Início do conteúdo

Cooperação acadêmica entre a Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e a University of Michigan (UMICH) reforçada através do PrInt/UFPel – Prof. Rafael Lund realizou pós- doutorado na instituição americana

A University of Michigan (UMICH) – School of Dentistry está localizada na cidade de Ann Arbor, Estado de Michigan, EUA, e é considerada a 1ª universidade na área de Dentistry & Oral Sciences do 2021 Global Ranking of Academic Subjects da Academic Ranking of World Universities (ARWU). Shangai Ranking. Disponível em: http://www.shanghairanking.com/; 23a no World´s Top Universities do QS – World University Rankings – Global. Disponível em: https://www.topuniversities.com/university-rankings/world-university-rankings; 58ª no ranking Mundial da Ranking Web of Universities (RWU) – Disponível em: http://www.webometrics.info/en; e 22ª posição no The World University Rankings 2021 da THE (Times Higher Education) – Disponível em: https://www.timeshighereducation.com/world-university-rankings.

O prof. Rafael Lund (docente do Programa de Pós-Graduação em Odontologia da UFPel), retornou ao Brasil em janeiro de 2021 após realizar um estágio de pós-doutoramento naquela instituição, no período compreendido entre Dezembro de 2019 e Dezembro de 2020, no Laboratório de Biologia Epitelial, no Departamento de Periodontia e Medicina Oral, sob a supervisão dos professores: Dr. Cristiane Squarize e Dr. Rogerio Castilho. No pós-doutoramento, o prof. Rafael Lund realizou experimentos relacionados à linha de pesquisa do projeto de pós-doutoramento proposto intitulado: “O papel de biomembranas funcionalizadas contendo lectinas na via de sinalização PI3K / AKT relacionada à cicatrização de feridas cirúrgicas: ensaios celular e molecular, e modelo animal“. Com este projeto, realizou diferentes metodologias, incluindo: ensaio de Scratch Assay, imunofluorescência e ensaios de citometria de fluxo operacional (FACS). Além disso, durante este período ele realizou um novo protocolo de laboratório para cultura de esferóides propondo uma melhor abordagem metodológica no campo da regeneração tecidual. Possui artigos e patentes na área de desenvolvimento de biomateriais e a experiência internacional lhe possibilitou conhecer novas metodologias de avaliação em biologia oral para aplicar na sua linha de pesquisa.

O pesquisador foi contemplado com bolsa da CAPES de Pesquisador Visitante Sênior, através do Edital No 77/2019 – PrInt/UFPel – 2ª Chamada, e está inserido com pesquisador no projeto intitulado: “Criação do Núcleo Temático de Inovação em Nanomedicina (Nanomed)”. A colaboração internacional estabelecida visou o desenvolvimento conjunto de atividades de pesquisa onde houve demanda e interesse recíproco entre as Universidades, UFPel e UMICH, e os pesquisadores envolvidos. Por meio da mobilidade acadêmica, o programa Capes Print/UFPel indubitavelmente fomenta e incentiva a ampliação e consolidação das ações de internacionalização na pós-graduação.

Professor pesquisador Rafael Lund no Laboratory of Epithleial Biology (Castilho Lab)

Apresentação de trabalhos no ResearchDay 2020, evento de pesquisa anual promovido pela Shool of Dentistry – University of Michigan.

Confraternização com a equipe do Laboratory of Epithelial Biology (Castilho Lab). Na sequência da esquerda para a direita, desde o fundo, destacam-se: Dr. Cristiane Squarize (UMICH), Dr. Rogerio Castilho (UMICH), Dr. Eliete Guerra (UnB), Dr. Liana Webber (UMICH) , Patrícia Nascente (UFPel) e Rafael Lund (UFPel)

Publicado em 15/09/2021, em Notícias.