Bibliotecas e acervos digitais

Os materiais didáticos que seguem foram pesquisados e organizados pelos estudantes vinculados ao PIBID – História/UFPel, edição 2020:

Biblioteca Nacional

Síntese: A Biblioteca Nacional está hoje entre as dez maiores instituições desse segmento no mundo (segundo a UNESCO), sendo a maior da América Latina e a mais antiga do país em termos de preservação histórica e cultural. Seu acervo conta com cerca de nove milhões de documentos, dividindo-se entre: Cartografia, Hemeroteca, Iconografia, Manuscritos, Música e arquivo sonoro, Obras gerais e raras, dentre outros, ficando o governo federal responsável por sua manutenção e preservação.
Indicação/Referência: Tendo sua projeção original ainda em Portugal no ano de 1755 durante o processo de reconstrução da cidade, em decorrência de um terremoto, a Biblioteca Nacional só viria a se instalar definitivamente em solo Brasileiro no ano de 1810 sob o nome de “Real Biblioteca”. Atualmente é um dos principais órgãos de salvaguarda da memória nacional, reconhecido internacionalmente e mantendo vínculos como em fóruns multilaterais tais como: Federação Internacional de Associações e Instituições Bibliotecárias, Conferência de Diretores de Bibliotecas Nacionais, Associação de Bibliotecas Nacionais da Ibero-América, dentre outros. Mantida por órgãos ligados ao Governo Federal, conta com seu acervo disponibilizado através do site, tendo tornado seu acervo não apenas disponível em sua plataforma como acessível desde o ano de 2008.

Link de acesso: clique aqui

______________________________________________________________

Revista IHGB

Síntese: Fundada em 1838 conjuntamente com o instituto a qual é ligada, e sobre o qual o trabalho e as publicações se debruçam encontra-se em circulação desde 1839 contando com publicações trimestrais; A revista do Instituto Histórico Geográfico Brasileiro é uma das mais antigas em circulação contando com a contribuição de diferentes profissionais das mais diversas áreas como historiadores, geógrafos, antropólogos, sociólogos, arquitetos, etnólogos, etc.
Indicação/Referência: Tanto o instituto como a revista contam com um site preservando todo o acervo, sendo que o da revista conta com as seguintes subdivisões: Arquivo, Biblioteca, Hemeroteca, Mapoteca e Museu sendo possível visitar todos estes através da plataforma virtual. Por sua vez, a manutenção e preservação fica a cargo do Governo Federal e de patrocinadores como a gráfica do senado federal e a secretaria nacional de cultura.

Link de acesso: clique aqui

______________________________________________________________

 Biblioteca da Presidência da República

Síntese: Fundada entre os anos de 1914 e 1918 durante o governo do então presidente, Wenceslau Brás, esta biblioteca inicialmente concentrou-se em documentos concernentes ao Governo Federal, até o ano de 1951 quando passou a se dedicar com maior ênfase nas figuras dos presidentes e vices que se alternaram ao longo da História política nacional.
Indicação/Referência: Atualmente o site dispõe do Histórico do órgão, acervo e informações relacionadas ao trabalho desenvolvido pela biblioteca podendo ser visitado a distância e sendo sobretudo mantido pelo governo federal, a mesma hoje encontra-se anexada ao Palácio do Planalto, e vem modificando suas diretrizes a fim de cobrir a atuação do Poder Central Republicano.

Link de acesso: clique aqui

______________________________________________________________

Biblioteca Brasiliana Mindlin

Síntese: A Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin foi criada no ano de 2005, para servir de abrigo para a coleção reunida por mais de oitenta anos pelo bibliófilo José Mindlin e sua esposa, Guita. Anos depois foi aberta ao público, em 2013. A mesma é um órgão da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da Universidade de São Paulo (USP).
Indicação/Referencia: Possui um variado conjunto de livros e manuscritos, o acervo digital possui também mapas, iconografias, obras de referência, folhetos e periódicos, disponibilizando assim, de forma gratuita, um dos mais importantes acervos de documentos sobre a história do Brasil. A BBM, sediado na Cidade Universitária de São Paulo, o acervo foi formado a partir das doações de Guita e José e de seus filhos, sendo um centro interdisciplinar de informação, além de documentação e pesquisa de estudos brasileiros.

Link de acesso: clique aqui

______________________________________________________________