Nos dias 6, 7 e 8 de novembro, estudantes e comunidade vão refletir a gravura entendendo sua manutenção e resistência. As Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e Universidade Federal de Rio Grande (FURG) promovem a 1ª Semana Universitária de Gravura, quando os acadêmicos estarão interagindo e produzindo conjuntamente na tentativa de estimular e mostrar a produção as artes gráficas do sul do Rio Grande do Sul.

O evento é organizado para divulgar os conhecimentos gráficos, pensando em sua sustentabilidade, refletindo não somente as práticas artísticas, como distintos materiais comuns na contemporaneidade. De acordo com a organização, a gravura tradicional resiste ao tempo, aos meios, e por isso sua prática fascina. Desta forma, sua viabilidade é importante para as ações artísticas, ao gravador e ao meio ambiente. A sustentabilidade da gravura está nela, com quem a produz e no meio em que ela está.

A programação iniciará no ILA, na FURG, com a palestra da professora do Centro de Artes, da UFPel, Angela Polhmann, que tecerá reflexões sobre Gravura Não-Tóxica, pesquisa desenvolvida desde 2005.

Entre os três dias de programação, ocorrem inúmeras oficinas com a temática da sustentabilidade, proporcionando troca de conhecimento e o exercício da prática. Entre as atividades, além das oficinas, haverá roda de conversa e flash gravura, buscando consolidar uma parceria entre as instituições e, nesta área, fortalecendo um diálogo entre a linguagem e a região sul.

Todas as oficinas serão ministradas pelos alunos de gravura das professoras Kelly Wendt (UFPel) e Janice Martins Appel (FURG), organizadoras do evento.

A Semana reúne também diversas ações paralelas, entre elas a participação dos estudantes pertencentes ao PIBID (Programa Institucional brasileiro de Iniciação à Docência), tanto da FURG quanto da UFPel, que atuam desenvolvendo atividades nas escolas municipais utilizando técnicas de gravura alternativa. Assim como no ateliê de gravura, no conhecido Corredor Impressa, serão expostas as gravuras produzidas pelos alunos durante o semestre das disciplinas Ateliê de Gravura I e III.

Por fim, o evento encerra com a feira gráfica Mofeira, realizada na FURG, idealizada pelo professor Diogo Gonçalves, e conta com diversos expositores, entre alunos e comunidade em geral.  Faz parte do evento a exposição Paisagens de Lastro, do artista rio grandino Rogério Marques, no dia 07 de novembro as 18 e 30  horas na Galeria A SALA

O evento reúne diferentes ações que possuem um objetivo em comum: a discussão quanto aos processos criativos na gravura e a sua relação com os impactos ambientais. Trata-se de uma busca da reflexão para alternativas menos convencionais, mas eficientes, no dia a dia da gravura no extremo sul do Brasil. “A Gravura é resistência. Seguimos resistindo e imprimindo novas perspectivas”, destacam as organizadoras.