Colação de Grau (Formatura)

Definição

A colação de grau é uma cerimônia de caráter obrigatório para a outorga do grau de bacharel, licenciado ou tecnólogo, de acordo com o curso que o discente concluiu.

Como solicitar

Discentes com ingresso a partir de 2018/1 deverão observar o disposto na Resolução nº 05/2018/CONSUN, que normatiza as colações de grau institucionais. O mesmo vale para discentes com ingresso anterior a 2018/1 que optarem por participar de colação de grau institucional.

Discentes com ingresso anterior a 2018/1 que não optarem pela colação de grau institucional, deverão contatar o colegiado de curso que tratará com a direção da unidade acadêmica, órgão responsável pela definição das datas das colações de grau, externas e internas,  as possíveis datas para realização das colações de grau.

IMPORTANTE! Durante o momento de pandemia de COVID – 19, todas as formaturas serão internas e poderão ser realizadas por videoconferência ou na modalidade não presencial. (Parecer normativo COCEPE Nº 14/2020 e Portaria Nº 649/2020)

Fluxograma

EtapaResponsávelProcedimento
1Discente– Solicitar formatura pelo COBALTO.
2Colegiado– Verificar se o aluno tem expectativa de colar grau no final do período letivo; – Cadastrar formatura e prováveis formandos no sistema acadêmico; – Liberar alunos para colação de grau.
3CRA– Homologar liberação para colação de grau. – Disponibilizar os certificados de conclusão de curso, pelo sistema acadêmico, após o recebimento da ata da colação de grau.

Legislação específica:

Resolução N° 05/2018