Palestra do dia 07 de novembro – Tensões entre ensino e pesquisa

No dia 07 de novembro de 2019, ocorreu a palestra: Tensões entre ensino e pesquisa com a professora Dra. Ana Paula Sampaio Caldeira (UFMG), no mini auditório 2 (CEHUS). O evento foi aberto ao público que mostrou interesse, segue algumas fotografias do evento. Obrigado a todos que estiveram presente!

Publicado em Notícias | Comentários desativados em Palestra do dia 07 de novembro – Tensões entre ensino e pesquisa

Todos/as convidados para a palestra com Ana Paula Sampaio Caldeira da UFMG

O Laboratório de Ensino de História convida a todas e todos participarem da palestra da Profa. Dra. Ana Paula Sampaio Caldeira da UFMG,  com título “Tensões entre ensino e pesquisa”. Será no dia 8 de novembro de 2019, às 15h no Laboratório de Ensino de História, sala 130 do Instituto de Ciências Humanas (UFPel). Contamos com sua presença!

Publicado em Notícias | Comentários desativados em Todos/as convidados para a palestra com Ana Paula Sampaio Caldeira da UFMG

Professor, Professora, escola uma oficina e traga suas turmas para Viajar na História!

LEH, LIPEEM e PIBID/História promovem oficinas para estudantes da Educação Básica (anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio)

Publicado em Notícias | Comentários desativados em Professor, Professora, escola uma oficina e traga suas turmas para Viajar na História!

Seminário Guarani Mbyá: ações e experiências contemporâneas

O Laboratório de ensino de história convida a todas e todos para participar do “Seminário Guarani Mbyá: ações e experiências contemporâneas” que objetiva oportunizar espaços de reflexão sobre a história e a cultura do povo Mbyá Guarani, bem como discutir sobre as ações afirmativas e a abordagem da temática indígena na escola.

Acontece entre os dias 30 de outubro e 1º de novembro, na Bibliotheca Pública Pelotense será palco de uma série de atividades e palestras, que marcam a abertura da Exposição Fotográfica Os Guarani Mbyá, produzida por Vherá Poty e Danilo Christides.
A exposição permanecerá no Museu do Doce da Universidade Federal de Pelotas entre 30 de outubro de 2018 e 08 de dezembro de 2018.

O evento é realizado através de uma parceria entre a Universidade Federal de Pelotas, o Museu da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e o SESC-RS.

Segue abaixo a programação do evento:

 

Publicado em Notícias | Comentários desativados em Seminário Guarani Mbyá: ações e experiências contemporâneas

Palestra com a Prof.ª Susana Domingues: História e patrimônio industrial em Portugal

Na tarde de ontem, dia 18 de setembro no auditório de CEHUS, foi realizada a palestra com a Prof.ª Susana Domingues da Universidade Nova de Lisboa, tratando sobre o tema “História e Patrimônio Industrial em Portugal: algumas possibilidades de pesquisa e ensino”.
Agradecemos a presença de todos que participaram da palestra e os aguardamos hoje, no mini curso “Patrimônio agroalimentar em Portugal: pesquisas, ensino e intervenções” ministrado pela mesma professora.

Publicado em Notícias | Comentários desativados em Palestra com a Prof.ª Susana Domingues: História e patrimônio industrial em Portugal

Oficina sobre Escravidão no Brasil com o oitavo ano da Escola Municipal Olavo Bilac

Retornando com as atividades de ensino e extensão do Laboratório de Ensino de História, na tarde de ontem, dia 13, recebemos a visita da turma do oitavo ano da Escola Municipal Olavo Bilac, além de participarem de uma oficina sobre escravidão no Brasil por meio de documentos e imagens, também realizaram uma visita ao Núcleo de Documentação Histórica (NDH) e ao Laboratório de Ensino e Pesquisa em Antropologia e Arqueologia (LEPAARQ) da UFPel, onde puderam aprender um pouco mais sobre o ofício do historiador e do arqueólogo.
Agradecemos a presença dos estudantes e da Professora Josiane Pinho.

Publicado em Notícias | Comentários desativados em Oficina sobre Escravidão no Brasil com o oitavo ano da Escola Municipal Olavo Bilac

Palestra: História e Patrimônio Industrial em Portugal

O laboratório de ensino de história convida a comunidade acadêmica para atividade que irá ocorrer dia 18 de setembro, às 17h no mini auditório de CEHUS (prédio da biblioteca, em frente ao ICH 1) com a Prof.ª Susana Domingues da Universidade Nova de Lisboa, com a temática: História e patrimônio industrial em Portugal, algumas possibilidades de pesquisa e ensino.

Publicado em Notícias | Comentários desativados em Palestra: História e Patrimônio Industrial em Portugal

Palestra “Modos de ler imagens para o Ensino de História” no LEH

Queremos fazer um convite à toda comunidade acadêmica, para participarem da Palestra “Modos de ler imagens para o Ensino de História”, que será ministrada pelo Prof. Dr.º Aristeu Machado Lopes (UFPel) no dia 11/07 ás 17 horas no LEH.
Esperamos a sua presença!

Publicado em Notícias | Comentários desativados em Palestra “Modos de ler imagens para o Ensino de História” no LEH

Oficina sobre Escravidão e Abolição no Brasil no Colégio Municipal Pelotense

O Sábado em Foco no Colégio Municipal Pelotense, que ocorreu no sábado, dia 25 de novembro, contou esse ano com a participação da Equipe do LEH. No evento foi realizada a Oficina sobre o ofício do historiador e a escravidão e abolição no Brasil a partir dos documentos. Os alunos puderam realizar uma análise dos documentos e fotos para compreenderem como era o sistema escravocrata e a vida do negro antes da Lei Áurea.
O Projeto Cotas também contou presença nesse sábado, falando sobre raça, gênero e a sociedade brasileira.
Agradecemos as professoras pelo convite e aos alunos pela participação nas oficinas.

Publicado em Notícias | Comentários desativados em Oficina sobre Escravidão e Abolição no Brasil no Colégio Municipal Pelotense

Oficina sobre escravidão no Brasil com estudantes da Escola Municipal Olavo Bilac

No dia 8 de Novembro o Laboratório de Ensino de História contou com a presença dos estudantes do 9º ano da Escola Municipal Olavo Bilac do bairro Fragata. Junto com a equipe do LEH os estudantes puderam compreender o ofício do historiador e participaram de uma oficina sobre escravidão e abolição no Brasil através de documentos e imagens desse período.
Além disso puderam aprender mais sobre a história do Brasil jogando o “Viagem pela História”, um jogo didático que os estudantes aprendem brincando sobre os diversos momentos políticos e sociais do Brasil. Este e outros jogos didáticos do acervo do LEH já se encontram disponíveis para consulta no site, na aba “Recursos Didáticos”.
O Laboratório agradece a presença dos alunos e da Professora Josiane Pinho.

Publicado em Notícias | Comentários desativados em Oficina sobre escravidão no Brasil com estudantes da Escola Municipal Olavo Bilac