Diploma

A Universidade outorgará diploma que comprove a formação recebida pelo seu titular, somente após a verificação do cumprimento das exigências do currículo do curso ao qual o discente esteve vinculado e participação, devidamente comprovada através de ata, em solenidade de colação de grau, conforme a legislação vigente.

Receberei meu diploma no dia da formatura?

Depende. O diploma poderá ser entregue no ato da colação de grau ou após a colação. Existem prazos e requisitos a serem cumpridos pelo Colegiado do Curso e pelo discente para que o diploma possa ser entregue no dia da formatura. Veja Colação de Grau e verifique junto a secretaria do Colegiado do Curso se a sua turma receberá o diploma na formatura.

Qual o prazo de entrega do diploma?

Se o diploma não foi entregue na colação de grau, o prazo para entrega do documento vai de 60 até 120 dias após a colação de grau. 

Tenho urgência para retirar meu diploma. Como procedo?

Veja Solicitação de urgência de diploma

Onde retiro meu diploma?

O diploma será entregue pela Unidade Acadêmica do curso, diretamente ao discente ou ao seu representante legal. Não há envio de diploma pelos Correios ou outro semelhante.

Discentes vinculados ao programa PEC-G receberão seus documentos na autoridade consular brasileira no seu país de origem.

Posso receber meu diploma em formato digital?

No momento, a UFPel não emite diploma digital. O sistema está em adequação para o atendimento das normas legais.

O Certificado de Conclusão de Curso pode ser gerado digitalmente dentro do sistema Cobalto. É um documento provisório, com validade de 6 meses e que atesta a conclusão do curso e a tramitação do diploma. Saiba mais no link.

Outra opção é a Certidão de Registro de Diploma, uma vez que o diploma já esteja registrado. Veja mais no link. 

Preciso verificar a autenticidade de um diploma emitido pela UFPel. Como proceder?

Veja Verificação de Autenticidade de Diploma. Diplomas registrados a partir de maio de 2019 podem ser verificados através da Consulta ao registro de diplomas de graduação

Preciso reconhecer a firma das autoridades que assinaram meu diploma. Como proceder?

A UFPel não faz o reconhecimento das firmas. A maioria das autoridades que assinam diplomas, incluindo ex-Reitores e funcionários da CRA, têm cartão de assinatura no Cartório Lorenzi ou no Cartório Zulmira, na cidade de Pelotas. Procure o cartório para maiores informações.

Veja também: Certificado de Conclusão de Curso; Certidão de Registro; Solicitação de urgência de Diploma; 2ª via de Diploma; Apostilamento de Diploma; Verificação de Autenticidade de Diploma; Revalidação de Diploma; Revalida (Medicina). 

Base legal: 

Portaria MEC nº 1.095, de 25 de outubro de 2018.

Parecer CNE/CES 379/2004, de 08 de dezembro de 2004.