Sarau no ICH
Participe do “Sarau na Boca da Noite” com a poeta e antropóloga Marília Floor Kosby, no dia 24 de outubro de 2017, terça-feira, às 18 H, na calçada em frente ao ICH da Rua Alberto Rosa, 154.
Participe do “Sarau na Boca da Noite” com a poeta e antropóloga Marília Floor Kosby, no dia 24 de outubro de 2017, terça-feira, às 18 H, na calçada em frente ao ICH da Rua Alberto Rosa, 154.
Curso Antropologia e Pesquisa em Mídias Digitais
Profa. Débora Krischke Leitão (UFSM)
O notável protagonismo das tecnologias digitais no cotidiano e em diversos domínios da vida social tem desafiado as disciplinas que se dedicam a compreender a vida em sociedade. O curso Antropologia e Pesquisa em Mídias Digitais tem como objetivo apresentar a constituição do campo da Antropologia Digital, descrever o panorama atual das pesquisas sobre mídias digitais e/ou em ambientes digitais, assim como discutir questões metodológicas e éticas da pesquisa desses objetos/contextos.
Conteúdo Programático
1. Do ciber ao digital: a constituição de um campo
2. Etnografia e mídias digitais: questões metodológicas e éticas
3. Panorama de pesquisas recentes
Bibliografia
Será disponibilizada aqui.
Quando
Serão três encontros: 30 de novembro de 2017 (das 14h30 às 18h30), 1º de dezembro de 2017 (das 9h00 às 12h30; das 14h00 às 18h00).
Modalidades de participação
1. Alunos/as de Pós-Graduação: poderão matricular-se, na Secretaria do PPGAnt/UFPel (ppgant@ufpel.edu.br), na disciplina de um (1) crédito Antropologia e Pesquisa em Midias Digitais. Matrículas: de 23 de outubro a 1º de novembro.
2. Alunos/as de Graduação, Docentes e demais interessados/as: deverão, até 1º de novembro, solicitar sua inscrição escrevendo para ppgant@ufpel.edu.br, informando nome completo, titulação, curso a que está vinculado/a e ano em que está, e-mail; manifestando seu interesse em participar do curso e declarando comprometer-se em participar dos três encontros programados. Após solicitar a inscrição, aguardar comunicação a respeito, confirmando-a ou não. Havendo maior número de interessados/as do que vagas, a prioridade será dada aos/às que tiverem disponibilidade para participar integralmente do curso, alunos/as e docentes de Antropologia, alunos/as em estágio mais avançado de seus cursos.
Caso a totalidade das vagas não seja preenchida, as inscrições serão reabertas.
“A cidade legal e ilegal: modos de habitar na constituição de territórios periféricos de Pelotas” é o tema proposto para a palestra de Aline Cunha da Fonseca, no dia 26 de outubro de 2017, às 16 H 15 min, no LEPPAIS do Instituto de Ciências Humanas, na Rua Alberto Rosa, 154. Participe.
Já estão disponíveis em https://wp.ufpel.edu.br/ppgant os editais de seleção de mestrado e doutorado do PPGAnt/UFPel.
https://wp.ufpel.edu.br/ppgant/files/2017/10/Edital-selecao2018-mestrado-PPGAnt.pdf
https://wp.ufpel.edu.br/ppgant/files/2017/10/EDITAL-selecao2018-doutorado-PPGAnt-.pdf
Convite
A Pró-Reitoria de Graduação da UFPel está convidando as Unidades Acadêmicas para participarem da Mostra de Cursos de Graduação da UFPel, que ocorrerá durante a Feira do Livro de Pelotas.
Uma tarefa importante que se coloca para todos (as) nós é a de divulgar à comunidade de Pelotas e região os nossos Cursos de Graduação e as diferentes oportunidades de acesso à Universidade.
Por isso, estamos convidando, com grande entusiasmo e satisfação, suas unidades para participar da realização da Mostra de Cursos de Graduação da UFPel. A oportunidade de fazer isso, de maneira otimizada e dentro dos recursos orçamentários limitados que temos no momento, surgiu a partir da possibilidade de aproveitamento de espaço cedido pela organização da Feira do Livro de Pelotas, na qual teremos, em dia único, uma alameda coberta à disposição de nossos cursos de graduação.
