2ª Edição – Curso de Extensão – Didática da História e o Ensino de História: pesquisas, abordagens e perspectivas

O Laboratório de Ensino de História (LEH/UFPEL), em parceria com o Laboratório de Aprendizagem e Ensino de História (LAEH) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) promoverá, entre os dias 04 de abril e 17 de julho de 2024 a segunda edição do curso de extensão intitulado: Didática da História e o Ensino de História: Pesquisa, Abordagens e Perspectivas. Confira abaixo a organização da proposta.

Período de inscrições – 29/01 à 01/04/2024 (Vagas esgotadas)

 

Para efetuar sua inscrição clique aqui: https://www.even3.com.br/didaticadahistoria/

Observação: só serão certificados aqueles que tiverem a frequência mínima de 80%. As listas de frequencia serão passadas em horários alternados na live.

As gravações serão disponibilizadas apenas ao término do curso justamente para valorizar quem participa ao vivo.

A proposta:

A proposta do curso de extensão é debater junto aos acadêmicos, e demais interessados/as, a perspectiva dos estudos da Didática da História realizados no Brasil e suas interfaces com as referências alemã, francesa, canadense, portuguesa, inglesa, espanhola dentre outras, bem como as suas relações e implicações para as práticas de ensino de História. O Campo de investigação da Didática da História, tal como nos afirma Jörn Rüsen,  não se ocupa apenas com a realidade escolar, mas sim com todas as formas e expressões da cultura e da consciência histórica de uma sociedade. No Brasil, inúmeros investigadores têm se dedicado a refletir sobre os fundamentos da Didática da História e diferentes pesquisas tem surgido em diferentes lugares do país.  Neste sentido, o presente curso de extensão visa discutir os fundamentos teórico-metodológicos desta área investigativa (em suas diferentes tradições) e como ela pode contribuir para pensarmos os processos do ensino e aprendizagem histórica. Por fim, destacamos que o curso procura abordar, de forma plural,  as relações que a Didática da História e o Ensino de História possuem com temáticas como: teoria da História, historiografia, História Pública, Memória, Educação Inclusiva, Avaliação, Educação das Relações Étnico-Raciais, Luta Antirracista, Ensino de História da África, Ensino de História Antiga e Ensino de História Medieval.

Organização:

O curso está organizado em 2 módulos, totalizando 40 horas (entre encontros síncronos/lives pelo Youtube e leituras complementares).

Observação: A partir do dia 24/04, todas as aulas iniciarão a partir das 18 horas até as 20 horas.

Confira abaixo o cronograma das discussões, leituras de apoio e link das transmissões.

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Módulo I:

03/04/2024 – Conferência de abertura – O significado político da avaliação na Didática da HistóriaMaria Auxiliadora Schmidt (LAPEDUH/UFPR)Horário: 19 horas

Link da transmissão: https://www.youtube.com/live/xPlHmGwFgBw?si=7xsPAoj3PpouZjSM

Texto de apoio:

Moreira dos Santos Schmidt, M. A. (2022). Didática Reconstrutivista História e a formação da consciência histórica dialógica, Revista Territórios & Fronteiras, 14(2), 166–184. (clique aqui)

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10/04A Didática da História no Brasil e no contexto internacional: cartografias de pesquisaHorário: das 17:00 às 19:00 horas.
Ministrantes: Sebastian Molina Puche (Universidade de Múrcia); Thiago Divardim (IFPR), Wilian Bonete (UFPEL).

Link da transmissão: https://www.youtube.com/watch?v=qhnV0U2IjxY&ab_channel=LehUFPel

Textos de apoio:

Muñoz, Pablo; Molina-Puche, Sebastián; Molina, Jorge-Ortuno. La relevancia histórica en perspectiva de género según alumnado de educación Secundaria y Bachillerato de Murcia (España), Educ. Soc., Campinas, v. 45, e276942, 2024. (clique aqui)

Muñoz, Pablo; Molina-Puche, Sebastián; Molina, Jorge-Ortuno. The influence of transmedia and extra-academic narratives on the formation of the historical culture of high school students, Frontiers, 2024. (clique aqui)

Molina-Puche, Sebastián; Molina, Jorge-Ortuno; Pinto, Helena; Rivero, Pilar. History, Heritage and Identity: conceptions of Ibero-American history teachers about heritage and identities, Tempo e Argumento, Florianópolis, v. 15, n. 3, 2023. (Clique aqui)

