Museus Virtuais

Pinacoteca do Estado de São Paulo

A Pinacoteca de São Paulo é um museu de artes visuais com ênfase na produção brasileira do século XIX até a contemporaneidade e em diálogo com as culturas do mundo. Museu de arte mais antigo da cidade, fundado em 1905 pelo Governo do Estado de São Paulo, vem realizando mostras de sua renomada coleção de arte brasileira e exposições temporárias de artistas nacionais e internacionais.

É possível fazer a visita virtual a esse museu e ver seu incrível acervo através do link: http://www.iteleport.com.br/tour3d/pinacoteca-de-sp

______________________________________________________________

Museu de Sant’Ana

Encontro de arte, história e fé. Assim é o Museu de Sant’Ana, guardião de um acervo extraordinário de imagens que expressam o sentimento artístico e religioso do povo brasileiro.  Para quem não puder visitá-lo fisicamente na cidade de Tiradentes, há a possibilidade de uma incrível visita virtual guiada, com imagem em ótima resolução.

Disponível em: https://www.eravirtual.org/santana/

______________________________________________________________

Museu Casa de Cora Coralina

Cora Coralina (Anna Lins dos Guimarães Peixoto Bretas) foi uma importante escritora brasileira. Seu primeiro livro foi Poemas dos Becos de Goiás e histórias Mais, lançado em 1965. Cora Coralina escreveu nove livros durante seus 95 anos, e veio a falecer em abril de 1985. Sua casa, importante museu na cidade de Goiás, pode ser visitada através do link abaixo.

Disponível em: https://www.eravirtual.org/cora_br/

______________________________________________________________

Museu do Holocausto

O Museu do Holocausto de Curitiba é uma proposta pioneira que uniu os eixos de educação, memória e pesquisa com um projeto museológico permanente sobre este tema.  Idealizado pela Associação Casa de Cultura Beit Yaacov, foi erguido junto ao tradicional Centro Israelita do Paraná, no centro da capital paranaense. Inaugurado em novembro de 2011 e registrado no Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), possui objetivos fundamentalmente educativos.

Disponível em: https://www.museudoholocausto.org.br/

Downloads de materiais educativos sugeridos no site do Museu:

  1. Bem acima do silêncio escrevo teu nome – Poesia e Holocausto. Clique aqui para acessar.  
  2. Nada sobre nós sem nós: a perseguição às pessoas com deficiências durante o Holocausto. Clique aqui para acessar. 
  3. Tudo está em chamas: os 80 anos da Noite dos Cristais. Clique aqui para acessar.
  4. 80 anos do massacre de Babi Yar. Clique aqui para acessar.

______________________________________________________________