Como o tempo é outro limitador, contamos com a colaboração de todos (as) para que essa empreitada seja levada a cabo da melhor maneira possível, e, desta forma, todos os cursos possam estar representados. Solicitamos que as direções atentem para a organização da mostra e estimulem as comunidades acadêmicas a atuarem nessa iniciativa.
Destacamos algumas informações importantes:
1) o evento ocorrerá no dia 17 de novembro próximo, das 9 às 18 horas e as Unidades/cursos precisarão organizar suas equipes para atenderem os dois turnos;
2) as escolas que possuem ensino médio serão convidadas a participar, levando seus alunos concluintes à Mostra com horários previamente agendados;
3) a PRE vai oferecer espaço coberto (toldos), folders institucionais, um vídeo institucional e banners para cada um dos cursos;
4) a alameda na qual acontecerá a Mostra (na Praça Cel. Pedro Osório em direção ao Mercado Público) será coberta e tem 40 m de comprimento, espaço que será distribuído entre a divulgação dos Programas e Projetos da PRE e os cursos/Unidades, levando-se em consideração a quantidade de cursos por Unidade e as dimensões de ocupação da alameda permitidas pelo poder público;
Para a confecção dos banners, e para possam ser utilizados pelos cursos/unidades após a Mostra, a ideia é que contenham apenas o NOME do curso, UMA IMAGEM SIGNIFICATIVA, e o nome de nossa instituição e unidade correspondente. A dimensão será de 80 cm x 1.20m, e ficarão dispostos na alameda que nos foi destinada, em frente às equipes das unidades, que responderão eventuais questionamentos dos (as) interessados (as);
É MISTER que as respostas ao convite e as imagens dos cursos em alta resolução, sejam enviadas para o e-mail mostradecursosufpel@gmail.com impreterivelmente até o dia 27/10. Caso contrário, imagens que já estão no Banco de Dados da CCS/UFPel serão utilizadas.
Algum material extra (de pequena dimensão, não inflamável e não cortante) poderá ser levado pelos cursos, sob responsabilidade das unidades.
Será oferecida aos visitantes, também, como lembrança, um marcador de livros;
Outras atividades estão sendo planejadas, tais como, atividades artísticas, interações com programas e projetos, e rodas de conversa com profissionais de diferentes áreas, sendo que a programação será divulgada oportunamente. (Aceitamos sugestões e colaboração).
A Coordenação do Programa de Pós-graduação em Geografia divulga participação entre os dias 12 e 15 de outubro de 2017, no XII ENANPEGE
Os professores e alunos do PPGEO participaram do XII ENANPEGE, realizado na UFRGS em Porto Alegre, com o tema “Geografia, Ciência e Política: do pensamento à ação da ação ao pensamento”. O evento congregou pesquisadores da Geografia de todo território brasileiro e também do exterior e contou com mais de 1400 participantes, evidenciando as reais dimensões da pós-graduação e da pesquisa em Geografia no Brasil. Os professores do PPGEO foram responsáveis pela coordenação e acompanhamento de cinco Grupos de Trabalho (GT´s), fato que evidencia a ampliação da visibilidade do programa no cenário nacional. A coordenação do PPGEO participou das discussões e deliberações do fórum de coordenadores e do fórum de avaliação da CAPES (este último especialmente conduzido em função da recém divulgada avaliação quadrienal). Os discentes do PPGEO apresentaram suas pesquisas nos GT´s coordenados pelos principais pesquisadores das temáticas abordadas e também atuaram como monitores durante o evento, contribuindo para a dinâmica dos GT´s, dos fóruns de discussão e das mesas redondas. O fórum de discentes de programas de pós-graduação em geografia também ocorreu durante o evento, tendo ampla participação dos discentes do PPGEO.O conselho editorial da Revista Geographia Merdionalis esteve presente no fórum de editores de revistas onde foram discutidos aspectos do sistema de avaliação dos periódicos científicos da pós-graduação. O Próximo ENANPEGE, em 2019, será realizado na USP em São Paulo.
