Início do conteúdo

SANEP visita LEPAARQ e busca Endosso Institucional do ICH

O Instituto de Ciências Humanas (ICH) recebeu a visita do novo diretor-presidente do Sanep, Alexandre Garcia, na sexta-feira, 13/01. Na ocasião, o diretor-presidente juntamente com membros de sua equipe técnica foram recebidos pelo Diretor do ICH, professor Sidney Gonçalves Vieira e pelo coordenador do Laboratório de Ensino e Pesquisas em Antropologia e (LEPAARQ) professor Rafael Guedes Milheira.

O objetivo da visita foi conhecer os protocolos utilizados pelo ICH para a salvaguarda do material arqueológico encontrado nas obras de escavação feitas para a construção da Estação de Tratamento de Água (ETA) São Gonçalo e rede. Atualmente, o Sanep encaminhou ao ICH pedido de Endosso Institucional, que é o documento que garante que eventuais achados nos sítios envolvidos pela obra serão definitivamente salvos.

Na ocasião, foi explicado todo o protocolo seguido para a concessão do endosso, de acordo com regras aprovadas pelo Conselho Departamental do ICH, que envolvem inclusive o tratamento das peças da escavação até a entrega no laboratório. Também foram mostrados a equipe visitante os procedimentos seguidos pelo LEPAARQ para guarda das peças na reserva técnica.

A concessão do endosso ao Sanep depende ainda da finalização da documentação a ser entregue pela autarquia.