Curso: Didática da História / Materiais e Links de Acesso

Prezados/as participantes do curso de extensão “Didática da História e Ensino de História: Pesquisas, Abordagens e Perspectivas”. É com imensa alegria que recebemos, até o momento, 2.459 inscrições para participação no curso.

Inicialmente prevíamos um número menor de inscrições e fizemos a proposta de utilizar a plataforma E-Aula (moodle) da UFPEL. Porém, devido ao elevado número de inscrições, isso tornou-se impossível, pois teríamos que fazer o cadastro individual de cada participante.

Devido a isso, a comissão organizadora optou por definir exatamente esta página do LEH/UFPEL como central da divulgação dos materiais e avisos relativos ao curso. É nesta página que você encontrará os informes, os links e artigos. Os encontros ocorrerão via canal do youtube do LEH.

Observações gerais:

As aulas não serão gravadas e não ficarão disponíveis no youtube;

Para obter o direito à certificação é necessário ter no mínimo 75% de presença;

A lista de frequência será disponibilizada exclusivamente no dia de cada aula. Não será disponibilizado lista posterior às aulas e não aceitaremos reclamações;

A bibliografia de cada aula será disponibilizada com antecedência de no mínimo 7 dias.

 

Para dúvidas e maiores informações, encaminhar e-mail para: wjbonete@gmail.com

Desejamos à vocês ótimo curso!

Publicado em 23/03/2023

________________________________________________________________

Módulo II

28/06 – Didática da História, Ensino de História e interdisciplinaridade (Aula 6)

Ministrantes: Aaron Sena Serqueira (UFS); Rosiane Bechler (UFVJM); Dulceli Estacheski (UFMS)

Horário: das 18 às 20 horas

Link de acesso:https://www.youtube.com/watchv=ETJeBLPxdas&ab_channel=Lehu pel

 

Bibliografia

REIS, A.  Interdisciplinaridade na “imaginação musical” de um historiador. Cadernos de História, v. 23, n. 39, p. 63-67, 13 dez. 2022. (Disponível em: http://periodicos.pucminas.br/index.php/cadernoshistoria/article/view/26936)

Reis, A. S. C., & Silva, J. P. da. (2023). Ensino de História e Educação de Surdos: considerações sobre o estado da arte. Revista História Hoje, 12(24). (Disponível em: https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/958)

CREMA, Everton Carlos. Rüsen e o “novo humanismo” reflexões para a educação e a
diferença. In: BUENO, André da Silva; ESTACHESKI, Dulceli Tonet; CREMA, Everton Carlos (orgs). Gênero, educação e sexualidades : reconhecendo diferenças para superar [pré]conceitos. Uberlândia: Dos Autores, 2016, p.42-62. (disponível em: https://www.google.com.br/books/edition/G%C3%8ANERO_EDUCA%C3%87%C3%83O_E_SEXUALIDADE_Reconhe/gx0dDgAAQBAJ?hl=pt-BR&gbpv=0)

ESTACHESKI, Dulceli Tonet. Gênero na escola sim, mas como fazer? In: BUENO, André da Silva; ESTACHESKI, Dulceli Tonet; CREMA, Everton Carlos (orgs). Gênero, educação e sexualidades: reconhecendo diferenças para superar [pré]conceitos. Uberlândia: Dos Autores, 2016, p.63-79. (Disponível em: https://www.google.com.br/books/edition/G%C3%8ANERO_EDUCA%C3%87%C3%83O_E_SEXUALIDADE_Reconhe/gx0dDgAAQBAJ?hl=pt-BR&gbpv=0)

Bechler, R. R., & Bereta da Silva, C. (2015). Formação do professor de História nos contextos alemão e brasileiro: algumas questões sobre a relação entre teoria e prática. Revista História Hoje4(7), 75–104. (Disponível em: https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/175)

 

Publicado em 21/06/2023

_______________________________________________________________

14/06 – Didática da História, usos do passado e negacionismos no tempo presente (Aula 5 / Encerrada)

MinistrantesWilian Bonete (UFPEL); Alessandra Gasparotto (UFPEL); Osvaldo Rodrigues Junior (UFMT).

