COMUNICADO AOS DISCENTES SOBRE A DISCIPLINA DE TCC1 – Calendário Alternativo de 2020/1

Prezados Alunos do Curso de Engenharia de Produção da UFPel,

Os Professores responsáveis pela disciplina de TCC1, juntamente com a Coordenação do Curso de Engenharia de Produção, observam que:

1º) A disciplina de TCC1, no semestre alternativo de 2020, somente poderá ser realizada cumprindo-se os seguintes requisitos, que devem ser acordados entre orientador e orientado:

1. na modalidade de trabalho remoto (inclusive com a defesa online);
  2. dentro do prazo previsto para o semestre no calendário alternativo, de 12 semanas.

2º) Com relação a continuidade do trabalho do TCC1 (através do TCC2), ainda não há expectativa sobre como será o semestre posterior ao semestre alternativo (atividade remota, híbrida ou presencial). Desta forma, o que pode-se afirmar no momento é que os trabalhos que preverem a execução de sua metodologia de forma remota (revisão bibliográfica, revisão sistemática, aplicação de pesquisa online, coleta de informações de forma remota, etc.), terão maiores chances de poder serem continuados, e assim concluídos posteriormente. Da mesma forma, trabalhos que preverem atividades de coleta de dados em campo, assim como qualquer tipo de atividade prática poderá ficar inviabilizado devido a restrições que ainda estejam sendo impostas pela pandemia. Neste sentido, solicitamos que o aluno de TCC faça uma reflexão adequada sobre a forma de condução do seu trabalho que será descrito no TCC1, contextualizando a continuidade do trabalho em TCC2 e a viabilidade de conclusão.

3º) A definição do tema e da metodologia a ser empregada no TCC continua sendo uma escolha do aluno, devendo este estar ciente que esta escolha irá gerar consequências no próximo semestre, o qual possui muitas incertezas.

Essas instruções estão conforme PARECER NORMATIVO Nº 13 – COCEPE / UFPel, que cita:

“…só poderão ser autorizados os TCCs que não implicarem em atividades presenciais, resguardando, desta forma, a segurança dos estudantes, sendo facultado aos colegiados a oferta de TCC que possam ser realizados de forma remota, bem como apresentações e defesas, mediadas pelo uso de tecnologias digitais.”

Consulte o Memorando 10 no link abaixo:

SEI_UFPel – 0969146 – Memorando10

Atenciosamente,

Renata Heidtmann Bemvenuti

Professora da disciplina de TCC1 / Calendário Alternativo 2020

Profa. Ariane Ferreira Porto Rosa

Coordenadora do Curso de Engenharia de Produção

Publicado em 09/06/2020, na categoria Notícias.