Já não é de hoje que os usuários do Campus das Ciências Humanas e Sociais (CCHS), sofrem com os efeitos daninhos da proliferação de pombos que se deu no local. Os pássaros fazem ninhos nas frestas existentes nos locais onde são instalados os aparelhos de ar condicionado. Usam os poços de luz para suas atividades naturais e provocam efeitos indesejados com a quantidade de fezes que produzem no local.
Atualmente, as janelas do Gabinete da Direção do ICH e as janelas do Laboratório de Estudos Agrários e Ambientais (LEAA) são as mais atingidas. Tanto que no LEAA o acúmulo de fezes provocou o aparecimento de uma espécie de piolho que tem irritado a pele de alunos e professores. A infestação se tornou tão insuportável que a coordenadora do LEAA, professora Giancarla Salamoni, resolveu suspender as atividades no laboratório até que o problema seja resolvido.
A Superintendência de Infraestrutura resolveu parcialmente o problema em outro poço de luz existente no prédio, com a colocação de telas nos locais mais usados pelos pombos. Entretanto, no momento não dispõe de serviço de serralheria para realizar o obra no outro poço de luz, onde se localizam o LEAA e o Gabinete da Direção do ICH. A limpeza no local não é realizada, sob a alegação de que não é uma solução para o problema. Enquanto isso, o convívio vai se tornando cada vez mais insuportável.
Aulas de conservação e restauro de pinturas têm sido ministradas ao ar livre no Campus II do ICH. Infelizmente, não se trata de uma opção pedagógica, mas uma imposição da situação. Ocorre que o Laboratório de Conservação e Restauração de Pintura ainda não possui exaustor instalado e, em decorrência desse fato, diversos problemas com alergia aos produtos químicos inalados por professores e estudantes do curso já foram observados.
Tal situação determinou que as aulas passassem a ser realizadas no pátio do Campus, onde a luz natural até facilita o trabalho com as obras. Mas, isso nem sempre pode ser feito, pois a intempérie também pode provocar danos às pinturas e, em certas ocasiões, é um risco o manuseio das obras fora do ambiente controlado que deve ter o laboratório.
O problema é antigo, pois ocorria o mesmo no prédio da Canguru. A solução só ocorrerá quando houver a instalação da capela de exaustão demandada para tais atividades.
O que é o SCDP
O SCDP, Sistema de Concessão de Diárias e Passagens, é um sistema eletrônico que integra as atividades de concessão, registro, acompanhamento, gestão e controle das diárias e passagens decorrentes de viagens realizadas no interesse da administração, em território nacional ou estrangeiro. Esse sistema permite a disponibilização de arquivos no Portal da Transparência do Governo Federal, bem como informações aos órgãos de controle para fins de auditoria.
Quais viagens devem ser registradas?
O SCDP é de utilização obrigatória pelos órgãos da administração pública federal, conforme previsto no Decreto 5.992/2006, e seus procedimentos foram regulamentados pelo Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MPDG) por meio da Instrução Normativa Nº03/2015. A previsão legal é de que todas as viagens no âmbito de cada órgão ou entidade devem ser registradas no SCDP, mesmo nos casos de afastamento sem ônus ou com ônus limitado.
Diante disso, a Pró-Reitoria Administrativa, por intermédio da Coordenação de Finanças e Contabilidade, Seção de Diárias e Passagens, orientou as Unidades que todas as viagens de servidor, desde que seja a trabalho, mesmo não havendo pagamento de diárias e/ou passagens, sejam registradas no SCDP. Quando não houver a concessão de diárias e/ou passagens deverá ser preenchido o Termo de Renúncia Parcial/Total Diárias/Passagens, devidamente preenchido e assinado pelo Proposto e Proponente da viagem.
QUE DOCUMENTOS DEVEM SER PREENCHIDOS PARA VIAJAR A TRABALHO
Resumindo, todo servidor, em viagem a trabalho, com ou sem diárias/passagens, deverá, obrigatoriamente, preencher pelo menos os seguintes documentos:
No caso de não haver concessão total ou parcial de diárias ou passagens:
Termo de Renúncia Parcial/Total Diárias/Passagens
Para a utilização do Termo de Renúncia Parcial/ Total – Diárias/ Passagens mencionado no Memorando Circular nº. 010/2017/PRA e disponibilizado no link acima, devem ser observados os seguintes requisitos:
Prestigie: