Ingresso pelo SISU

O SISU é a principal forma de ingresso de alunos da UFPel, é destinada à todos que participam do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).

O Sistema de Seleção Unificada (SISU) foi desenvolvido pelo Ministério da Educação como forma de selecionar os candidatos às vagas das instituições públicas de ensino superior que optaram por utilizar a nota do Exame Nacional do Ensino Médio como processo seletivo de ingresso. A seleção é feita pelo Sistema com base na nota obtida pelo candidato no ENEM.

COMO FUNCIONA

Os candidatos selecionados pelo Sistema de Seleção Unificada, realizado pelo Ministério da Educação (MEC), são informados à UFPel  em ordem de classificação, dentro de duas etapas de seleção, que são:

  • Chamada Regular
  • Lista de Espera

A UFPel, por sua vez, informa por edital as datas, horários, local e a documentação exigida para a realização da matrícula. Todas essas informações estão disponíveis na página: https://wp.ufpel.edu.br/sisu/. Para as matrículas dos aprovados na Chamada Regular as datas são definidas pelo MEC, na Lista de Espera os procedimentos são regrados diretamente pela UFPel.

As modalidades de ingresso na UFPel via SISU, poderão ser por Ampla Concorrência ou por Sistemas de Cotas (Lei 12.711/12 e Lei 13409/16) conforme a opção informada pelo candidato no momento da inscrição no Sistema de seleção Unificada.

Outras informações sobre este processo seletivo poderão ser obtidas na página: http://sisu.mec.gov.br/