O Laboratório de Ensino de História (LEH/UFPEL), em parceria com o instituto Federal do Paraná (IFPR), promoverá, entre os dias 05 de abril e 28 de junho de 2023 o curso de extensão intitulado: Didática da História e o Ensino de História: Pesquisa, Abordagens e Perspectivas. Confira abaixo a organização da proposta.

Inscrições:

Clique aqui para realização a sua inscrição.

Período de inscrições: até 02 de abril de 2023.

A proposta:

A proposta deste curso de extensão é debater junto aos acadêmicos, e demais interessados/as, a perspectiva dos estudos da Didática da História realizados no Brasil e suas interfaces com as referências alemã, francesa, canadense, portuguesa, inglesa, dentre outras, bem como suas relações e implicações para as práticas de ensino de História. O Campo de investigação da Didática da História, tal como nos afirma Jörn Rüsen,  não se ocupa apenas com a realidade escolar, mas sim com todas as formas e expressões da cultura e da consciência histórica de uma sociedade. No Brasil, inúmeros investigadores têm se dedicado a refletir sobre os fundamentos da Didática da História e diferentes pesquisas tem surgido em diferentes lugares do país.  Neste sentido, o curso visa discutir os fundamentos teórico-metodológicos desta área investigativa (em suas diferentes tradições) e como ela pode contribuir para pensarmos os processos do ensino e aprendizagem histórica, bem como lançar olhares para a relevância desses estudos no desenvolvimento de diferentes estudos e pesquisas futuras. Por fim, destacamos que o curso procura abordar, de forma plural,  as relações que a Didática da História e o Ensino de História possuem com temáticas como: teoria da História, historiografia, História Pública, Educação Patrimonial, Negacionismos, Tempo Presente, Temas Sensíveis, Gênero e Interdisciplinaridade.

Objetivos:

Analisar o desenvolvimento das teorias e conceitos que constituem o campo da Didática da História no Brasil e no contexto internacional;

Refletir sobre a produção de trabalhos oriundos da graduação, pós-graduação e da prática docente da educação básica;

Relacionar as teorias e estudos da Didática da História às práticas de ensino de História nas escolas;

Relacionar as teorias da Didática da História às práticas de pesquisa em ensino de História.

Organização:

O curso está organizado, nesta primeira edição, em 2 módulos, totalizando 40 horas (entre encontros síncronos e leituras complementares). Confira abaixo o cronograma das discussões:

  • Módulo I:

05/04 – Introdução à Didática da História: configurações, conceitos e teorias.

Ministrantes: Thiago Divardim (IFPR); Arnaldo Martin Szlachta Junior (UFPE), Wilian Barom (UFPR)

19/04 – Didática da História e Ensino de História: experiências de pesquisas na graduação e pós-graduação.

Ministrantes: Amanda Nunes (UFPEL); Dora de Sá Gallindo (UFPB), Rafael Freitas (UFMT), Lisiane Manke (UFPEL).

03/05 – Didática da História e o ensino de História: recepções da obra de Jörn Rüsen e outros diálogos

Ministrantes: Júlia Mattos (FURG); Thiago Divardim (IFPR), Rafael Saddi (UFG)

  • Módulo II

17/05 – Didática da História, História Pública e Educação Patrimonial: questões para o pensar historicamente

Ministrantes: Márcia Tete (UEM), Caroline Pacievitch (UFRGS), Mauro Dillmann (UFPEL)

14/06 – Didática da História, usos do passado e negacionismos no tempo presente

Ministrantes: Wilian Bonete (UFPEL); Alessandra Gasparotto (UFPEL); Osvaldo Rodrigues Junior (UFMT).

28/06 – Didática da História, Ensino de História e interdisciplinaridade

Ministrantes: Aaron Sena Serqueira (UFS); Rosiane Bechler (UFVJM); Dulceli Estacheski (UFMS)

Dinâmica e horários:

Os encontros ocorrerão nas datas pré-estabelecidas das 18h às 20h, de forma virtual (o link de acesso a sala será enviado, com antecedência, aos participantes inscritos). Cada participante poderá ter acesso à plataforma E-Projetos da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) para obter os materiais complementares e maiores informações sobre o curso.

