Com a suspensão das aulas presenciais temporariamente, devido a pandemia do novo coronavírus, as aulas remotas na Educação Básica se tornaram uma realidade. Para auxiliar na preparação dessas aulas, a equipe do Leh vem trabalhando na seleção cuidadosa e na organização de uma gama de materiais e recursos didáticos disponibilizados de forma virtual, que podem ser utilizados pelos/as professores/as no preparo de suas aulas.

Veja acima, na aba Materiais Didáticos, a indicação de diferentes sites organizados por temáticas para o ensino de história.

Na aba Recursos Didáticos é possível encontrar a indicação de filmes, documentários, jogos, músicas, museus virtuais, e outros.

Publicado em por leh | Comentários desativados em Nota Informativa

Povo da História da UFPel, se liguem nesse Projeto que preparamos para esse período de calendário alternativo

O que?
Projeto de Ensino Ensinar História no tempo presente: debates e (im)permanências na teoria e nas práticas educativas
Como?
O Projeto se constitui de atividades variadas que serão desenvolvidas de forma remota. Os encontros serão quinzenais – nas quintas-feiras, das 17h às 19h. Os/as estudantes que participarem do Projeto como um todo terão certificadas 3 horas/aulas semanais como Projeto de Ensino, que valem como horas em atividades complementares. A maior parte das atividades serão abertas, e mesmo aqueles/as que não fazem parte do Projeto podem participar.
Quando?
2 de julho, 17h – Apresentação do Projeto e dos/as integrantes e Roda de conversa: A escola em tempos de pandemia (Diego Tecchio – Prof. de História e Diretor – Rede Estadual/Paraná)
Outras atividades no mês de julho:
16 de julho, 17h – Atividade de discussão e criação: “As estátuas derrubadas aterrissaram na minha aula de História. E agora?”
30 de julho – Oficina: Criação de jogos para ensinar História através do Google forms (Prof. Tiago Rattes – Escola Projeto 21 / Curitiba)
Acessa o nosso grupo no facebook para mais informações:
Publicado em Notícias | Comentários desativados em

Convite aos professores/as de História de Pelotas

Professor, professora:

     Diante dos desdobramentos da COVID 19 e da implantação de atividades de ensino remoto na rede estadual e nas redes municipais, muitos são os desafios que atravessam o nosso cotidiano. Para além das dificuldades de acesso à internet e de equipamentos adequados de parte expressiva dos/as estudantes, há também as dificuldades de ensinar a partir desse novo contexto, de conhecer e fazer uso de plataformas e portais educativos, de pensar quais temas importam neste momento e como eles podem ser abordados de forma remota.

     Diante disso, o Laboratório de Ensino de História da UFPel convida professores/as de História de Pelotas e da região sul do Estado para conversarmos sobre esses desafios. Nossa ideia é criar um espaço de escuta, conhecer as demandas e apresentar algumas propostas do LEH para auxiliar professoras e professores de História que atuam nas escolas neste momento, bem como construir redes de contato entre esses/as docentes e nossos/as estudantes de Licenciatura.

Aguardamos vocês para essa conversa na próxima sexta-feira, dia 19 de junho,
17h, através do link: https://webconf.ufpel.edu.br/b/ale-crq-9dh

Salientamos também que estamos alimentando o nosso site –
https://wp.ufpel.edu.br/leh/– e a página do facebook –
https://www.facebook.com/leh.ich.ufpel/ – com várias sugestões de sites e materiais
educativos (textos, jogos, vídeos, documentos de época, etc) para aulas de História.

Abraços,
Equipe do Laboratório de Ensino de História da UFPel

Publicado em Notícias | Comentários desativados em Convite aos professores/as de História de Pelotas

Palestra do dia 07 de novembro – Tensões entre ensino e pesquisa

No dia 07 de novembro de 2019, ocorreu a palestra: Tensões entre ensino e pesquisa com a professora Dra. Ana Paula Sampaio Caldeira (UFMG), no mini auditório 2 (CEHUS). O evento foi aberto ao público que mostrou interesse, segue algumas fotografias do evento. Obrigado a todos que estiveram presente!

