Franciele Lima de Oliveira Mendes
“A MAIS BELA DAMA”: AS RESSIGNIFICAÇÕES DE FEMININO EM ADAPTAÇÕES (2012-2013) DO CONTO “BRANCA DE NEVE”
Orientador: Daniele Gallindo Gonçalves Silva
Camila Motta Ávila
A FORMALIZAÇÃO FONÉTICO-FONOLÓGICA DA PERCEPÇÃO DE PLOSIVAS SURDAS SOB MÚLTIPLAS MANIPULAÇÕES DE VOICE ONSET TIME (VOT) POR BRASILEIROS E AMERICANOS À LUZ DO MODELO “BIPHON”
Orientador: Carmen Lúcia Barreto Matzenauer
Suelen Ribeiro Dutra
O CONHECIMENTO FONOLÓGICO DE CRIANÇAS DO ENSINO FUNDAMENTAL O SOBRE ACENTO TÔNICO EM PORTUGUÊS
Orientador: Carmen Lucia Barreto Matzenauer
Data da defesa: 20/12/2017
Lorena Oliveira Py
UM SALÃO DE BELEZA NA FRONTEIRA BRASIL-URUGUAI: A MUDANÇA DO CÓDIGO LINGUÍSTICO NA FALA DO FRONTEIRIÇO E AS VARIÁVEIS QUE COMANDAM A INTERAÇÃO
Orientador: Fabiane Villela Marroni
Data da defesa: 19/12/2017
Marlei Scheunemann Schneider
TECNOLOGIAS DIGITAIS DE COMUNICAÇÃO E INFORMAÇÃO E PEDAGOGIAS DO SÉCULO XXI: O DISCURSO DOS PROFESSORES NA REVISTA NOVA ESCOLA E NO PORTAL DO PROFESSOR E A PRODUÇÃO DE SENTIDO PERANTE AO “NOVO”
Orientador: Fabiane Villela Marroni
Data da defesa: 15/12/2017
Andre Firpo Bevilaqua
LINGUAGENS E TECNOLOGIAS A SERVIÇO DE UMA ÉTICA MAIOR: A PRODUÇÃO DE RECURSOS EDUCACIONAIS ABERTOS NO VIÉS DOS LETRAMENTOS CRÍTICOS
Orientador: Vilson Jose Leffa
Data da defesa: 11/12/2017
Helena Dos Santos Kieling
BLENDED LEARNING NO ENSINO DE INGLÊS COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA: UM ESTUDO DE CASO COM PROFESSORAS EM FORMAÇÃO
Orientador: Vilson Jose Leffa
Data da defesa: 11/12/2017
Leonor Machado Louro
BELA, RECATADA E “DO LAR”: MOVÊNCIA DE SENTIDOS EM RELAÇÕES DE PARAFRASAGEM HISTÓRICO-DISCURSIVA
Orientador: Ercilia Ana Cazarin
Data da defesa: 30/11/2017
Maria Cecilia Martins Baini
DISCURSOS NO FACEBOOK ACERCA DO LANÇAMENTO DO FILME MULHER- MARAVILHA: UMA DISCUSSÃO DE QUESTÕES FEMINISTAS Pelotas
Orientador: Adail Ubirajara Sobral
Data da defesa: 24/11/2017
Andressa Dos Santos Galvão
O DISCURSO-OUTRO NO DISCURSO DE DILMA ROUSSEFF: UMA ANÁLISE DISCURSIVA DA SUA CARTA DE DEFESA E DO SEU ÚLTIMO PRONUNCIAMENTO ENQUANTO PRESIDENTA
Orientador: Ercília Ana Cazarin
Data da defesa: 31/08/2017
Cristiane dos Santos Oliveira
AQUISIÇÃO DA ESCRITA: as vogais médias altas e sua relação com fenômenos de produção ora
Orientador: Giovana Ferreira Gonçalves
Data da defesa: 31/08/2017
Texto Completo
Danieli de Oliveira Vilela
Articulações do duplo em Budapeste e em O Homem Duplicado
Orientador: Prof. Dr. Alfeu Sparemberger
Data da defesa: 31/08/2017
Texto Completo
Stella Aparecida Leite Lima
AQUISIÇÃO DA ESCRITA: as vogais médias altas e sua relação com fenômenos de produção ora
Orientador: Ercilia Ana Cazarin
Data da defesa: 31/08/2017
Cintia Victoria de Azambuja
Estudo da vocalização da lateral em posição de coda na região de Antônio Prado
Orientador: Maria Jose Blaskovski Vieira
Data da defesa: 29/08/2017
Marcia de Avila Evangelista
PROCESSO EPENTÉTICO VOCÁLICO NA AQUISIÇÃO DO ESPANHOL L2 POR FALANTES NATIVOS DO PORTUGUÊS
Orientador: Profa. Dra. Cintia da Costa Alcântara
Data da defesa: 23/08/2017
Cesar Trindade de Oliveira
O Infinitivo Flexionado em Português Brasileiro
Orientador: Profa. Dra. Cintia da Costa Alcantara
Data da defesa: 07/07/2017
Texto Completo
Zulmira Alessandra Barckfeld Duarte
Consciência Fonológica e sua relação com a escrita: pistas de consciência fonológica da rima silábica na escrita de crianças estudantes de terceiro ano do Ensino Fundamental
Orientador: Profa. Dra. Cintia da Costa Alcantara
Data da defesa: 22/06/2017
Adriana Muniz Da Cunha
CAMPANHAS PUBLICITÁRIAS QUE “NÃO AMAMOS”: ESTUDO SOBRE PROCESSOS DE SIGNIFICAÇÃO E IDENTIDADES DE GÊNERO NO MEIO DIGITAL
Orientador: Camila Lawson Scheifer
Data da defesa: 06/06/2017
Natalia Giusti Radtke
CAMPANHAS PUBLICITÁRIAS QUE “NÃO AMAMOS”: ESTUDO SOBRE PROCESSOS DE SIGNIFICAÇÃO E IDENTIDADES DE GÊNERO NO MEIO DIGITAL
Orientador: Camila Lawson Scheifer
Data da defesa: 06/06/2017
Bruno Behling Oliveira
