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    Notícias
  • LÂMINA segue com intensas atividades

    O professor Sidney Gonçalves Vieira, diretor do Instituto de Ciências Humanas (ICH), visitou na quinta-feira, 12/01, o Laboratório Multidisciplinar de Investigação Arqueológica (LÂMINA),  localizado no ICH da Rua Santa Tecla, 408. Na ocasião foi recebido pelo coordenador do laboratório prof Jaime Mujica Sales, juntamente com o prof Pedro Luiz Machado Sanchez.

    Durante a visita foram mostradas as diversas atividades em execução no laboratório levadas a efeito pelos integrantes Fábio, Valeria , Suzana, Márcia e Eneri. Os laboratoristas mostraram uma série de processos desenvolvidos na conservação, principalmente de material metálico proveniente das Missões Jesuíticas. O material trabalhado foi encaminhado pelo IPHAN e é composto, basicamente, de cravos e outras partes metálicas de fechaduras e dobradiças.

    Minucioso trabalho de identificação de patologias e os tratamentos necessário são executados para a conservação dos artefatos. Depois são emitidas recomendações de conservação e o material é acondicionado para devolução ao IPHAN. Os procedimentos seguem protocolos técnicos e metodologicos cientificamente aceitos e foram elaborados pelo LÂMINA para desenvolvimento das atividades de conservação.

    Além do material proveniente das Missões, o LÂMINA já executou a conservação de outros artefatos metálicos e desenvolve projeto para ampliar sua atuação nos campos de batalha da Região Platina, a exemplo do que já tem feito em parceria com instituições brasileiras e uruguaias. 

    Durante a visita o Diretor do ICH verificou que o trabalho desenvolvido no LÂMINA apresenta um resultado elogiável, apesar das poucas condições materiais que o laboratório possui para funcionamento. O Duretor apresentou a proposta de incentivar o uso do prédio da Escola de Belas Artes para exposições e trabalhos do LÂMINA, o que motivou bastante a equipe, diante da possibilidade de ampliar as instalações do laboratório.

  • ICH Alberto Rosa tem novos ramais de telefones

    Melhorias no Serviço de Telefonia 

    O setor de telecomunicações da UFPEL está promovendo mudanças que deverão proporcionar melhorias nos serviços de telefonia no Centro de Ciências Humanas e Sociais (CCHS) e outros prédios do Campus Porto. Com isso, algumas alterações serão feitas no Instituto de Ciências Humanas (ICH), podendo haver mudança nos números dos ramais.

    Ramais Receberão Chamadas Diretas

    A partir do dia 18 de fevereiro está previsto que todas as mudanças já estejam implantadas, com isso, os ramais poderão receber e efetuar ligações de forma direta. Todos os ramais passarão a contar com quatro dígitos. O número geral permanece 3284, a partir do qual poderão ser acrescidos os dígitos do ramal correspondente para fazer a ligação direta com o setor. Entre os setores, basta ligar o númeor do ramal.

    Veja os Números dos Novos Ramais

    A lista dos ramais do CCHS segue abaixo. Tão logo o serviço esteja em funcionamento serão feitas correções e ou adequações necessárias para a correta identificação dos setores e ramais.

    Ramais ICH, IFISP, FAE, FAUrb e CEArt

  • ICH visita novo Campus II

    A Direção do Instituto de Ciências Humanas, composta pelos professores Sidney Vieira e Sebastião Peres, estiveram juntamente com o Pró-Reitor de Planejamento, Otávio Peres, professores e técnicos da unidade em visita ao recém locado prédio do Campus II da UCPel, que abrigará diversos setores do ICH.

    A visita serviu para reconhecimento das possibilidades oferecidas pelo espaço e para análise da proposição inicial de uso formulada pelo Pró-Reitor Otávio, como resultado de estudo de equivalência dos espaços realocados. O novo prédio servirá para abrigar áreas da universidade que estavam em outros locais alugados, mas que tinham problemas de diversas ordens.  O espaço substituirá os espaços da Geografia no Sales Goulart e dos setores instalados na Canguru. Além desses setores, a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis, que locava prédio na Avenida Bento Gonçalves, passará a se localizar no mesmo prédio do Campus II. Outra unidade acadêmica contemplada com o novo prédio é a Faculdade de Educação, que possuia um laboratório em funcionamento na Canguru. que passará para o Campus II, também.

