Um pequeno grande salão

Dez por dez centímetros, no máximo. A primeira vez que estive em Montenegro,cidade integrada à zona metropolitana de Porto Alegre, com uma população aproximada de 65.000 habitantes, foi para participar do Salão de arte 10×10 promovido pela Fundação Municipal de Artes de Montenegro (FUNDARTE).Chegando com o ônibus intermunicipal, não tinha ainda ideia de que esse seria um trajeto corriqueiro para mim e que tanto a FUNDARTE e sua parceira, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs), quanto a cidade banhada pelo rio Caí seriam lugares de trabalho e de arte ao longo dos anos. Dez anos depois, aquele conjunto de trabalhos, pequenos, medindo no máximo dez por dez centímetros, ainda ressoa como um grande acontecimento, apesar de suas modestas medidas.

Hoje, diante de sua nova edição, o 7º Salão FUNDARTE de Arte 10×10 demonstra persistência. Os tempos são outros, mais áridos, talvez mais difíceis. Por isso mesmo, mais necessárias se tornam a insistência e a constância de um projeto que visa friccionar dimensões da arte em múltiplos sentidos: o formato restrito é exatamente aquilo que o amplia para além do grandioso. No espaço da galeria, instaura-se um lugar para a proximidade, para a atenção e para a resistência. Resistentes, estamos aqui, nas bordas dos grandes salões, das grandes cidades, nas bordas das grandes universidades e escolas de arte. E, sobretudo, na recusa em sucumbir a uma época de severidade com a cultura e a educação.
Nesta edição, o salão teve 275 trabalhos inscritos de 98 artistas de diversos estados brasileiros, apontando sua possibilidade de amplidão. As artistas e os artistas Alexandre Garbini De Nadal, Aline Kauana Cezar, André Dias Vieira, Ariberto de Farias Bauermann Filho, Bruno Cesar Eder Giasson, Bruno de Andrade Campos, Carine Krummenauer, Diana Letícia Chiodelli, Gabriel Nasciben Pessoto, Juliana Povala, Manoela Furtado, Marcelo de Oliveira Bordignon, Marcelo Eugenio Soares Pereira, Marcos Sesterhein Sanches, Marina Ribas Borges, Marlise do Rosário
Machado, Martina Medeiros Nickel, Pedro Elias Parente da Silveira, Priscila Borges Boelz da Silva, Taila Suian Idzi e Ursula Jahn nos convidam para persistir, para conversar sobre arte agora; o que estamos vivendo e sentindo; o que estamos fazendo e produzindo com o que temos e onde estamos. Sejam bem-vindas e bem-vindos a um pequeno grande salão. Dez por dez centímetros, no máximo.

Mariana Silva da Silva
Artista Visual e Professora Adjunta de Artes Visuais – Licenciatura da Uergs

Evento do Facebook: https://www.facebook.com/events/2468150250104737/
Catálogo digital: http://seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/978-85-61666-15-6/article/view/729/815