: História & Cultura (Universidade de Caxias do Sul)

É com grande alegria que divulgamos o novo dossiê da Revista Métis: História & Cultura (Universidade de Caxias do Sul), intitulado: “Ensino de História em deslocamentos: experiências, saberes e aprendizagens”.

O dossiê foi organizado pelos seguintes docentes: Prof. Dr. Wilian Bonete (LEH/UFPEL); Prof. Dr. Arnaldo Martin Szlachta Junior (UFPE) e Prof. Dr.ª Rosiane Bechler (UFVJM).

“O ensino de História tem se constituído como um campo frutífero em suas relações, seja em termos de práticas de ensino, seja de pesquisa. A palavra deslocamentos nos convida a refletir sobre os movimentos de saberes e fazeres da docência no intuito de mobilizar e sensibilizar aprendizagens, reconhecendo a complexidade das relações que se estabelecem na escola, da escola e com a sociedade, e de ambas com temporalidades, territorialidades e sujeitos.” (Bonete, Szlachta Junior, Bechler, 2023, p.7).

Confira a apresentação do dossiê que foi escrita pelos autores, clicando aqui.

Confira o dossiê na íntegra clicando aqui.

Publicado em Notícias | Comentários desativados em Lançamento de novo dossiê – Revista Métis: História & Cultura (Universidade de Caxias do Sul)