Livros

Produções do LEH em parceria com outras instituições de ensino:

HISTÓRIAS DE LUTAS PELA TERRA NO BRASIL (1960-1980)

Organizadores: Alessandra Gasparoto e Frabrício Teló

Apresenta um panorama acerca das disputas pela terra no Brasil nas últimas décadas e as experiências de resistência das populações do campo, que muitas vezes são esquecidas e estão ausentes das salas de aula da Educação Básica. A obra é constituída por histórias que tratam de lutas e esperanças, contam sobre medo e violência, e, sobretudo, desvelam as nuances dos conflitos no campo que marcaram nosso passado recente, especialmente durante a ditadura civil-militar (1964-1985). Dessa forma, se espera que o livro possa contribuir para a construção de uma pedagogia da memória e para tornar a escola um espaço potente de discussão acerca da questão agrária, um dos principais fatores da desigualdade social e da violência que marcam a sociedade brasileira.O livro pode ser baixado gratuitamente em http://oikoseditora.com.br/obra/index/id/1124

______________________________________________________________

MINHA CASA É MAIOR DO QUE O MUNDO: MEMÓRIAS, SENTIMENTOS E APRENDIZAGENS

Roselusia Teresa de Morais Oliveira, Lisiane Sias Manke & Vania Grim Thies

O livro, elaborado e publicado em 2020 pela Editora Criação, é uma produção interinstitucional dos grupos de pesquisa Heduca, Hisales e Relicário. Trata-se de um projeto poético-pedagógico para as práticas de ensino e de aprendizagem no Ensino Fundamental, com foco nas linguagens artísticas e nos saberes históricos. Produzido no momento histórico da pandemia do Covid -19, a obra é um convite para sentir, tocar e habitar o mundo dentro das diferentes casas, a partir da apropriação e reinvenção de cada professor ou professora, que reconhecem os diferentes “quintais”. Acesse o e-book aqui.

______________________________________________________________

HISTÓRIA DO ENSINO DE HISTÓRIA: PROJETOS DE NAÇÃO, MATERIAIS DIDÁTICOS E TRAJETÓRIAS DOCENTES

João Paulo Gama Oliveira; Lisiane Sias Manke & Magno Francisco de Jesus Santos

O livro é uma produção interinstitucional, que congrega pesquisadores/as de distintas instituições de ensino do Brasil, a saber: UERN, Unicamp, UFG, UFMT, UFPel, UFRN, UFRGS, UFS e Unit, com prefácio de Thaís Nívia Lima e Fonseca (UFMG). A obra reúne um diversificado conjunto de questões que colocam em tela o ensino de história em diferentes perspectivas. Acesso direto a obra clique aqui.  E também, acesse o e-book pela editora aqui.