Professores e alunos do Programa de Pós-graduação em Geografia participam do Encontro Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Geografia (ENANPEGE)

A Coordenação do Programa de Pós-graduação em Geografia divulga participação entre os dias 12 e 15 de outubro de 2017, no XII ENANPEGE

Os professores e alunos do PPGEO participaram do XII ENANPEGE, realizado na UFRGS em Porto Alegre, com o tema “Geografia, Ciência e Política: do pensamento à ação da ação ao pensamento”. O evento congregou pesquisadores da Geografia de todo território brasileiro e também do exterior e contou com mais de 1400 participantes, evidenciando as reais dimensões da pós-graduação e da pesquisa em Geografia no Brasil. Os professores do PPGEO foram responsáveis pela coordenação e acompanhamento de cinco Grupos de Trabalho (GT´s), fato que evidencia a ampliação da visibilidade do programa no cenário nacional. A coordenação do PPGEO  participou das discussões e deliberações do fórum de coordenadores e do fórum de avaliação da CAPES (este último especialmente conduzido em função da recém divulgada avaliação quadrienal). Os discentes do PPGEO apresentaram suas pesquisas nos GT´s coordenados pelos principais pesquisadores das temáticas abordadas e também atuaram como monitores durante o evento, contribuindo para a dinâmica dos GT´s, dos fóruns de discussão e das mesas redondas. O fórum de discentes de programas de pós-graduação em geografia também ocorreu durante o evento, tendo ampla participação dos discentes do PPGEO.O conselho editorial da Revista Geographia Merdionalis esteve presente no fórum de editores de revistas onde foram discutidos aspectos do sistema de avaliação dos periódicos científicos da pós-graduação. O Próximo ENANPEGE, em 2019, será realizado na USP em São Paulo.