por Clóvis Martins Costa e Roseli Nery

Após dois anos de interrupção nas atividades acadêmicas presenciais, Uma parte do todo expressa, assim como quase todas as demais atividades do XI SPMAV, a vontade pelo reencontro com as dimensões materiais da experiência. Observamos, talvez, uma sintomática presente em novas (e outras) formas de construção de enunciados por meio de fragmentos, parcelas, pistas e rastros de poéticas em fase de amadurecimento no contexto da pós-graduação. 

As temáticas transitam entre questões ambientais, diversidades de origem e gênero, decolonidades, fronteiras que afetam o viver, as rotinas, as políticas e os gestos diários que abarcam as narrativas pessoais, marcadas pelos afetos e pelo corpo presente. Esta mostra, concebida coletivamente pelos artistas, todos alunos do PPGAV da UFPel, traz obras em diferentes técnicas e suportes, tais como fotografias, objetos, peças gráficas, vídeos, instalações e mesmo intervenções no espaço do Centro de Artes e propostas participativas envolvendo o público. A exposição habita o lugar do sonho, da fantasia e das utopias. Singularidades que reverberam no todo. Sopros individuais que se fundem, transformam-se em brisa suave na promessa de um turbilhão de novos sentidos. 

 

Artistas:

Barbara Larruscahim 

Daniel Marenco     

Fábio Ortiz Goulart

Felipe Dias Diaz Carvalho

Gustavo Dalla Costa 

Jahan Leão

Larissa Schip Ferreira de Deus    

Letícia Beck Fonseca

Lívia Lempek Trindade Monteiro  

Mariana Coelho Penha Corrêa     

Mateus Brum de Armas

Mauricio Bittencourt  

Rogger Bandeira   

Stela Soares Kubiaki

Thiago e Alan

 

Serviço:

Exposição coletiva Uma Parte do Todo

Abertura: 03/10/2022, das 17h às 19h.

Período de visitação: 04/10 à 14/10, de segunda à sexta das 8h às 19h.

Endereço: Galeria A Sala, Centro de Artes UFPel, sala 111 (R. Cel. Alberto Rosa, 62)

Coordenação do XI SPMAV: Clóvis Martins Costa (UFPel), Roseli Aparecida da Silva Nery (FURG/UFPel) e Larissa Patron Chaves (UFPel)

Coordenação do projeto de extensão: Laura Cattani

Coordenação geral da galeria: Kelly Wendt e Clóvis Martins Costa 

Realização: Projeto de extensão A SALA – Ações de produção e difusão cultural e Programa de Pós-graduação em Artes Visuais – PPGAVI, da Universidade Federal de Pelotas.

 

.