Ditadura Militar

O tema da aula é:  ditadura militar!

Professor, professora: você quer abordar o tema da ditadura civil-militar no Brasil (1964-1985) em sala de aula e está à procura de materiais?  Na lista abaixo, há vários sites que disponibilizam textos, imagens, documentos da época, vídeos e sequências didáticas, entre outras propostas direcionadas à estudantes da Educação Básica.

Memórias Reveladas – Centro de Referência das Lutas Políticas no Brasil (1964-1985).

Criado em 2005, o Centro integra, em rede, diferentes arquivos com o objetivo de reconstituir a memória social sobre as lutas políticas que marcaram o período de ditadura militar. Neste portal é possível consultar informações e documentos e acessar ambientes virtuais sobre o tema, como é o caso da “Rota das passeatas”, “Linha do Tempo” e “Brasil Nunca Mais”, muito interessantes para o uso em sala de aula.

Acesse clicando aqui: http://www.memoriasreveladas.gov.br/


História da Ditadura

Trata-se de um site organizado por um grupo de historiadores que busca divulgar materiais produzidos sobre a história da ditadura no Brasil, e também registros da época, como documentos oficiais, imagens, vídeos, publicações da imprensa, depoimentos, etc. Há uma seção especifica chamada “Na escola”, onde há textos sobre o ensino de temáticas relativas às ditaduras e propostas de atividades e planos de aula com sugestões de abordagem sobre tais temáticas.

Acesse clicando aqui: http://historiadaditadura.com.br/


Memórias da Ditadura – Instituto Vladimir Herzog/SDH-PR

Neste site há vários materiais e abordagens sobre a ditadura; a série “Sequências didáticas”, por exemplo, apresenta atividades específicas para diferentes momentos/características/temas do período.

Acesse clicando aqui: http://memoriasdaditadura.org.br/


Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil/FGV

Neste site podemos encontrar e baixar artigos e livros sobre o período militar, imagens, informações e documentos relacionados ao tema, além de depoimentos concedidos ao Programa de História Oral da Instituição, que conta com entrevistas realizadas com inúmeros políticos, membros das Forças Armadas e de diferentes entidades e instituições.

Acesse clicando aqui: http://www.cpdoc.fgv.br


Projeto “Resistência em Arquivo: Memória e História da Ditadura” – Arquivo Público do Rio Grande do Sul

O projeto disponibiliza várias propostas de atividades didáticas com documentos da ditadura. Recentemente, foi publicada uma coletânea com as propostas desenvolvidas no ano de 2014.

A coletânea está disponível através do link: https://arquivopublicors.files.wordpress.com/2015/08/publicac3a7c3a3o-final.pdf

Acesse o site clicando aqui: https://resistenciaemarquivo.wordpress.com/