Com o surgimento da fotografia em 1839, esta passou a ser um instrumento instaurador do discurso sobre o regime de aparência do mundo real e a ser utilizada, para além de finalidades técnicas, também como elemento deflagrador de processos artísticos. Ela trouxe mudanças para o conceito de obra, de artista e de arte. Se, historicamente, a fotografia buscou empréstimos formais da pintura para criar suas composições, também a pintura utilizou a imagem técnica como arcabouço plástico e de assuntos em suas práticas. É sob este viés que se propõe a presente exposição. A presente exposição procura mostrar os diálogos da fotografia com a linguagem cênica, gráfica e pictórica nos trabalhos dos seguintes artistas residentes em Porto Alegre e em Pelotas: Andréa Brächer, Clóvis Martins Costa, Giordana Winkler, Graça Marques, Laura Ribero, Letícia Lampert, Marilice Corona, Natalia Schul, Ricardo Mello, Rochele Zandavalli, Steph Lotus e Vilma Sonagalio. Entre os conceitos trazidos pelas obras desses artistas, pode-se destacar o de mestiçagem, mise en scène e neopictorialismos.

Niura Legramante Ribeiro

Professora e Pesquisadora do PPGAV/DAV