[Gustavo Campos – Bacharelado em Artes Visuais]
17 de junho de 2019, primeira oficina realizada na escola.
Nela foi tratado inicialmente o contexto histórico dessa linguagem, aspectos de sua origem e as relações com o grafite brasileiro contemporâneo, onde os estudantes ouviram, falaram e tiraram suas duvidas sobre o tema. Depois de conceituados e orientados deu-se inicio então a produção prática da atividade. Os participantes pareciam tímidos à lata de spray no primeiro contato, porém no desenrolar da oficina todos experimentaram colocar, através da tinta na parede, um pedacinho de si na escola. No dia em questão as turmas 1001, 1002 e 1003 (primeiros anos) desenvolveram os grafites conjuntamente em uma das paredes do pátio, o momento foi de descontração e divertimento entre os estudantes ali presente. Futuramente o mural foi elogiado pelos colegas, professores e a direção da escola.
-Registros da oficina de Grafite-
Passadas as férias de julho, foram retomas as oficinas na escola, desta vez a linguagem trabalhado com o stencil.
Para abordar o tema foi necessário relacioná-lo com a produção e os fins adotados no Brasil. A parte prática dessa oficina se estendeu por três encontros, tendo em mente que o processo necessita de bastante tempo de fazer manual e as atividades se desdobram em 45 minutos. Dessa forma, no primeiro encontro os participantes transferiram as imagens da impressão em sulfite para a folha de acetato com caneta permanente, no segundo começaram a cortar as matrizes e no terceiro por fim, foram feitas as impressões em camisetas, cadernos e até mesmo no mural de grafite produzido anteriormente.
-Registros da oficina de Stencil-
Nas oficinas subsequentes, já em setembro, o trabalho com os estudantes passou a abordar uma terceira linguagem, a das Fanzines.
Não diferente das outras oficinas, a contextualização história se fez necessária, buscando mostrar de que maneira figuras com uma produção independente utilizaram a linguagem de forma artística ou até mesmo informativa como ferramenta, ao longo do movimento. O resultado da produção dos participantes não poderia ser melhor, as zines elaboradas mostraram uma grande desenvoltura ao realizar a atividade proposta.
-Registros da oficina de Zine e Mini-publicações-
A oficina de livro de artista foi realizada pela petiana Lais Possamai na Escola Mario Quintana, junto ao Grupo de Pesquisa Lugares-livro. A proposição de produção de livros de artista coletivos surgiram a partir da leitura do livro “A Vida Íntima de Laura”, de Clarice Lispector com as turmas do quarto ano, onde os alunos descreveriam seus “sentimentozinhos” e “pensamentozinhos” de acordo com o descrito no livro.