Artigo Premiado no VI Encontro Brasileiro de Administração Pública

A Professora Larissa Bolzan, docente do Curso Superior de Engenharia de Produção, participou do VI Encontro Brasileiro de Administração Pública, nos dias 6 e 7 de Junho, realizado em Salvador/BA, pela Sociedade Brasileira de Administração Pública. No evento, a Professora Larissa teve seu artigo “O processo de “embranquecimento” em um curso superior e suas implicações na construção de um profissional” premiado como Melhor Trabalho do Evento.

O referido artigo é fruto de sua Tese de Doutorado, realizado na UFRGS (2013-2016), e versa sobre o racismo que interpela os processos de ensino, de aprendizagem e de avalição no ensino superior das universidades públicas.

Mais especificamente, o artigo empreendeu uma reflexão sobre o preconceito racial em um curso superior de uma universidade pública e as implicações do preconceito na construção de um profissional, futuramente, absorvido por organizações. Foi uma pesquisa qualitativa e exploratória. Para a análise das informações utilizou-se a análise de discurso, proposta por Pêcheux (2009). Como resultado, a investigação mostrou que a classe social é um aspecto que define a negritude, para além da cor da pele; mostrou que a inclusão social e a ascensão social provocou uma espécie de “embranquecimento” em determinado grupo de acadêmicos. Quanto aos processos de ensino, de aprendizagem e de avaliação, os acadêmicos compreendem o preconceito racial como fator limitante.

Publicado em 08/07/2019, na categoria Notícias.