De 18 de Agosto até 28 de Setembro de 2022

Galeria A Sala do Centro de Artes (UFPel)

A exposição Eu sou no fundo foi pensada dentro das investigações que movem o projeto de pesquisa Estudo sobre a profundidade. Retirado de um livro de Clarice Lispector, onde a escritora nos põe em contato com um duplo seu, este título dado à mostra vem como um enunciado que sublinha as discussões que permeiam as obras expostas – experiências de profundidade.

A partir delas nos questionamos sobre o que alimenta a vida comum. O modo como definimos o que é interno? Os meios pelo qual o íntimo pode se fazer visível? As formas de presentificar as memórias, o desejo, o obscuro? Quais escolhas podem definir as dimensões do corpo? Da casa? Da paisagem?

O recorte feito estabelece possibilidades de resposta através de materiais e configurações que exploram a distância, a transparência, a sobreposição, o reflexo, o brilho, a sombra, as dobras. No tempo – o respirar, o impregnar, o afogar, o deslocar-se – do ínfimo ao amplo, acontecimentos entre a contemplação e o atravessamento.

Em objetos, gravuras e vídeos, encontramos afirmações poéticas que se cruzam no espaço expositivo. Na montagem o cuidado com uma lógica que investe sobre associações construídas na experiência do trânsito, entre o plano alto e o plano baixo, a aproximação e o afastamento, o que ilumina e o que escurece. Através das obras, leituras que se complementam e se ativam a partir do encontro proposto.

Visita Guiada

No dia 27 de Setembro de 2022 foi realizada uma visita guiada da Eu sou no fundo, estavam presentes os artistas, Luka Vargas, Martha Gofre, Paola Fredes, Renan Soares e Stela Kubiaki. Também contou-se com a participação de Ricardo Ayres, professor e pesquisador (UFPel), que fez uma breve fala sobre o trabalho de Claudia Paim.    

Ficha técnica

Alice Porto

Série Vênus, 2022
Desenho digital impresso em risografia
Impressões, 35x25cm

Claudia Paim

Entre minha boca e teu ouvido, 2017
Registro de performance realizada na Galeria Península
Vídeo, 25min

Gabriela Costa

Aguarda, 2019
Vídeo, 4min

Léo Eslabão

Calado 1 e 2, 2019
Sacos plásticos, água e pedras brancas

Luka Vargas

Leito, 2022
Cetim bordado em capitonê, madeira e preenchimento
Estrutura fixa 106x30cm, têxtil em dimensões variáveis

Marcelo Amaral

Inquieto, 2019
Vídeo, 14min

Martha Gofre

Produzindo sereias, 2020
Fotografia digital impressa em canvas
117x61cm

Paola Fredes

Café passado, 2019
Vídeo, 4min30

Renan Soares

Série quimeras, 2018
Madeira, refletor, interruptores, e fios
Dimensões variáveis

Stela Kubiaki

Borda, 2019
Bastidor, meia calça, espelho, fio de aço
30cm

Acesse as postagens relacionadas

Divulgação da exposição

Convite visita guiada

Registros