Horário: das 18 às 20 horas

Link de acesso: https://www.youtube.com/watch?v=sCxJjlsJrgI

Bibliografia

BRITO, Karina Oliveira; RODRIGUES JUNIOR, Osvaldo Rodrigues. A cruzada “alternativa” da Brasil Paralelo: a história como instrumento da guerra cultural, Sæculum – Revista de História,  v. 26, n. 45 (jul./dez.), p. 231–246, 2021. (Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/srh/article/view/60386)

CESARINO, Letícia. Pós-verdade e a crise do sistema de peritos: uma explicação cibernética, Ilha Revista de Antropologia, Florianópolis, v. 23, n. 1, p. 73–96, 2021. (Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/ilha/article/view/75630)

BONETE, Wilian Junior. Ensinar História em tempos turbulentos: negacionismos, usos do passado e a aula como espaço de diálogos e resistências. In: GROH, Thiago. Ensino de História: mídias. Araguaína, TO: EDUFNT, 2022, p.69-83. (Disponível em: https://ufnt.edu.br/editora-universitaria)

Publicado em 12/06/2023

________________________________________________________________

17/05 – Didática da História, História Pública e Educação Patrimonial: questões para o pensar historicamente (Aula 4 / Encerrada)

Ministrantes: Márcia Tete (UEM), Caroline Pacievitch (UFRGS), Mauro Dillmann (UFPEL)

Horário: das 18 às 20 horas

Link de acesso: https://www.youtube.com/watch?v=5l0r4AG2ptY

Bibliografia:

PIUBEL, T. M., & MELLO, R. A. (2021). Patrimônios sensíveis, ensino de História e disputas de memória: fissurando o “mito bandeirante”. Revista História Hoje, 10(19), 53–76.
https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/737/385

PESAVENTO, Sandra Jatahy. Cidades visíveis, cidades sensíveis, cidades imaginárias. Dossiê: Cidades • Rev. Bras. Hist. 27 (53) • Jun 2007
https://www.scielo.br/j/rbh/a/BXNmGmrvkWDkdVR4VPskmLJ/?format=pdf&lang=pt

SARLO, Beatriz. Cenas da vida pós-moderna. Intelectuais, arte e videocultura na Argentina. Trad. Sérgio Alcides. 3 ed., Rio de Janeiro: editora UFRJ, 2004.
https://0b6bf572-0087-4411-b8d1-374ac0cd350e.filesusr.com/ugd/d8d064_a1cc39bfeb02424c841b929caac2e4f8.pdf

GIL, Carmem Zeli de Vargas. Investigações em Educação Patrimonial e Ensino de História (2015-2017), CLIO: Revista de Pesquisa Histórica -CLIO (Recife. Online), ISSN: 2525-5649, vol. 38, Jan-Jun, 2020

https://periodicos.ufpe.br/revistas/revistaclio/article/view/243720/36232

Diego Miguel-Revilla y María Sánchez-Agustí.  Modelos de conciencia histórica en el alumnado de Educación Secundaria: tradición, simbología y contextualización en torno a los restos del franquismo,  Panta Rei (2018), 119 – 142.

https://revistas.um.es/pantarei/article/view/445781

GRUZINSKI, Serge. Até que ponto a história nos torna mais humanos? Ler história.

https://journals.openedition.org/lerhistoria/276

Publicado em 09/05/2023

________________________________________________________________

Módulo I

03/05 – Didática da História e o ensino de História: recepções da obra de Jörn Rüsen e outros diálogos (Aula 3 – Encerrada)

MinistrantesJúlia Matos (FURG); Thiago Divardim (IFPR), Rafael Saddi (UFG)

Horário: das 18 às 20 horas

Link de acesso: https://www.youtube.com/watch?v=90AwZDt1GD8

Bibliografia:

SADDI, R. Didática da História na Alemanha e no Brasil: considerações sobre o ambiente de surgimento da Neu Geschichtsdidaktik na Alemanha e os desafios da nova Didática da História no Brasil, OPSIS, Goiânia, v. 14, n. 2, p. 133–147, 2014. DOI: 10.5216/o.v14i2.30835.

Disponível em: https://periodicos.ufcat.edu.br/Opsis/article/view/30835

MATOS, JÚLIA SILVEIRA; FERRER, Francisca Carla (Org.) ; SOUZA, U. A. (Org.) . Didática da história: múltiplas possibilidades de pesquisa. 4. ed. Brasília: Editora Projeção, 2020. v. 1. 250p .

