A exposição “Entre Lugares” traz um recorte da investigação que conjuga a produção tecnológica com o campo das Artes Visuais contemporâneas, e procura transitar ‘entre lugares’ onde a gravura, a cerâmica e as engenharias (Eletrônica e Controle e Automação) podem se encontrar.

A proposta é dar visibilidade às aproximações entre arte e tecnologia, e às similaridades e diferenças que surgem pelas conexões entre a gravura em metal e as engenharias. Os trabalhos emergem do encontro entre artistas e engenheiros, professores e estudantes que se reúnem no Atelier 103 do Centro de Artes da Universidade Federal de Pelotas. As características deste espaço mostram alternativas para o convívio multidisciplinar em experiências coletivas que partem de conversas, esboços, desenhos, brincadeiras, misturas e ações de complementaridade. As obras aqui apresentadas foram realizadas coletivamente no Atelier 103 do CA, entre 2012 e 2019, em atividades de pesquisas e de extensão vinculadas ao grupo de pesquisa “Percursos Poéticos: procedimentos e grafias na contemporaneidade” (CNPq/UFPel).

Uma bicicleta comum, acoplada a um motor elétrico, com baterias e componentes eletrônicos e mecânicos é transformada em um dispositivo híbrido. Ela serve para pedalar na cidade, para projetar vídeos, para “manguear” um suco de laranja, para produzir eletricidade e ligar outros aparelhos elétricos.

Uma bacia, alguns canos de plástico, um microcontrolador e uma placa de acrílico se transformam num “tanque acelerador de corrosão” de placas de metal. Ele é usado para gravar placas de circuito impresso (PCI) e também gravar as matrizes que darão origem às gravuras em metal.

Placas de PCI são redesenhadas com circuitos cujas trilhas “orgânicas” são gravadas com materiais alternativos não-tóxicos usados na gravura em metal. Estas placas de circuito impresso dão origem a amplificadores, que junto com uma mala reaproveitada e com as caixas de som instaladas se tornam um dispositivo nômade de amplificação sonora no trabalho “Malandra”.

Em outro artefato, as placas gravadas fazem acionar um torno de cerâmica portátil. Conhecimentos vão passando de uma área para a outra, métodos e materiais vão sendo experimentados por estudantes das Engenharias junto com os estudantes do curso de Artes Visuais neste espaço.

O fazer artístico pode variar conforme as tecnologias acessadas, e, ao mesmo tempo, pode potencializar o fazer tecnológico. No atelier 103, os processos práticos e teóricos são influenciados por relações tanto poéticas quanto funcionais, que surgem do fazer e da materialidade com que se trabalha.

Curadoria: Jessica Porciúncula, Kelly Wendt e Reginaldo Tavares

Montagem: Grupo Martelo
Texto: Angela Raffin Pohlmann, Reginaldo Tavares e Jessica Porciúncula
Artistas convidados: Angélica Marques, Kelly Wendt e Paulo Damé.
Coordenadores do Projeto: Angela Raffin Pohlmann e Reginaldo da Nóbrega Tavares

Integrantes do Atelier 103:
Aldemar Augusto de Oliveira Silva

Visitação: 10 de dezembro de 2019 a 07 de março de 2020

Evento do Facebook: https://www.facebook.com/events/2476258019282794/

Reportagens:
–  https://www.diariopopular.com.br/cultura-entretenimento/gravura-e-tecnologia-na-galeria-a-sala-147234/
– https://ccs2.ufpel.edu.br/wp/2019/12/10/galeria-a-sala-recebe-exposicao-entre-lugares/