Início do conteúdo

11 de Dezembro – Dia do Engenheiro(a)

O Colegiado do Curso de Engenharia de Produção parabeniza a todo(a)s Engenheiro(a)s pelo seu dia.
No dia 11 de dezembro é comemorado o Dia do Engenheiro, profissional que atua nas mais diversas áreas. Aliás, em tudo que vemos tem Engenharia. Seja nas obras da construção civil; atuando na geração, transmissão e distribuição elétrica ou desenvolvendo sistemas para distribuição de produtos agrícolas.
A profissão foi regulamentada no Brasil através do decreto no 23.569, de 11 de dezembro de 1933, sendo fiscalizada pelos Conselhos Regionais de Engenharia e Arquitetura (CREA), subordinados ao Conselho Federal de Engenharia e Arquitetura (CONFEA). Porém, em 1966, o decreto foi revogado pela Lei no 5.194/66 de 24 de dezembro, que hoje representa a legislação vigente da regulamentação da profissão, que estabelece as condições e regras para o exercício da profissão, determinando direitos e deveres aos profissionais. Além de impor condições no sentido de garantir proteção à sociedade, levando os profissionais a desempenharem suas funções com qualidade, responsabilidade e competência.
A data de homenagem foi escolhida porque foi em 11 de dezembro, que ocorreu a promulgação do decreto federal número 23.569 que regulava o exercício da profissão de engenheiro, arquiteto e agrimensor.
O mais interessante da profissão é a diversidade de opções que o profissional encontrar. Ele pode optar por trabalhar na produção de aeronaves e estruturas aeronáuticas como mísseis, aviões e cápsulas espaciais; atuar no mapeamento de uma região; desenvolver produtos, serviços, programas e novas tecnologias na área de computação eletrônica ou ainda proteger e administrar recursos florestais, aplicando conhecimentos de biologia e ecologia.
A lista de opções é, de fato, muito ampla:
Engenheiro civil
Engenheiro cartógrafo
Engenheiro florestal
Engenheiro eletricista
Engenheiro agrícola
Engenheiro aeronáutico
Engenheiro de computação
Engenheiro químico
Engenheiro metalúrgico
Engenheiro naval
Engenheiro de petróleo
Engenheiro de produção
Engenheiro de alimentos
Engenheiro de minas
Engenheiro de pesca
Engenheiro de materiais
Engenheiro de agrimensura
Engenheiro de telecomunicações
Engenheiro têxtil
Engenheiro mecânico
Engenheiro ambiental
Engenheiro sanitarista
Engenheiro nuclear
Engenheiro industrial
Engenheiro mecatrônico
Fonte: IBGE
Publicado em 11/12/2020, em Notícias.