Aproveitamento de Estudos

Definição

Discente que cursou com aprovação componente curricular de curso de graduação ou pós-graduação poderá solicitar aproveitamento de estudos, dentro dos prazos previstos no calendário acadêmico.

Para obter o aproveitamento, a atividade curricular cursada deverá contemplar, no mínimo, 75% da carga horária e do conteúdo da atividade curricular pretendida, sendo facultada ao professor responsável pelo componente curricular a realização de avaliação especial para eventual complementação.

Como Solicitar

Para solicitar o aproveitamento de estudos o discente deverá procurar o colegiado do seu curso, preencher o “requerimento para aproveitamento de estudos” e entregar os seguintes documentos:

a) para componentes cursados na UFPEL deverá ser anexado o histórico contendo nota e carga horária, além dos conteúdos programáticos, quando o colegiado julgar necessário;

b) para disciplinas cursadas em outra instituição deverá ser anexado o histórico escolar contendo nota e carga horária, além de conteúdos programáticos, obrigatoriamente.

Requerimento

Requerimento de aproveitamento de estudos

Fluxograma

EtapaResponsávelProcedimento
1Discente– Preencher e assinar o requerimento para aproveitamento de estudos; – Anexar histórico; – Anexar conteúdo programático, conforme o caso; – Entregar os documentos no colegiado do curso.
2Colegiado– Abrir processo no SEI; – Digitalizar e anexar a documentação do discente; – Encaminhar ao docente responsável.
3Docente– Analisar a solicitação; – Emitir parecer; – Encaminhar à coordenação do curso.
4Coordenador do curso– Preencher e assinar o parecer final de aproveitamento; – Encaminhar para CRA.
5CRA– Registrar aproveitamento no COBALTO.