Todo início é trama contida que se desenrola no fazer.

A exposição ‘Início do Gesto’ propõe reinvenções relativas a saberes do corpo – riscar, movimentar, deslocar, apertar, escrever. Dentro de um amalgamado de significações o gesto caracteriza-se como uma vontade de expressão e movimento. A escolha de processos criativos distintos, parte de aspectos divergentes que são postos em diálogo pela maneira como produzem deslocamentos no corpo. Considerando qualidades visuais, configurações e relações que se conectam por uma linha que além de imaginária, traça a partir dos trabalhos, conexões.
Nas transições entre a força da intimidade e a leveza de volumosas estruturas tramadas – elementos expansivos e miudezas – pensamos essas nuances como territórios possíveis do corpo no espaço. Reunir uma exposição com artistas em formação é além de conectar diferentes narrativas, chamar a atenção às distinções. Ser transeunte em outro mundo e também ser resgatado, exposto a realidade reinventando a coragem.
Os trabalhos conversam na medida que oferecem situações gestuais, que estão presentes na ação dos artistas ou na reflexão gerada pelo seu contato. Visível ou não, toda produção é produto de um fazer e o artista é quem gesticula, ora utilizando os recursos do próprio corpo, ora articulando ideias – flexionando um estado de presença que acompanha sua visualidade.
Nesse sentido, o recorte estabelecido convida a um olhar atento frente aos objetos, registros e pinturas, onde um trabalho leva a outro sem perder sua especificidade. Estas aproximações integram-se na proposta através de diversas linguagens, considerando a singularidade dos 13 artistas, ora propulsores de ações, ora incitando atenções demoradas.

O corpo como argumento de vida.

Artistas:

Carlos Henrique Santos
Daniel Higa
Gabriel Bicho
Guilherme Fuentes
Isadora Núñez
Jéssica Porciúncula
Julia Pema
Karina Nascimento
Mário Codeco
Nathalie Carvalho
Patrícia dos Santos
Rafa
Yuki Zarate

Texto e Curadoria:
Gabriela Gomes
Stela Kubiaki

Abertura: 10 de junho de 2019
Performance ‘Ordem e progresso’: 18h
Vernissage: 18h30

Evento do facebook: https://www.facebook.com/events/2791689920906209/