Museus Virtuais

Museu de Memes (UFF)

Esta é uma plataforma muito rica e de grande utilidade, sobretudo nos tempos atuais. Com um acervo de memes vastíssimo, o site está organizado por coleções/categorias e traz toda a sorte de memes produzidos e compartilhados nas redes sociais, além de fornecer acesso a estudos acadêmicos que têm por temática o chamado “universo memético”. Como projeto, é útil tanto para a pesquisa quanto para o ensino, campo em que permite uma imersão docente no universo discente e, a partir disso, garimpar materiais para o preparo das aulas. Além disso, o canal possibilita o estreitamento de laços entre professores e alunos.

Link de acesso: https://www.museudememes.com.br/

______________________________________________________________

Museu Nacional

O Museu Nacional tem 202 anos, é vinculado a Universidade Federal do Rio de Janeiro e possui um acervo bastante diverso, que vale a pena conhecer! Dentre suas raridades está a famosa Luzia, além de outras, como maior meteorito do mundo, Bendegó, o caixão de Sha-amun-en-su, e até um gato mumificado, destaques da coleção egípcia que é a maior da américa latina. Ele oferta visita virtual guiada, com fotos das salas de exposições em 360º,
inclusive de partes do acervo que foram destruídas pelo incêndio.

Disponível em : https://artsandculture.google.com/descubra-o-museu-nacional

______________________________________________________________

Ouro Preto

Ouro Preto, em Minas Gerais, foi a primeira cidade histórica no Brasil a ser considerada pela UNESCO como patrimônio da história da humanidade. Essa cidade tão bela, e de valor histórico inestimável, conta hoje com a possibilidade de visitação virtual guiada, em que se pode vagar pelo centro da cidade e entrar nos seus prédios, de forma bastante realista.

Disponível em: http://www.eravirtual.org/op/

______________________________________________________________

Museu Vale -Vila Velha- Vitória

Esse museu tem localização física em Vila Velha, mas não é preciso ir até o Espírito Santo para conhecê-lo. Sua exposição mais visitada é sobre a construção da ferrovia que liga Vitória a Minas, mas há mais atrações, principalmente ligadas a arte contemporânea. Disponível para visita virtual, é uma ótima dica para quem quer viajar, sem sair de casa e conhecer mais sobre a história do Espírito Santo.

Disponível em: http://www.eravirtual.org/muv_pt/flash

______________________________________________________________

Museu Imperial

Através de fotos em 360º, é possível conhecer o Museu Imperial, localizado em Petrópolis, Rio de Janeiro. Essas fotos trazem aos visitantes virtuais uma experiência muito realista, com a sensação de que se está a entrar nas salas do Palácio Imperial, que foi a “casa de verão” de D. Pedro II.

Disponível em: http://www.xyz360.com.br/clientes/museu_imperial