Trabalhos de Conclusão de Curso

Essa área é reservada para disponibilizar o acesso aos Trabalhos de Conclusão de Curso com tema relacionado ao Ensino de História e/ou Educação, realizados por alunos de História da Universidade Federal de Pelotas, orientados pelos professores do Laboratório de Ensino de História:

SOUZA, Maria Carolina Padilha. Memórias de OSPB: Um estudo sobre as práticas docentes da disciplina de Organização Social e Política do Brasil no período de redemocratização no Brasil (1986-1993). 2019. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciado em História) – Instituto de Filosofia e Ciência Humanas, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2019.

KUSTER, Weliton Barbosa. Os Boletins da Superintendência do Ensino Rural do Rio Grande do Sul: orientações pedagógicas dos/para os professores rurais (1954-1958). 2019. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciado em História) – Instituto de Filosofia e Ciência Humanas, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2019.

PINTO, Patrícia Duarte. Uma análise acerca da abordagem sobre escravidão em livros didáticos de História (1901-1950). 2018. 64 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciado em História) – Instituto de Filosofia e Ciência Humanas, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2018.

CARDOZO, Karina Gonçalves. Ensino de história e a história cultural: Contemplação da temática na Base Nacional Comum Curricular do ensino fundamental anos finais – terceira versão 2016. 2018. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciado em História) – Instituto de Filosofia e Ciência Humanas, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2018.

VIEIRA, Ana Gabriela da Silva. Um olhar sobre o Ensino de História em classes de alunos surdos do Ensino Fundamental: o caso da escola Alfredo Dub. 2018. 63 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciado em História) – Instituto de Filosofia e Ciência Humanas, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2018.