Eventos

Curso de Extensão – Didática da História e Ensino de História: Pesquisas, Abordagens e Perspectivas (05/04 à 28/06 de 2023)

Acesse aqui a página do curso

_____________________________________________________________________

1º Mostra de Ensino de História e Práticas docentes (27 e 28 de setembro de 2022)

O Laboratório de Ensino de História da UFPel promove, nos dias 27 e 28 de setembro, em formato híbrido, a 1ª Mostra de Ensino de História e Práticas Docentes. O evento conta com duas oficinas que serão ministradas no formato presencial, bem como salas de apresentações e discussões presenciais e virtuais. Carga horária total: 20 horas.

As inscrições para apresentações de trabalhos e para ouvintes seguem abertas até o dia 21/09. Participe conosco e compartilhe suas experiências e prática docentes.

Quem pode se inscrever? O evento recebe inscrições para comunicadores e ouvintes de todos os níveis de público acadêmico. Qual o valor das inscrições? O evento é gratuito.

Conferência de abertura: “O que os estudantes gostariam que seus professores de História soubessem”, dia 27/09 – Ministrante: Prof. Luis Fernando Cerri (UEPG)

Link de transmissão do lançamento dos Cadernos e Conferência de abertura: clique aqui.

Local: Auditória da FAE/UFPEL com transmissão ao vivo pelo Canal do LEH (youtube).

OFICINAS

Oficina 1: “RPG e o Ensino de História”, dia 27/09 – das 14hs as 17 hs.

Ministrante: Lucas Fernandes (Historiador/UFPEL)Local: Sala 130 (LEH) – 20 vagas.

Oficina 2: “A construção de podcast e o ensino de História”, dia 28/09 – das 14hs às 17hs.

Ministrantes: Wilian Bonete (ICH/UFPEL); Mauro Dillmann (ICH/UFPEL) e Vitória Henzel (Graduanda/UFPEL).

Local: Sala 130 (LEH) – 20 vagas.

FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO: clique aqui.

Para maiores informações e novidades visite o website oficial:  LEH/UFPEL: https://wp.ufpel.edu.br/leh/ e redes sociais

Contato principal:  lehufpel2021@gmail.com

Apresentamos os Grupos de Pesquisa em Diálogo – GPD 9 aprovado na XIII edição do ENPEH!

As inscrições para apresentações de trabalhos já estão abertas e vão até dia 9 de Setembro!

O ENPEH 2022 será entre 9 e 11 de Novembro e acontecerá no formato híbrido na UFRPE, em Recife. Clique aqui para mais informações sobre o XIII ENPEH.

XIII ENPEH (9 a 11 de novembro de 2022 – presencial).

O Encontro Nacional de Pesquisadores do Ensino de História de 2022 acontecerá entre os dias 9 a 11 de novembro, na cidade de Recife. O tema do evento “A pesquisa em ensino de história em tempos presentes: tensões e (re)construções”, foi definido a partir de uma consulta feita aos associados durante o XII Encontro Perspectivas do Ensino de História de Belém do Pará em 2021.

► Memórias de formação para o Ensino de História: conversa com professoras(as) egressos(as) do curso de História da UFPel (12 de agosto de 2021 – encontros quinzenais)

Para comemorar os 40 anos da Licenciatura em História, organizamos encontros com egressos(as) do curso desde as primeiras turmas das décadas de 80 até o presente.

V Encontro Internacional Fronteiras e Identidades (14 a 17 de setembro de 2021 – Online)

Encontro Internacional Fronteiras e Identidades propõe o debate sobre questões associadas ao estudo das fronteiras geográficas, identitárias e disciplinares no âmbito das áreas da História e seus desdobramentos na política, cultura e sociedade na atualidade.

XI Encontro Nacional Perspectivas do Ensino de História (17, 18, 19 e 20 de Novembro de 2020 – Online)

O evento ocorrerá no formato virtual, devido a pandemia do COVID-19, salienta-se que é um evento realizado pela ABEH (Associação Brasileira de Pesquisa em Ensino de História). E o XI Encontro trará nos Grupos de Reflexão Docente a sua principal atividade, pensada, gerida, praticada e produzida a partir das demandas temáticas, metodológicas, teóricas, investigativas e experiênciais dos professores, que serão os seus proponentes e participantes. Saiba mais a partir do link acima.

XVII Encontro Regional de História da ANPUH-PR (23-25 de Novembro de 2020 – Online )

O evento regional das atividades científicas da ANPUH-PR. O título do Encontro esse ano será: O Futuro do futuro do Ensino de História. Além disso, por conta do COVID-19 será um evento online.

XV Encontro Estadual de História da ANPUH-RS (21 a 24 de Julho de 2020 – Online)

O evento é a principal das atividades científicas da ANPUH-RS no Estado. É realizado bienalmente, tendo um tema central escolhido de acordo com a pertinência historiográfica e social. Encontro do GT Ensino de História e Educação, grupo de trabalho ligado á ANPUH/RS que visa pensar o encontro de poderes e saberes no Ensino de História, junto com grupos e comunidades sociais. O Encontro Estadual de História deste ano versará sobre o tema História & Resistências e será na modalidade online devido a ocorrência do COVID-19.