    Depois da visita, a Direção do ICH e o Pró-Reitor definiram um cronograma para definições sobre uso do local, tendo sido agendado para o dia 01 de fevereiro uma reunião do Conselho Departamental do ICH que tratará do tema. Depois, no dia 08 de fevereiro serão feitas duas reuniões com os setores do ICH envolvidos, uma com a Geografia e PPG em Geografia e outra com Museologia, Conservação e Restauro e PPG em Memória Social e Patrimônio Cultural.

    Os setores da Geografia que estão localizados no ICH da Rua Alberto Rosa foram convidados para que se manifestem sobre o interesse de serem alocados no novo prédio. Primeiramente, será garantida a instalação adequada de todos os espaços que estão no Sales Goularte e os laboratórios didáticos da Alberto Rosa.

    A Pró-Reitoria de Planejamento precisa ter conhecimento das escolhas feitas para as salas que demandarão infraestrutura, tais como rede elétrica, hidráulica e lógica, para poder dar início à adequação do prédio para os usos previstos. Além de espaço para administração e laboratórios o prédio contará com 16 salas de aulas e dois auditórios com capacidade para no mínimo 150 pessoas.

    Continuaremos discutindo o melhor uso para que as demandas atuais possam ser atendidas da melhor forma possível neste novo espaço, que já passou a ser chanado de ICH Campus II.

  • Professores com férias em fevereiro deverão providenciar alteração

    QUEM DEVE SOLICITAR A ALTERAÇÃO DE FÉRIAS

    Todos os professores que tiverem período de férias conicidente com o semestre letivo do Calendário Acadêmico aprovado pelo COCEPE após o término da greve, deverão providenciar a alteração do período para regularização da situação. Nenhum docente poderá estar em férias durante o período letivo de 06 de fe vereiro a 25 de março de 2017.

    COMO PROCEDER PARA ALTERAR AS FÉRIAS

    As férias em fevereiro não podem mais ser alteradas por intermédio do SIGEPE. Por esse motivo, o protocolo para providenciar a alteração de férias deverá ser feito através do encaminhamento de formulário específico à Secretaria do ICH. O formulário é o mesmo que se encontra disponível na página do ICH na aba Documentos > Férias > Alteração, e que pode ser encontrado AQUI em Alteração de Férias.

    Ao preencher o formulário é preciso estar atento para o seguinte: assinalar a parcela a ser alterada, no caso de férias que tenham sido parceladas em mais de um período; indicar a data prevista poara início da parcela alterada; informar a data prevista para o início do período alterado; e, o número de dias remanescentes do período que serão alterados.

    Um detalhe importante na alteração de férias é que o número de dias restantes não poderá ser fracionado, ou seja, deverá ser gozado em uma única parcela, mesmo que reste mais de um período. Mais detalhes sobre as regras para o pedido de alteração de férias poderão ser encontradas AQUI em Informações sobre Férias.

    ENCAMINHAMENTO

    Após preenchido, o formulário deverá ser encaminhado à Secretaria do ICH para as devidas providências. Cabe lembrar a importância de regularizar tal situação, pois o seridor docente em férias não pode assumir a responsabilidade por disciplina, não podendo, via de consequência, ministrar aulas, fazer avaliações ou registrar conteúdo ou frequência, haja vista que tais atos não podem ser praticados durante as férias.

    NECESSIDADE DE ALTERAÇÃO

    A necessidade de alteração das férias decorre do fato de que o Calendário Acadêmico só foi aprovado pelo COCEPE após o vencimento do prazo para programação das férias de janeiro. Sem o conhecimento do período que corresponderia às férias no Calendário Acadêmico, todas as férias solicitadas foram homologadas de acordo com a programação feita pelo solicitante. Agora, que se tem o conhecimento do Calendário Acadêmico, os servidores docentes não poderão estar em férias no período de 06 de fevereiro de 2017 a 25 de março de 2017, pois nesse período deverão estar no exercício de suas funções.

     

     

  • Prédio do Campus II da UCPEL receberá setores do ICH

    Confirmada a locação do prédio do Campus II da Universidade Católica de Pelotas (antigo Colégio Diocesano), para a Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), continuarão as negociações da Direção do Instituto de Ciências Humanas (ICH) com a futura gestão da UFPEL no sentido de buscar a realocação dos setores do ICH que estão em outros prédio alugados.

    Em reunião realizada no dia 15 de dezembro de 2016, com membros da futura Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento, contando com a presença do futuro pró-reitor, prof. Otávio Peres e membros técnicos da sua equipe de trabalho e servidores docentes e técnicos administrativos do ICH, reunindo cerca de vinte pessoas, foram dadas continuidades acerca dos encaminhamentos existentes. Foi feito um relato do planejamento feito pela futura administração, com a garantia de que a locação servirá para relotar todos os setores hoje em funcionamento no prédio do ICH da Rua Lobo da Costa, 1877 (Canguru) e da Rua Félix da Cunha, 520 (antigo Salis Goularte). Além desses setores, alguns outros instalados no ICH da Rua Alberto Rosa, 154 poderão vir a ocupar as dependências do novo espaço.