Disponível em: https://ppghistoria.furg.br/images/E-books/Livro_Didatica_da_Historia_Multiplas_Possibilidades_de_Pesquisa_20211.pdf

Publicado em 27/04/2023

19/04 – Didática da História e Ensino de História: experiências de pesquisas na graduação e pós-graduação.(Aula 2 Encerrada)

Ministrantes: Amanda Nunes (UFPEL); Dora de Sá Gallindo (UFPB), Rafael Freitas (UFMT), Lisiane Manke (UFPEL).

Horário: das 18 às 20 horas

Link de acesso: https://www.youtube.com/watch?v=kMRQq6BFbCA

Bibliografia:

SADDI, R. Didática da história como sub-disciplina da ciência histórica. História e Ensino, v. 16, n. 1, p. 61-80, 2010. Disponível em: https://repositorio.bc.ufg.br/bitstream/ri/13724/5/Artigo%20-%20Rafael%20Saddi%20Teixeira%20%20%20-%202010.pdf

GALLINDO, D. S.. Revisar o passado e negar a História: o meme como uso político do passado. In: XIII Encontro Estadual da ANPUH – GO, 2022, Goiânia. Anais do XIII Encontro Estadual da ANPUH – GO: História, Crise Ambiental e Vulnerabilidades Sociais. Goiânia, 2022. p. 829-843. Disponível em: https://anpuhgoias.com.br/periodicos/index.php/caliandra/article/view/90.

BOAES, Giovanni; OLIVEIRA, Sheila Borges de; ASSIS, Rodrigo Vieira de. Sociologia (s) em Escala Individual, Política & Trabalho – Revista de Ciências Sociais, no 50, Janeiro/Junho de 2019, p. 13-28.

RÜSEN, Jörn. Como dar sentido ao passado: questões relevantes de meta-história, história da historiografia, número 02,  março de 2009, p.163-209.

RÜSEN, Jörn. Didática da História: passado, presente e perspectivas a partir do caso
Alemão. In: SCHMIDT, M. A.; BARCA, I.; MARTINS, E.de R. (orgs). Jörn Rüsen e o ensino de história. Curitiba: Ed. UFPR, 2011.

LAHIRE, Bernard. A fabricação social dos indivíduos: quadros, modalidades, tempos e efeitos de socialização, Educ. Pesqui., São Paulo, v. 41, n. especial, p. 1393-1404, dez., 2015.

Publicado em 09/04/2023

________________________________________________________________

05/04 – Introdução à Didática da História: configurações, conceitos e teorias. (Aula 1 – Encerrada)

Ministrantes: Thiago Divardim (IFPR); Arnaldo Martin Szlachta Junior (UFPE), Wilian Bonete (UFPEL)

Horário: das 18 às 20 horas

Link de acesso: https://www.youtube.com/watch?v=JHt_23EqHlw

Bibliografia:

OLIVEIRA, Thiago Divardim; SCHMIDT, Maria Auxiliadora. Consequências da teoria da narrativa histórica para a Didática da História: algumas possibilidades para a práxis dos professores, Revista de Teoria da História, (Goiás) Ano 6, Número 11, p. 116-139, dez/2014. Link: https://revistas.ufg.br/teoria/article/view/33585

______. “Meu avô disse que na ditadura não tinha vagabundo na rua!” Conflitos entre as memórias familiares e a história das salas de aula do IFPR (Campus Curitiba), História Revista, Goiânia, v. 25, n. 2, p. 373–393, 2020. Link: https://revistas.ufg.br/historia/article/view/52681

BONETE, WILIAN JUNIOR ; SZLACHTA JUNIOR, Arnaldo Martin . Didática da História e consciência histórica: princípios para a pesquisa e aprendizagem histórica. In: Wesley Oliveira Kettle. (Org.). História Ensinada: em múltiplas abordagens. 1ed.Maceió, AL: Editora Olyver, 2021, v. 1, p. 101-118. (Clique aqui para acessar a e-book)

BONETE, Wilian Junior. O CONCEITO DE IDENTIDADE EM PERSPECTIVA: as contribuições de Jörn Rüsen, Claude Dubar e Stuart Hall para a pesquisa sobre a formação de professores de História,  CLIO: Revista de Pesquisa Histórica, (Recife), vol. 40, p.113-131,  Jan-Jun, 2022. Link:

https://periodicos.ufpe.br/revistas/revistaclio/article/view/251078/40777

Publicado em 23/03/2023

________________________________________________________________

________________________________________________________________