Revistas

Relação de revistas acadêmicas com publicações na área de Ensino de História:

Revista História Hoje

A Revista História Hoje – de acesso livre – é uma publicação semestral da Associação Nacional de História – ANPUH – Brasil que se dedica a divulgar resultados de pesquisa, reflexões, projetos e experiências voltados para temas que privilegiem a articulação entre História, Ensino de História e Formação Docente e também a criar um espaço institucional de debate sobre os diferentes lugares de atuação dos profissionais da área, especialmente nos âmbitos das escolas de Educação Básica e dos cursos superiores. Clique aqui para acessar.

______________________________________________________________

História & Ensino

A Revista História & Ensino é uma publicação do Laboratório de Ensino de Historia do Programa de Pós Graduação em História Social da Universidade Estadual de Londrina. Publica artigos inéditos, traduções, resenhas e entrevistas relacionados ao Ensino de História. Clique aqui para acessar.

______________________________________________________________

A Revista do LHISTE

A Revista do LHISTE – Laboratório de Ensino de História e Educação da UFRGS – é uma publicação semestral especializada em trabalhos acadêmicos sobre o ensino de história, em todos os níveis e etapas educativas, além de sua intersecção com outras áreas do conhecimento. Constitui-se, portanto, em espaço para a comunicação de pesquisas e reflexões sobre a prática docente, os processos de aprendizagem, a construção de currículos em história, a formação de professores, a memória e a educação patrimonial e o ensino de história e a interdisciplinaridade, entre outros temas caros ao campo. Clique aqui para acessar.

______________________________________________________________

Revista Palavras Abehrtas

A revista Palavras Abehrtas vem tecendo algumas considerações provisórias sobre a divulgação científica em ensino de história. Acredita que fazer divulgação científica em ensino de história é colocar em debate a multiplicidade de criações realizadas nos diversos lugares em que o campo se expressa: ensino superior, educação básica, espaços de memória, produções culturais, ruas, praças, mundo digital… A revista é composta por seis colunas, sendo publicada uma edição por mês. Os textos deverão estar conformes ao escopo de cada coluna e adequados às normas de formatação, além de respeitar os princípios éticos da Revista.  Clique aqui para acessar.

______________________________________________________________

Revista Discente Ofícios de Clio

A Revista Discente Ofícios de Clio é um projeto ligado ao Laboratório de Ensino de História (LEH), e ao Programa de Pós-Gradução em História (PPGH), ambos da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). A Revista tem periodicidade semestral e objetiva proporcionar aos graduandos e pós graduandos, um espaço qualificado de debate e de incentivo ao incremento da pesquisa. A revista possui um dossiê permanente denominado Educação.  Clique aqui para acessar.

______________________________________________________________

Perspectivas e Diálogos: Revista de História Social e Práticas de Ensino 

Perspectivas e Diálogos: Revista de História Social e Práticas de Ensino é um periódico semestral, online,  associado ao grupo de pesquisa Núcleo de História Social e Práticas de Ensino (Nhipe/Cnpq) do Departamento de Ciências Humanas, campus VI, da Universidade do Estado da Bahia, localizado na cidade de Caetité, Bahia, e vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Ensino, Linguagem e Sociedade (PPGELS) do Departamento de Ciências Humanas, Campus VI, da Universidade do Estado da Bahia. A Revista tem por objetivo divulgar produções originais e inéditas de relevância científica na área de História com ênfase na História Social, na História da Educação e Pesquisa e Práticas de Ensino de História. A Revista dialoga com a  literatura, a filosofia, a antropologia, a sociologia, a arqueologia, as variadas linguagens imagéticas e sonoras (cinema, fotografia, iconografia, música) e com as tecnologias de informação e de comunicação na pesquisa e no ensino. Clique aqui para acessar. 

______________________________________________________________

Revista Ensino & Pesquisa

A revista Ensino & Pesquisa é um periódico quadrimestral vinculado à Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), campus de União da Vitória. Trata-se de uma revista cientí­fica de caráter multidisciplinar com finalidade de publicar artigos cientí­ficos das diferentes áreas de conhecimento, incluindo as Ciências Exatas, Naturais, Humanas e Educação. A partir do ano de 2014 a revista Ensino & Pesquisa passa por uma reformulação, tornando-se veí­culo de difusão da produção decorrente de pesquisas sobre as licenciaturas e formação docente. Tal mudança foi incentivada pela necessidade de se fortalecer a pesquisa sobre a formação docente, inicial e continuada. Participam deste periódico cientí­fico pesquisadores de diversas Instituições, sendo que a proposta primordial é oferecer a todos os interessados um espaço para divulgação de suas produções cientí­ficas. A Revista apresenta fluxo contí­nuo para submissão de textos. Clique aqui para acessar. 

______________________________________________________________

Educação Básica em Revista

A circulação de ideias a partir de publicações é fundamental para o desenvolvimento e consolidação do conhecimento em determinada área. No que tange à Educação Básica, as ideias e os relatos de práticas carecem de um suporte material para sua circulação. Nesse sentido, a Revista EBR – Educação Básica Revista foi pensada para suprir a necessidade de uma publicação na qual os professores possam relatar, expor, debater sobre suas práticas e conhecimentos produzidos e reproduzidos no ambiente escolar. A ideia de criar uma revista que atenda aos professores da Educação Básica vem ganhando força a partir da conversa entre professores dos diversos níveis de ensino. Clique aqui para acessar. 

______________________________________________________________