Publicado em Notícias | Comentários desativados em Palestra do dia 07 de novembro – Tensões entre ensino e pesquisa

Todos/as convidados para a palestra com Ana Paula Sampaio Caldeira da UFMG

O Laboratório de Ensino de História convida a todas e todos participarem da palestra da Profa. Dra. Ana Paula Sampaio Caldeira da UFMG,  com título “Tensões entre ensino e pesquisa”. Será no dia 8 de novembro de 2019, às 15h no Laboratório de Ensino de História, sala 130 do Instituto de Ciências Humanas (UFPel). Contamos com sua presença!

Publicado em Notícias | Comentários desativados em Todos/as convidados para a palestra com Ana Paula Sampaio Caldeira da UFMG

Professor, Professora, escola uma oficina e traga suas turmas para Viajar na História!

LEH, LIPEEM e PIBID/História promovem oficinas para estudantes da Educação Básica (anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio)

Publicado em Notícias | Comentários desativados em Professor, Professora, escola uma oficina e traga suas turmas para Viajar na História!

Seminário Guarani Mbyá: ações e experiências contemporâneas

O Laboratório de ensino de história convida a todas e todos para participar do “Seminário Guarani Mbyá: ações e experiências contemporâneas” que objetiva oportunizar espaços de reflexão sobre a história e a cultura do povo Mbyá Guarani, bem como discutir sobre as ações afirmativas e a abordagem da temática indígena na escola.

Acontece entre os dias 30 de outubro e 1º de novembro, na Bibliotheca Pública Pelotense será palco de uma série de atividades e palestras, que marcam a abertura da Exposição Fotográfica Os Guarani Mbyá, produzida por Vherá Poty e Danilo Christides.
A exposição permanecerá no Museu do Doce da Universidade Federal de Pelotas entre 30 de outubro de 2018 e 08 de dezembro de 2018.

O evento é realizado através de uma parceria entre a Universidade Federal de Pelotas, o Museu da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e o SESC-RS.

Segue abaixo a programação do evento:

 

Publicado em Notícias | Comentários desativados em Seminário Guarani Mbyá: ações e experiências contemporâneas

Palestra com a Prof.ª Susana Domingues: História e patrimônio industrial em Portugal

Na tarde de ontem, dia 18 de setembro no auditório de CEHUS, foi realizada a palestra com a Prof.ª Susana Domingues da Universidade Nova de Lisboa, tratando sobre o tema “História e Patrimônio Industrial em Portugal: algumas possibilidades de pesquisa e ensino”.
Agradecemos a presença de todos que participaram da palestra e os aguardamos hoje, no mini curso “Patrimônio agroalimentar em Portugal: pesquisas, ensino e intervenções” ministrado pela mesma professora.

Publicado em Notícias | Comentários desativados em Palestra com a Prof.ª Susana Domingues: História e patrimônio industrial em Portugal

Oficina sobre Escravidão no Brasil com o oitavo ano da Escola Municipal Olavo Bilac

Retornando com as atividades de ensino e extensão do Laboratório de Ensino de História, na tarde de ontem, dia 13, recebemos a visita da turma do oitavo ano da Escola Municipal Olavo Bilac, além de participarem de uma oficina sobre escravidão no Brasil por meio de documentos e imagens, também realizaram uma visita ao Núcleo de Documentação Histórica (NDH) e ao Laboratório de Ensino e Pesquisa em Antropologia e Arqueologia (LEPAARQ) da UFPel, onde puderam aprender um pouco mais sobre o ofício do historiador e do arqueólogo.
Agradecemos a presença dos estudantes e da Professora Josiane Pinho.

Publicado em Notícias | Comentários desativados em Oficina sobre Escravidão no Brasil com o oitavo ano da Escola Municipal Olavo Bilac

Palestra: História e Patrimônio Industrial em Portugal

O laboratório de ensino de história convida a comunidade acadêmica para atividade que irá ocorrer dia 18 de setembro, às 17h no mini auditório de CEHUS (prédio da biblioteca, em frente ao ICH 1) com a Prof.ª Susana Domingues da Universidade Nova de Lisboa, com a temática: História e patrimônio industrial em Portugal, algumas possibilidades de pesquisa e ensino.

Publicado em Notícias | Comentários desativados em Palestra: História e Patrimônio Industrial em Portugal