Podcast

Cata-EHventos (um podcast sobre o que acontece no campo do ensino de História)

O podcast Cata-Ehventos é uma produção do Laboratório de Ensino de História (LEH) da UFPEL em parceria com o Laboratório de Práticas em Ensino de História (LAPEHIS) e LABORALES da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), e tem como objetivo central ser um ser um catalisador e um vetor de divulgação científica de temas relacionados ao campo do ensino de História. 

Coordenadores: Rosiane Bechler (UFVJM) e  Wilian Bonete (UFPEL).

Acesso: https://podcasters.spotify.com/pod/show/cata-ehventos

_____________________________________________________________

Minutos da História

Nosso objetivo é a divulgação de reflexões sobre os diferentes aspectos que envolvem a produção do conhecimento histórico, os principais sentidos desse saber na sociedade, com algum destaque para eventos e temas relevantes que circulam na esfera pública contemporânea. Trata-se de um projeto coordenado por Mauro Dillmann (UFPEL) que pretende dinamizar o diálogo social e acadêmico.

Acesso: https://anchor.fm/minutosdahistoria

Destaque para o Episódio 20 Desafios Contemporâneos para o Ensino de História – Com a Professora Dra. Lisiane Sias Manke (UFPel).

Acesso: https://open.spotify.com/episode/49DjgUqJJ9JWO1paK4aFuk

Destaque para o Episódio 8O que se espera de um/a professor/a de história – com a Professora Dra. Mônica Martins da Silva (UFSC).

Acesso: https://open.spotify.com/episode/7eRIycistHn6K4rc09bgIL 

_____________________________________________________________

 No Recreio

O “No Recreio” é uma iniciativa das Universidades Federal e Federal Rural de Pernambuco (UFPE e UFRPE), voltado a professores e estudantes da educação básica e tem o objetivo de contribuir para o debate público sobre educação. Em sua primeira temporada reunirá episódios sobre o bicentenário da Independência do Brasil, celebrado em 2022. Os episódios do podcast podem ser encontrados no Spotify e na Apple Podcasts. 

A equipe do “No Recreio” é formada pela professora Adriana Maria Paulo da Silva, do Centro de Educação da UFPE; Lucas Victor, professor do Departamento de Educação da UFRPE; e André Matheus Santiago da Silva, discente da UFRPE.

Acesso: https://podcasts.apple.com/br/podcast/no-recreio/id1584547824

_____________________________________________________________

 História para você

Podcast sobre os usos do passado e o ensino de História. Trata-se de uma produção do grupo Oficinas de História da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

Acesso: https://www.youtube.com/channel/UC57Tg_navKDXMN6-3hyow7Q

_____________________________________________________________

Tem profissional da História Aí? 

Podcast sobre os múltiplos espaços de atuação do profissional da história. Responsáveis: Profa. Dra. Tatyana de Amaral Maia (PUCRS) & Doutorando Leonardo Fetter da Silva (PUCRS).

Acesso:https://open.spotify.com/show/7AZSH30EyWiYVgKent2SDt 

Destaque para o Episódio 45 – Especial para o Dia do(a) Professor(a), com a historiadora Lisiane Sias Manke (UFPel), sobre sua atuação nas disciplinas de didática e ensino da História e sobre a importância do professor de história nos dias atuais.  Acesso: https://open.spotify.com/episode/7mK3yXGarvZxzNx8myqK4D

_____________________________________________________________