    A Direção do ICH vem mantendo contato com a futura administração da UFPEL no sentido de garantir que as demandas existentes para os cursos do ICH possam ser atendidas de maneira satisfatória. Entretanto, as decisões que implicarão nas definições de espaço serão feitas por intermédio de discussões com a comunidade envolvida, tão logo se concretize a transição da gestão na Reitoria da UFPEL.

  • Atividades Acadêmicas retornam em 6 de fevereiro de 2017

    O Conselho Coordenador do Ensino, da Pesquisa e da Extensão da UFPel (Cocepe) definiu, na manhã desta terça-feira (20), a redefinição do Calendário Acadêmico da Universidade, suspenso devido à greve dos servidores e estudantes.

    O retorno às atividades ficou definido para o dia 6 de fevereiro, momento a partir do qual serão recuperadas as seis semanas que faltaram para o término. Entre 25 de março e 23 de abril, ocorrerá um recesso acadêmico, necessário para trâmites administrativos entre os semestres letivos. No dia 24 de abril, começa o primeiro período letivo de 2017. O restante do calendário será definido pela próxima reitoria.

    O Cocepe orienta ainda que todas as atividades sejam recuperadas e que não sejam realizadas avaliações nas primeiras semanas de aula.

     

    Fonte: http://ccs2.ufpel.edu.br/wp/2016/12/20/atividades-academicas-retornam-em-6-de-fevereiro/

  • PET Conexões de Saberes – Diversidade e Tolerância seleciona tutor

    A Pró-Reitoria de Graduação está realizando seleção de professor tutor para o Grupo Conexões de Saberes – Diversidade e Tolerância do Programa de Educação Tutorial (PET). As atividades têm duração de três anos, a partir de janeiro de 2016.

    As inscrições para o processo serão realizadas entre os dias 20 e 27 de dezembro, na sala 111 da Pró-Reitoria de Graduação, no Campus Anglo. A seleção se dará por análise de memorial acadêmico e do currículo, além de análise das propostas de trabalho e sua apresentação.

    Veja o  edital_pet.

    Fonte: http://ccs2.ufpel.edu.br/wp/2016/12/21/pet-conexoes-de-saberes-diversidade-e-tolerancia-seleciona-tutor/

  • Definida data de encerramento do RAAD 2016

    O reitor da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Mauro Del Pino, acolheu a sugestão da Comissão Permanente de Pessoal Docente (CPPD) para que a data de encerramento do Relatório Anual de Atividades Docentes (RAAD) 2016 seja 31 de março de 2017.

    Os docentes, de acordo com a Resolução do Conselho Universitário (CONSUN) nº 10/2015, têm até 15 dias após o prazo de encerramento para promover alterações nos RAADs entregues.

    À medida que as Unidades forem finalizando seus RAAD s e entregando à CPPD, esses documentos já serão analisados com vistas à promoção e à progressão funcional.

    Esclarecimentos podem ser obtidos diretamente com a CPPD, pelo e-mail cppd@ufpel.edu.br.

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    Fonte: http://ccs2.ufpel.edu.br/wp/2016/12/22/definida-data-de-encerramento-do-raad-2016/

  • Prae informa sobre o término do contrato das bolsas de Iniciação ao Trabalho

    A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis está informando sobre o término do contrato das bolsas de Iniciação ao Trabalho.

    Informamos aos bolsistas desta modalidade e às unidades as quais desenvolvem suas atividades que, de acordo com o Edital 05/2016, item 3, da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis, que previa o término do contrato em Dezembro de 2016 o que segue:

    – O último dia de trabalho deve ser 30/12/16.

    – Não devendo o prazo ser estendido além deste período.

    – Os bolsistas receberão ainda neste mês o valor ref. ao mês de Dezembro/16.

    Importante também esclarecer que a próxima gestão da UFPel se compromete em estudar a viabilidade de um novo Edital para o ano de 2017.

    Núcleo de Benefícios

    PRAE – UFPEL

    23/12/2016

     

    Fonte: http://ccs2.ufpel.edu.br/wp/2016/12/23/prae-informa-sobre-o-termino-do-contrato-das-bolsas-de-iniciacao-ao-trabalho/