Exposição coletiva EU SOU NO FUNDO

Curadoria de Martha Gofre

A exposição Eu sou no fundo foi pensada dentro das investigações que movem o projeto de pesquisa Estudo sobre a profundidade. Retirado de um livro de Clarice Lispector, onde a escritora nos põe em contato com um duplo seu, este título dado à mostra vem como um enunciado que sublinha as discussões que permeiam as obras expostas – experiências de profundidade.

A partir delas nos questionamos sobre o que alimenta a vida comum. O modo como definimos o que é interno? Os meios pelo qual o íntimo pode se fazer visível? As formas de presentificar as memórias, o desejo, o obscuro? Quais escolhas podem definir as dimensões do corpo? Da casa? Da paisagem?

O recorte feito estabelece possibilidades de resposta através de materiais e configurações que exploram a distância, a transparência, a sobreposição, o reflexo, o brilho, a sombra, as dobras. No tempo – o respirar, o impregnar, o afogar, o deslocar-se – do ínfimo ao amplo, acontecimentos entre a contemplação e o atravessamento.

Em objetos, gravuras e vídeos, encontramos afirmações poéticas que se cruzam no espaço expositivo. Na montagem o cuidado com uma lógica que investe sobre associações construídas na experiência do trânsito, entre o plano alto e o plano baixo, a aproximação e o afastamento, o que ilumina e o que escurece. Através das obras, leituras que se complementam e se ativam a partir do encontro proposto.

Artistas:

Alice Porto

Claudia Paim

Gabriela Costa

Liége Budziarek Eslabão

Luka Vargas

Marcelo Amaral

Martha Gofre

Paola Fredes

Renan Soares

Stela Kubiaki

Abertura:  18/08/2022, das 17h às 19h30.

Período de visitação: 19/08 à 23/09, de segunda à sexta das 8h às 19h.

Endereço: Galeria A Sala, Centro de Artes UFPel, sala 111 (acesso pela Álvaro Chaves, 65)

Coordenação: Profa. Dra. Laura Cattani

Realização: Equipe do projeto de extensão A SALA – Ações de produção e difusão cultural

Foto: Martha Gofre

Projeto Gráfico: Yuki Zarate e Paola Fredes