Instituições parceiras:

UFPEL, IFPR, UFPR, UFPE, UFMT, UFS, UFPB ,FURG, UFG, UFRGS, UEM, UFMS, UFVJM.

 

Publicado em por leh | Comentários desativados em Curso de extensão – Didática da História e o Ensino de História: Pesquisa, Abordagens e Perspectivas

Vem aí a XXVI Jornada de Ensino de História e Educação – GT de Ensino – ANPUH/RS – Março de 2023

Esta galeria contém 1 foto.

Nos dias 29,30 e 31 de Março e 1º de Abril será realizada em Pelotas a XXVI Jornada de Ensino de História e Educação, promovida pelo Grupo de Trabalho Ensino de História e Educação da ANPUH-RS, em parceria com o … Continue lendo

Mais galerias | Comentários desativados em Vem aí a XXVI Jornada de Ensino de História e Educação – GT de Ensino – ANPUH/RS – Março de 2023

Docente do LEH organiza dossiê temático na Revista História Hoje/ANPUH.

Esta galeria contém 1 foto.

O professor Wilian Junior Bonete, docente do departamento de História e colaborador do Laboratório de Ensino de História – LEH/UFPEL, foi um dos organizadores do dossiê temático intitulado “O ensino de História na ponta dos dedos: tecnologias, narrativas e vivências” publicado … Continue lendo

Mais galerias | Comentários desativados em Docente do LEH organiza dossiê temático na Revista História Hoje/ANPUH.

Docentes lançam volume 1 e volume 2 do Cadernos Temáticos do LEH – Confira

Esta galeria contém 2 fotos.

Os Cadernos Temáticos do LEH, Projeto do Laboratório de Ensino de História (LEH/UFPel), se constitui enquanto publicação seriada em que cada volume contempla um recorte temático para o ensino da História escolar. Conheçam o Vol 1 e o Vol 2 … Continue lendo

Mais galerias | Comentários desativados em Docentes lançam volume 1 e volume 2 do Cadernos Temáticos do LEH – Confira

Professores/as e Pesquisadores/as do LEH e HEDUCA ofertam minicurso no V Encontro Discente do PPGH/UFPEL

Esta galeria contém 8 fotos.

No dia 01/12, os professores/as e pesquisadores/as do LEH e HEDUCA estiveram ministrando o minicurso intitulado: “Pesquisa em Ensino de História – possibilidades investigativas”. O minicurso fez parte das atividades do V Encontro discente PPGH/UFPel. Confira abaixo o temas das … Continue lendo

Mais galerias | Comentários desativados em Professores/as e Pesquisadores/as do LEH e HEDUCA ofertam minicurso no V Encontro Discente do PPGH/UFPEL

1ª Amostra de Ensino de História e Práticas Docentes – 27 e 28 de setembro de 2022 – Confira como foi.

Esta galeria contém 42 fotos.

Entre os dias 27 e 28 de setembro ocorreu  a 1ª Mostra de Ensino de História e Práticas Docentes, promovido pelo LEH/UFPEL. Nestes dois dias de evento pudemos compartilhar de inúmeras experiências de práticas e pesquisas em ensino de História … Continue lendo

Mais galerias | Comentários desativados em 1ª Amostra de Ensino de História e Práticas Docentes – 27 e 28 de setembro de 2022 – Confira como foi.

