Projetos de Ensino

1) Como cadastrar um projeto com ênfase em ensino?

O cadastro é efetuado diretamente no sistema COBALTO, com acesso em: Projetos Unificados – Cadastros – Projeto – Novo

2) Preciso enviar a proposta do projeto via SEI?

Não, o envio da proposta para apreciação é efetivado ao clicar em ENVIAR, quando passará do status “Editando” para “Em análise da Comissão Interdisciplinar de Projetos”. Todo o processo de aprovação se dará via COBALTO.

3) Existe prazo para submeter um projeto?

As propostas podem ser submetidas a qualquer tempo, desde que em tempo hábil de apreciação pelas instâncias. NÃO É PERMITIDO CADASTRO RETROATIVO, ou seja, de propostas que já ocorreram ou que já iniciaram.

4) Submeti um projeto e foi devolvido para adequações, como visualizo o parecer?

Na aba “tramitação” é possível verificar o registro eletrônico da tramitação realizada, bem como o conteúdo dos pareceres emitidos pelas Comissões/Direção da Unidade.

5) Não consigo cadastrar os colaboradores e os participantes na equipe do projeto, o que devo fazer?

Somente o coordenador e o adjunto deverão ser cadastrados diretamente na equipe do projeto. Os demais participantes/colaboradores deverão ser inseridos direto nas ações. A aba “equipe” do projeto é o espelho da equipe que ficar cadastrada em todas as ações.

6) Como cadastrar alguém que não é da UFPEL no projeto?

Para cadastro de pessoa externa, acessar no COBALTO: Cadastros – Pessoa (não UFPEL), preencher os dados e salvar. Depois é só inserir o integrante na ação ou nas ações correspondentes a sua participação.

7) Para enviar o projeto preciso ter todas as ações já cadastradas?

No momento do envio da proposta, é necessário prever que pelo menos uma ação esteja sendo desenvolvida durante todo o período de execução do projeto. Demais ações poderão ser cadastradas a qualquer tempo.

8) Não sei que tipo de ação cadastrar, como posso ter mais informações sobre elas?

Você pode acessar nosso tutorial de cadastro de projetos e ações de ensino em: https://wp.ufpel.edu.br/cec/projetos-de-ensino/projetos-unificados-atual/

9) Como faço para alterar o Coordenador do projeto ou um participante?

A alteração na Coordenação do projeto deve ser efetuada por intermédio do SEI, preenchendo o documento PRE Alteração de Coordenação de Projeto de Ensino, com posterior envio ao NUPROP.Todos os demais participantes e colaboradores devem ser alterados diretamente na equipe das ações.

10) Como enviar um relatório de projeto?

Para enviar um relatório, acesse no COBALTO o menu Projetos Unificados – Cadastros – Relatório – Novo. Selecionar o projeto, preencher todos os campos na opção correta (PARCIAL ou FINAL) e clicar em ENVIAR. Basta esse procedimento, o processo no SEI será iniciado pela CIP. IMPORTANTE: após a homologação do relatório não será possível fazer alterações, então todos os participantes e colaboradores já devem estar cadastrados na equipe das ações antes do envio.

11) Meu projeto está terminando e não concluí as atividades, posso solicitar prorrogação?

Para dar sequência às atividades de um Projeto que está perto de finalizar há 2 opções no sistema unificado: PRORROGAÇÃO e RENOVAÇÃO.

A prorrogação poderá ser concedida uma única vez, por no máximo 12 meses, nos casos que por motivo justificado o Programa ou Projeto não tenha sido concluído no prazo previsto.

A Renovação: poderá ser concedida sempre que houver o interesse na reedição/reoferta do projeto.

Em ambos os casos, a solicitação deve ser efetuada antes do término da vigência do projeto. Para solicitar prorrogação ou renovação de projetos, acesse no COBALTO o menu Projetos Unificados – Cadastros – Prorrogação (ou Renovação) – Novo. Preencher todos os campos e clicar em SALVAR. Basta esse procedimento, o processo no SEI será iniciado pela CIP.

12) Cadastrei uma ação mas não executei conforme previsto, como faço para cancelar ou antecipar a data de término?

O cancelamento de projetos e ações ou alteração de vigência deve ser solicitado através de um processo no SEI com envio à Unidade NUPROP.

13) Sou coordenador de projeto, como solicito os certificados para os participantes?

A certificação dar-se-á de forma automatizada, após a homologação do relatório. Todos os participantes, ouvintes e membros da equipe de trabalho deverão ser cadastrados diretamente na equipe das ações antes do envio do relatório parcial ou final, pois não será possível fazer alterações após a homologação do relatório, ou seja, se o participante não estiver previamente cadastrado não terá acesso à certificação.

14) Participei de um projeto, como acesso meu certificado?

Os certificados ficam disponíveis após a aprovação do relatório da ação ou do projeto direto no acesso livre do sistema COBALTO, em Certificados. Para ações ou projetos que ainda não finalizaram é possível acessar o atestado na aba Projetos Unificados – Consultas – Atestados.

15) Coordeno um projeto de ensino que ainda não está no módulo Unificado, como faço o relatório?

Todas as informações sobre relatórios e certificação do módulo anterior estão disponíveis em: https://wp.ufpel.edu.br/cec/projetos-de-ensino/certificacao/