Lopez, Juan Francisco; Molina Puche, Sebastián. Patrimonio conflictivo y aprendizaje de la historia. Una experiencia en torno a los monumentos franquistas de la Región de Murcia, REIDICS, 12, 85-100. (clique aqui)

Bonete, Wilian. O conceito de identidade em perspectiva: as contribuições de Jörn Rüsen, Claude Dubar e Stuart Hall para a pesquisa sobre a formação de professores de História, Clio: Revista de Pesquisa Histórica, vol. 40, Jan-Jun, 2022. (clique aqui)

Bonete, Wilian; Manke, Lisiane Sias. Sobre os sentidos e os efeitos do passado no presente: presença da temática nazista em uma conversa no episódio 545 do programa Flow Podcast, Revista Aedos, [S. l.], v. 15, n. 34, 2023.  (clique aqui)

MATOS, Júlia Silveira; SENNA, Adriana Kivanski. O historiador-docente entre as práticas e os saberes das políticas de formação continuada. In: GT História Política ANPUH/RS, 2011. Disponível aqui

OLVEIRA, Thiago Augusto Divardim. Didática da História no Brasil: Por quê? Para quê? Para quem? Olhares sobre a construção social da temporalidade da discussão. In: Luis Fernando Cerri; Juliana Alves Andrade; Giuvane de Souza Klüppel. (Org.). A pesquisa no ensino de história em tempos presentes: outras epistemologias. 1ed.Recife: Editora Universitária da UFRPE, 2023, v. 2, p. 16-31. Disponível aqui

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24/04Didática da História e Ensino de História: experiências de pesquisa na graduação e pós-graduação – Horário: das 18:00 às 20:00 horas.
Ministrantes: Júlia Matos (FURG); Renilson Rosa Ribeiro (UFSCAR), Max Lânio Pina (UEG)

Link da transmissão: https://www.youtube.com/watch?v=kQVV8akLFb8&ab_channel=LehUFPel

Textos de apoio:

PINA, Max Lanio Martins. As influências da Didática da História em Goiás: uma análise das pesquisas acadêmicas realizadas no PPGH-UFG (2013-2020), CLIO: Revista de Pesquisa Histórica, vol. 39, Jul-Dez, 2021. (Disponível aqui)

PINA, Max Lanio Martins. A Didática da História Alemã no Brasil: fundamentos,  epistemologias e influências nas Pesquisas em Goiás.  (Tese de Doutorado em História), 2023. (Disponível aqui)

RIBEIRO, R. R.; RIBEIRO JÚNIOR, H. C.; VALÉRIO, M. E. O “Legado” da aprendizagem histórica: refazendo percursos de leituras. Antíteses, [S. l.], v. 9, n. 18, p. 196–221, 2017. (Disponível aqui)

DOMINGUES, D.; MATOS, J. S. O que é História para alunos universitários?: diálogos entre o ensino de História e a formação superior. Revista Aedos, [S. l.], v. 15, n. 34, 2023. (Disponível aqui)

 

08/05O Ensino de História e a Didática da História: diálogos, perspectivas e pesquisas – Horário: das 18:00 às 20:00 horas.
Ministrantes: Arnaldo Matin Szlachta Junior (UFPE); Cristiano Nicolini (UFG), Maria Paula Costa (UNICENTRO)

Link da transmissão: https://www.youtube.com/watch?v=c6k2MVF-was&ab_channel=LehUFPel

Textos de apoio:

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Módulo II

05/06 – Didática da História, História Pública e Usos do Passado: questões que atravessam o ensino de História
Ministrantes: Márcia Elisa Teté Ramos (UEM), Cyntia Simioni França (UNESPAR), Osvaldo Rodrigues (UFMT)

19/06 – Didática da História, Ensino de História e a Educação Inclusiva
Ministrantes: Aaron Sena (UFS); Ernesto Padovani (SEDUC/PA), Eduardo Schutz dos Santos (SEDUC/RS)

03/07 – Didática da História, Ensino de História da África, Educação das Relações Étnico-Raciais e a luta Antirracista
Ministrantes: Ana Lúcia da Silva (UNIFAL); Priscila Weber (UERJ)

17/07 – Entre linguagens e temporalidades: perspectivas para o ensino de História Antiga e Medieval
Ministrantes: Ygor Klain Belchior (UEMG), Daniele Gallindo Gonçalves (UFPEL)

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