Notícias

Quiz ‘QUE OBRA DE ARTE É ESSA?’

‘Que obra de arte é essa?’ é um quiz feito pela petiana Vanessa Dias, acontece através da rede social Instagram do PET Artes Visuais, lançado sempre as sextas-feiras as 17h, com uma obra de uma artista diferente. As perguntas são em relação a obra e a artista, podendo ter dicas, enquete, caixa de feedback, música, figurinhas, imagens, texto, etc., sendo livre a forma de perguntar e provocar aproximações para interagir melhor com o público. Um dia depois de lançadas as perguntas, são postadas as respostas em formato de texto, não ultrapassando 4 parágrafos. Nesses breves textos a petiana apresenta um pouco da biografia da artista, notas sobre o trabalho apresentado e sobre o tema que a artista aborda em sua poética, podendo aparecer trechos de entrevistas com a própria fala da artista.

A pesquisa de documentos e imagens, a seleção das artistas atende critérios estabelecidos como: a representação e a representatividade dessas mulheres artistas na arte contemporânea. Isto é, buscar artistas reconhecidas e, outras pouco conhecidas pelo público, cuja relevância recai sobre uma poética conectada com as pautas que contribuem para o pensamento feminista. As informações são coletadas em sites institucionais de museus e galerias, artigos e pesquisas acadêmicas, bancos de dados sobre artes visuais, catálogos e nos sites das próprias artistas, quando disponíveis. O projeto de design visual é realizado e o material lúdico educativo é disponibilizado.

 

“É de forma estratégica que elaboro o quiz “Que obra de arte é essa?” aliando ao projeto as pautas feministas, que problematizam sobre a invisibilidade da mulher artista. Para reverter o “silenciamento histórico” em torno do protagonismo feminino, muitas pesquisas vêm sendo desenvolvidas, nas diferentes áreas do saber. Nas artes o enfrentamento precisa ultrapassar tradições e hierarquias, ainda presentes no próprio sistema, em termos de exibição, constituição de acervos, curadorias, entre outras pautas.” – Vanessa Dias

Tema Rowling por Anders Norén. Criado com WordPress.