Projeto de extensão: A SALA – Ações de produção e difusão cultural

O projeto “A SALA – Ações de produção e difusão cultural”, coordenado pela Profa. Dra Laura Cattani, consiste na concepção e realização de atividades artísticas, formativas e de difusão cultural, tanto em caráter presencial quanto virtual, vinculadas à galeria de arte A SALA do Centro de Artes da UFPel. Estas propostas visam integrar uma capacitação da/os discentes na produção de exposições artísticas, desde sua elaboração até sua execução e difusão, visando valorizar essa produção cultural e conectar com demais agentes do campo da arte tais como artistas, produtora/es, curadora/es, crítica/os, educadora/es, etc. e promover sua integração com a comunidade de forma ampliada. São realizadas propostas e atividades presenciais e híbridas vinculadas ao projeto de ensino e pesquisa, promovendo debates, workshops, produção crítica e ações de integração, sempre partindo das exposições e proposições artísticas em torno da galeria A SALA.

Este projeto  visa  potencializar a vocação extensionista deste importante espaço expositivo na cidade de Pelotas. Ao propor atividades e estratégias que levem a produção artística contemporânea ao grande público, por meio de exposições de arte e ações educativas, busca-se proporcionar um repertório qualificado e ampliado de exposições com diferentes abordagens conceituais e linguagens da arte contemporânea. 

A/os acadêmica/os participantes contribuem desde o planejamento à execução de eventos que a galeria organiza, em grande maioria exposições de artistas convidada/os, docentes e discentes do Centro de Artes; assim, desde o contato com a/os artistas e curadora/es fazendo o processo de montagem, planejamento expográfico até sua divulgação, contribuindo assim para sua qualificação profissinal e aprimoramento teórico-prático no campo da arte.

Coordenação: Profa. Dra. Laura Cattani

Coordenação adjunta: Profa. Dra. Thays Tonin

Equipe discente:

(Fase 1)

André Gustavo de Campos 

Ana maria Fuentes

Bárbara Calixto

Eduardo Devens

Fernanda Oberg

Gabrielli Mourige 

Jesiel Rocha 

Katiane Leticia Ferreira

Pedro Augusto dos Santos

Yuki Zarate

 

(Fase 2)

Louise Soares 

Paola Wickboldt 

Karine Cavalheiro