PPGE

O Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPel oferece, atualmente, os Curso de Mestrado e Doutorado.

O Curso de Mestrado foi criado em 1994, a partir de uma parceria com o Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
Sua criação foi a consolidação de uma expressiva trajetória da FAE/UFPel de compromisso com a construção de uma sociedade democrática e com a qualificação da educação pública e popular em todos os níveis de ensino. De lá para cá muitos foram os esforços institucionais e os avanços na construção de nosso trabalho.

O Curso de Doutorado, como parte do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), tem como objetivo central a formação de pesquisadores com vistas à qualificação de pesquisas comprometidas com uma educação pública, gratuita e de qualidade social, dando continuidade a nossos compromissos político-pedagógicos já existentes tanto no Curso de Mestrado como nos demais cursos da Faculdade de Educação (Especialização em Educação, Especialização em Ciências, Especialização para Professores na Área de Gestão Educacional, Especialização em Alfabetização e Letramento, Curso de Pedagogia Regular (Diurno e Noturno) e Programa Especial de Formação de Professores em Serviço. O Curso de Doutorado responde, portanto, ao desenvolvimento qualitativo e quantitativo das pesquisas desenvolvidas pelo corpo docente da FaE, como também à crescente demanda da Região Sul do Estado do RS (especialmente em nível de doutorado), pois somente em Porto Alegre e na grande Porto Alegre são encontrados cursos nesse nível de ensino. Além disso, o Programa vem sendo procurado por pessoas de outras regiões do Rio Grande do Sul, de outros Estados (Paraná, Santa Catarina e São Paulo) e, também, de outros países (Uruguai e Angola, por exemplo), fato que se evidencia no crescente número de candidatos desses diferentes locais que têm participado dos processos seletivos de nossos Cursos nos últimos anos.

Com efeito, a Faculdade de Educação (FaE) tem-se tornado um ponto de referência na formação de novos pesquisadores e nos debates educacionais, especialmente na região sul, onde é crescente sua intervenção no cenário educativo, participando de debates e de elaboração de políticas educacionais com Prefeituras da microrregião, em Sindicatos Docentes e junto a diferentes movimentos sociais, direta ou indiretamente ligados à educação científica, a curto e médio prazo, na direção de ampliarmos, de modo orgânico, nossos Grupos de Pesquisa e suas produções intelectuais e científicas.

Atualmente o Programa conta com um corpo de docentes e de pesquisadores da própria FAE/UFPel que, além de dar sustentação às atividades fundamentais dos Curso de Mestrado e Doutorado, vem ampliando e consolidando sua produção intelectual e científica em diferentes instâncias da sociedade.

Estrutura Curricular Disciplinas

Publicado em Notícias.