Graduação

Para solicitar aproveitamento de estudos o discente deverá procurar o colegiado do seu curso, preencher o “requerimento para aproveitamento de estudos” e entregar os seguintes documentos:
a) para componentes cursados na UFPEL deverá ser anexado o histórico contendo nota e carga horária, além dos conteúdos programáticos, quando o colegiado julgar necessário;
b) para disciplinas cursadas em outra instituição deverá ser anexado o histórico escolar contendo nota e carga horária, além de conteúdos programáticos, obrigatoriamente.

Informações complementares e formulários, disponíveis em: https://wp.ufpel.edu.br/cra/aproveitamento-de-disciplina/

O atestado de matrícula pode ser emitido das seguintes formas:
I – Através do Sistema Cobalto: O discente deverá fazer login no sistema acadêmico, acessar o menu “Aluno/Consultas/Matrícula” e clicar em “Imprimir”, será gerado um arquivo no formado PDF para a impressão;
II – No Colegiado do curso: discente deverá portar documento de identificação com foto e solicitar a emissão do atestado no colegiado do seu curso;
III – Na Coordenação de Registros Acadêmicos: discente deverá portar documento de identificação com foto e solicitar a emissão do atestado na CRA.

O cancelamento pode ser solicitado de duas formas:
1. Presencialmente – o próprio discente ou seu procurador legal deverá preencher requerimento de cancelamento de matrícula e entregar na Coordenação de Registros Acadêmicos (CRA);
2. Via correio – O discente poderá enviar à CRA o requerimento de cancelamento de matrícula preenchido e assinado com firma reconhecida em cartório.

Obs.: Não há taxas a serem pagas. Caso seja necessário, o comprovante de cancelamento pode ser solicitado junto ao cancelamento da matrícula.

Informações complementares e formulários, disponíveis em: https://wp.ufpel.edu.br/cra/cancelamento-de-matricula/

A segunda via de diploma deverá ser solicitada na Coordenação de Registros Acadêmicos, mediante pagamento de taxa, apresentação dos documentos necessários e preenchimento de requerimento, explicitando o motivo para a solicitação.
A solicitação poderá ser realizada pelo egresso ou seu procurador legal, presencialmente ou pelo correio.

Documentos para solicitar a segunda via de diploma:
1. Diploma original (somente em caso de danificação).
2. Cópia simples da Cédula de identidade (RG ou RNE). O RG é a cédula de identificação emitida pelos órgãos de segurança pública, não será aceito outro documento;
3. Cópia simples do CPF;
4. Procuração (para solicitações realizadas por representante do diplomado).

Informações complementares e formulários, disponíveis em: https://wp.ufpel.edu.br/cra/solicitacao-de-2a-via/

O discente que, por impedimento legal devidamente comprovado, faltar a uma avaliação, poderá realizá-la em outro momento, desde que requeira por escrito ao colegiado do curso, até 3 (três) dias úteis após a realização da avaliação anterior:
I – Caberá ao colegiado de curso deliberar sobre a solicitação do aluno, encaminhando-a ao Departamento ou Câmara de Ensino responsável pelo componente curricular em até 3 dias úteis, para definição de nova data para a avaliação.

Informações complementares e formulários, disponíveis em: https://wp.ufpel.edu.br/cra/avaliacao-segunda-chamada/