Lançamento do livro Memórias de Formação: os 40 anos do curso de Licenciatura em História

ORGANIZADORAS: Lorena Almeida Gill e Lisiane Sias                                                          Manke

ORGANIZADORAS: Lorena Almeida Gill e Lisiane Sias Manke O livro, produzido durante o ano de 2021 dentre as atividades alusivas aos 40 anos do curso de Licenciatura em História da UFPel, trata-se de uma obra comemorativa que permite observar as mudanças que foram ocorrendo nas últimas décadas no que tange a formação de professores/as de história na UFPel. A obra é constituída por narrativas que privilegiam memórias individuais - narrativas de si -, perpassadas por questões sociais, políticas, econômicas e culturais que direcionaram escolhas e motivaram enfrentamentos pessoais e institucionais. Os capítulos em seu conjunto, tecidos por diferentes percepções, possibilitam compreender a complexa trama que constitui a formação profissional de professores/as de história; as experiências de ensino, pesquisa e extensão, vivenciadas e narradas por cada autor/a permitem perceber o quanto a universidade forma identidades. Dessa forma, se espera que o livro possa inspirar a construção de outras narrativas e percursos profissionais, que tomem a formação docente como um processo que se inicia desde a escolha do curso e tem sequência nos diversos itinerários formativos possíveis durante a formação acadêmica, resultando na atuação de professores/as de história comprometidos/as com a ciência histórica e com a formação cidadã de seus alunos. O livro pode ser baixado gratuitamente em: https://www.casaletras.com/_files/ugd/4a0b98_474db4c65ae949b487fc61308b78ab60.pdf  

O livro, produzido durante o ano de 2021 dentre as atividades alusivas aos 40 anos do curso de Licenciatura em História da UFPel, trata-se de uma obra comemorativa que permite observar as mudanças que foram ocorrendo nas últimas décadas no que tange a formação de professores/as de história na UFPel. A obra é constituída por narrativas que privilegiam memórias individuais – narrativas de si -, perpassadas por questões sociais, políticas, econômicas e culturais que direcionaram escolhas e motivaram enfrentamentos pessoais e institucionais. Os capítulos em seu conjunto, tecidos por diferentes percepções, possibilitam compreender a complexa trama que constitui a formação profissional de professores/as de história; as experiências de ensino, pesquisa e extensão, vivenciadas e narradas por cada autor/a permitem perceber o quanto a universidade forma identidades.  O livro pode ser baixado  gratuitamente em:

https://www.casaletras.com/_files/ugd/4a0b98_474db4c65ae949b487fc61308b78ab60.pdf

Publicado em Notícias | Comentários desativados em Lançamento do livro Memórias de Formação: os 40 anos do curso de Licenciatura em História

Projeto Memórias de formação para o Ensino de História

Esta galeria contém 7 fotos.

O projeto Memórias de formação para o Ensino de História: conversa com professores/as egressos/as do curso de Licenciatura em História da UFPel, coordenado pela Profa. Lisiane Manke, foi organizado como parte da programação alusiva aos 40 anos do curso de … Continue lendo

Mais galerias | Comentários desativados em Projeto Memórias de formação para o Ensino de História

Lançamento do livro paradidático “Histórias de lutas pela terra no Brasil (1960-1980)” !!

Esta galeria contém 1 foto.

Foi lançado no final do mês de março de 2021 o livro “Histórias de lutas pela terra no Brasil (1960-1980)”, que tem como uma de suas organizadoras a Profa. Alessandra Gasparotto, integrante do LEH/UFPel. O livro – que pode ser … Continue lendo

Mais galerias | Comentários desativados em Lançamento do livro paradidático “Histórias de lutas pela terra no Brasil (1960-1980)” !!

Povo da História da UFPel, se liguem nesse Projeto que preparamos para esse período de calendário alternativo

Esta galeria contém 1 foto.

O que? Projeto de Ensino Ensinar História no tempo presente: debates e (im)permanências na teoria e nas práticas educativas. Como? O Projeto se constitui de atividades variadas que serão desenvolvidas de forma remota. Os encontros serão quinzenais – nas quintas-feiras, … Continue lendo

Mais galerias | Comentários desativados em Povo da História da UFPel, se liguem nesse Projeto que preparamos para esse período de calendário alternativo