Programa de Acompanhamento dos Ingressantes

Grupo PET Engenharia Agrícola realiza projeto de Acompanhamento de Ingressantes e Alunos do curso durante o ano de 2020.

O projeto PAI tem a intenção de manter um contato direto com seus ingressantes proporcionando a eles um melhor acolhimento e em longo prazo influenciar na redução da evasão do curso de Engenharia Agrícola. Neste ano imensamente atípico que foi 2020, a importância de estabelecer contato com esses alunos se tornou maior ainda, visto que por conta da pandemia, muitas famílias acabaram sendo prejudicado de diversas formas, o PET então manteve contato com os ingressantes por meio de questionários online, para retirar informações sobre aspectos que envolvem o cuidado com o vírus, obtenção de recomendações para evitar o contágio, se algum destes havia sido contaminado já, dentre outros questionamentos.

A resposta obtida pela primeira ação a distância que o grupo realizou foi tão satisfatória que ao longo dos meses, o PET resolveu ampliar o público alvo dos questionários, lançando este trabalho também com todos os alunos do curso de Engenharia Agrícola. Essa grande ação proporcionou ao grupo uma visão mais ampla de como cada um estava se sentindo em relação ao período em que estamos vivenciando, e também pode identificar 4 alunos em situação de vulnerabilidade por conta da pandemia. Diante disto, o grupo passou a situação destes alunos aos órgãos competentes da Universidade, porém só isto não foi suficiente, tínhamos um caso mais grave e então o PET com a ajuda de alguns professores, se mobilizaram para realizar uma doação de aproximadamente 3 cestas básicas ao mesmo.

Tendo uma visão distante do mercado de trabalho, resultado negativo do calendário EAD, esses alunos careciam de um conteúdo mais “pratico”. Tentando auxiliar nesse quesito, o PET teve a iniciativa de realizar LIVES em seu Instagram para que a comunidade acadêmica de Engenharia Agrícola tivesse um material de qualidade, com curiosidades, temas distintos, e profissionais capacitados atuantes de diferentes áreas do Agronegócio em geral. Ao total foram realizadas 23 Lives nesse formato, conseguindo atingir nosso público alvo que são os estudantes do curso levando conhecimento a diversas regiões do país com essa ação.