Anna Seghers: do exílio de si ao nome próprio
Orientador: Prof. Dr. Helano Jader Cavalcante Ribeiro
Data da defesa: 05/05/2017
Texto Completo
Marcia Evelin Benito Guerrero
TEMPO VERBAL E ACIONALIDADE DO VERBO PRINCIPAL: ESTUDO DESCRITIVO DAS PERÍFRASES ASPECTUAIS COM OS VERBOS FICAR E CONTINUAR COM BASE EM DADOS DE ESCRITA INFORMAL
Orientador: Adail Ubirajara Sobral
Data da defesa: 19/04/2017
Marcia Tavares Chico
“Aos amigos ausentes, amores perdidos e velhos deuses”: considerações sobre o feminino em Sandman de Neil Gaiman
Orientador: Profa. Dra. Daniele Gallindo Gonçalves Silva
Data da defesa: 31/03/2017
Texto Completo
Monica Strelow Vahl
Motivações para a alternância de código português-pomerano entre alunos do Ensino Médio de Arroio do Padre – RS
Orientadora: Profa. Dra. Isabella Ferreira Mozzillo
Data da defesa: 17/03/2017
Texto Completo
Raquel Souza de Oliveira
Currículo ecológico de língua e literatura: o uso de tecnologias móveis para uma abordagem colaborativa
Orientador: Rafael Vetromille-Castro
16/03/2017
Texto Completo
Bianca Legramante Martins
Me manda um whats?! A Aprendizagem de Inglês como Língua Adicional por WhatsApp
Orientador: Rafael Vetromille-Castro
Data da defesa: 15/03/2017
Texto Completo
Ariane Avila Neto de Farias
“Nothing but myself… my (selves)”: A construção da (homo)sexualidade feminina nos poemas de Adrienne Rich
Orientadora: Profa. Dra. Daniele Gallindo Gonçalves Silva
Data da defesa: 09/03/2017
Texto Completo
Ana Paula Giehl de Oliveira
Razão ao avesso: uma análise da representação da loucura, dos loucos e dos manicômios em Cemitério dos Vivos e Diário do Hospício, de Lima Barreto e Um Estranho no Ninho, de Ken Kesey
Orientador: Prof. Dr. Eduardo Marks de Marques
Data da defesa: 03/03/2017
Texto Completo
Fernanda Peres Lopes
Cancelamento variável das vogais átonas finais no falar pelotense
Orientadora: Profa. Dra. Maria José Blaskovski Vieira
Data da defesa: 24/02/2017
Lilian Greice dos Santos Ortiz da Silveira
“Eu não sou o que escrevo ou sim, mas de muitos jeitos”: Autoficção e espaço biográfico em Caio Fernando Abreu
Orientador: Prof. Dr. Aulus Mandagará Martins
Data da defesa: 24/02/2017
Texto Completo
Júlia Costa Mendes
Ideologias linguísticas e bilinguismo: o que é ser bilíngue para monolíngues, para bilíngues leigos e para profissionais bilíngues da área de Letras
Orientadora: Profa. Dra. Isabella Ferreira Mozzillo
Data da defesa: 24/02/2017
Texto Completo
Bruna Teixeira Correa
Aquisição das vogais nasais francesas [ɛ ̃ ], [ã] e [ɔ ̃ ] por aprendizes brasileiros: aspectos acústico-articulatórios
Orientadora: Giovana Ferreira Gonçalves
Data da defesa: 23/02/2017
Texto Completo
Ânderson Martins Pereira
Divergência, insurgência e convergência: uma análise da trilogia Divergente sob a luz das distopias modernas e contemporâneas
Orientador: Prof. Dr. Eduardo Marks de Marques
Data da defesa: 23/02/2017
Texto Completo
Adriano Belmudes Antunes
Narrador e experiência: uma leitura de Reprodução de Bernardo Carvalho
Orientador: Prof. Dr. Aulus Mandagará Martins
Data da defesa: 23/02/2017
Texto Completo
Ívens Matozo Silva
Entre os fantasmas do passado e as ruínas do presente: a decadência familiar em Absalão, Absalão!, de William Faulkner, e Ópera dos mortos, de Autran Dourado
Orientador: Prof. Dr. Aulus Mandagará Martins
Data da defesa: 22/02/2017
Raissa Cardoso Amaral
Festas manchadas de sangue e violência: literatura e história em A festa, de Ivan Ângelo e A festa do bode, de Mario Vargas Llosa
Orientador: Prod. Dr. Alfeu Sparemberger
Data da defesa: 22/02/2017
Texto Completo
Janaína Buchweitz e Silva
Reflexões sobre autoficção: uma leitura de Divórcio, de Ricardo Lísias
Orientador: Prof. Dr. Aulus Mandagará Martins
Data da defesa: 17/02/2017
Texto Completo
Paula Cristiane Bueno Kuhn
A PERCEPÇÃO DE VOGAIS DO INGLÊS POR FALANTES MONOLÍNGUES (PORTUGUÊS) E BILÍNGUES (POMERANO/PORTUGUÊS) E O PAPEL DO BILINGUISMO NO PROCESSAMENTO GRAFO-FÔNICO-FONOLÓGICO DA L3
Orientador: Andréia Schurt Rauber