Projetos

Projetos em andamentos vinculados ao Programa Laboratório de Ensino de História:

Cadernos Temáticos do LEH

Coordenação: MARCIA JANETE ESPIG

O projeto Cadernos Temáticos do LEH centra-se na elaboração de material didático que resulte de práticas de pesquisa e elaborações teórico-conceituais realizadas em diferentes instâncias, a saber: grupos de estudo e pesquisa, projetos de ensino, projetos de extensão, programa institucional de bolsa de iniciação à docência (PIBID), Programa Residência Pedagógica, atividades decorrentes de disciplinas teórico-práticas do currículo de Licenciatura em História da UFPel, entre outros desenvolvidos no Departamento de História e no Programa de Pós-Graduação em História da UFPel. Eventualmente experiências de outras instituições poderão ser contempladas. As produções no âmbito do projeto, com temáticas que tangenciam os componentes curriculares da área de Ciências Humanas, têm como público alvo a comunidade escolar da Educação Básica.

______________________________________________________________

Minutos da História

Coordenação: MAURO DILLMANN TAVARES

Minutos da história é um projeto de extensão que visa a divulgar, por meio da mídia em áudio podcast, reflexões sobre os diferentes aspectos que envolvem a produção do conhecimento histórico, os principais sentidos desse saber na sociedade, bem como sobre eventos e temas relevantes que circulam na esfera pública contemporânea. Trata-se de um programa com duração entre cinco e dez minutos, com periodicidade semanal, de conversas rápidas realizadas com historiadores e historiadoras. Apresenta-se como produção cultural que dinamiza o diálogo social e acadêmico, oportunizando a contínua e necessária recolocação das especificidades do saber histórico, do trabalho dos profissionais da história e das oscilantes e paradoxais expectativas em relação à história.

______________________________________________________________

Podcast Cata-Ehventos

Coordenação: WILIAN JUNIOR BONETE

O podcast Cata-Ehventos é uma produção que será realizada em parceria com o Laboratório de Práticas em Ensino de História (LAPEHIS) da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) e do Laboratório de Ensino de História (LEH) da UFPel, e tem como objetivo central ser um ser um catalisador e um vetor de divulgação científica de temas relacionados ao campo do ensino de História. A ideia é oriunda das nossas relações com a cultura digital e da angústia observada em tempos de ensino remoto, marcados pela vulnerabilidade a que nos expõe o contexto pandêmico e pelo volume exponencial de produções e eventos, que, transportados para o mundo virtual deram a ver como o campo do ensino de História é habitado por uma pluralidade de vozes e saberes. Neste sentido, o podcast Cata-Ehventos será editado quinzenalmente a partir de três quadros principais denominados: “Tá na Mídia”; “Esse é pra salvar” e “Anota Aí”, cujo objetivo será tratar de temas e pautas sociais contemporâneas e que de alguma informa impactam o ensino de História e as ciências humanas em geral. Além disso, o podcast será um espaço para divulgação de obras coletivas e relevantes para o campo do ensino de História e também divulgará eventos e periódicos científicos voltados ao ensino de História. A produção, de caráter extensionista, agirá no sentido de produzir conteúdos com pautas que passarão pelo crivo acadêmico e que servirão como uma ferramenta para a interpretação dos múltiplos fenômenos que impactam o ensino de História e a comunidade em geral.

______________________________________________________________

Revista Discente Ofícios de Clio

Coordenação: MARCIA JANETE ESPIG

A Revista Discente Ofícios de Clio é um projeto ligado ao Laboratório de Ensino de História (LEH), aos cursos de Licenciatura em História e Bacharelado em História, e ao Programa de Pós-graduação em História (PPGH), ambos da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). A Revista tem periodicidade semestral e objetiva proporcionar aos nossos graduandos e pós-graduandos, bem como aos alunos de áreas afins e/ou de outras Instituições, um espaço qualificado de debate e de incentivo ao incremento da pesquisa.  Clique aqui para conferir o conteúdo.

______________________________________________________________

 Laboratório de Ensino de História

Coordenação: LISIANE SIAS MANKE

O Laboratório de Ensino de História – LEH foi constituído em 2004, enquanto espaço de formação, para discussão, problematização, troca de experiências e produção de materiais didáticos relacionados ao Ensino de História. Conta com professores que atuam na graduação e no PPGH/ICH, articulando em suas práticas, o ensino, a pesquisa e a extensão, sobre temáticas vinculadas ao Ensino de História, História da Educação, Didática da História, História do Brasil em suas interfaces com o Ensino, Educação Patrimonial e Acervos, aproximando assim a teoria e a prática pedagógica.

______________________________________________________________

HEDUCA – História e Educação: textos, escritas e leituras

Coordenação: LISIANE SIAS MANKE

Trata-se de um projeto de pesquisa que tem por objetivo compreender a circulação e os usos públicos da história, nos diferentes espaços e instituições sociais, expressos em textos, escritas e práticas de leitura de conteúdos históricos. Nessa direção, os objetivos específicos tangenciam diferentes dimensões para a compreensão de como o passado relaciona-se com as experiências do presente e as perspectivas de futuro, a partir de três possíveis abordagens: a) Textos de história; b) Práticas de escritas da história; c) Práticas de leitura da história. De modo mais amplo, ao indicar três possíveis abordagens que podem estar associadas, interessa-nos compreender como os atores sociais historicamente apropriam-se do passado em processos de constituição da consciência histórica, por meio da cultura escrita. A partir do aporte teórico da História Cultural, com viés histórico, sociológico e/ou antropológico, os recortes temáticos realizados para a organização metodológica deste projeto, dialogam com os campos de pesquisa da História do Ensino de História, da Didática da História, da História do Livro e da Leitura e da Cultura Escrita.

______________________________________________________________