Estágios

O que são os estágios?
O estágio se caracteriza como um ato educativo supervisionado, que visa o aprendizado de competências próprias da atividade profissional e à contextualização curricular, objetivando o desenvolvimento do aluno para a vida cidadã e para o trabalho. Sendo divididos em duas modalidades:

- obrigatório: definido como pré-requisito no PPC do curso para aprovação e obtenção de diploma;
- não-obrigatório: desenvolvido como atividade opcional, acrescida à carga horária regular e obrigatória. Atualmente, o PPC não contempla este tipo de estágio.
Estágios curriculares obrigatórios
Os estágios supervisionados obrigatórios iniciam no quarto semestre, à partir de atividades intramuros, através da observação de atividades clínicas do 6º ao 10º semestres, onde os alunos conhecem a realidade dos indivíduos que necessitam de assistência odontológica, aproximam-se dos instrumentais e materiais utilizados no atendimento odontológico e estabelecem inter-relações entre as disciplinas básicas e clínicas.

As atividades extramuros em Unidades Básicas de Saúde (UBS) da Secretaria Municipal de Saúde passam pelo diagnóstico de saúde da população da área de abrangência, planejamento, desenvolvimento e avaliação de ações de promoção de saúde, prevenção de doenças e recuperação da saúde e participação no processo de referência e contra-referência entre os níveis primário e secundário (Centros de Especialidades Odontológicas CEO e Laboratório Regional de Prótese Dentária LRPD).

Em relação aos estágios em TCC Projeto e em Pesquisa Odontológica I e II, estes visam contemplar aspectos teóricos e metodológicos do trabalho de conclusão de curso do estudante. Assim, durante o 8º, 9º e 10º semestres, possibilitarão ao acadêmico o ingresso na iniciação científica, dando condições de iniciar sua participação em grupos de estudo e pesquisa, através de estágios em pesquisas em desenvolvimento por docentes.
Como é a avaliação dos estágios?
Os estágios não são passíveis de exame, onde o aluno pode receber apenas o conceito de aprovado ou reprovado. A avaliação dos estágios é individual, sendo que nos estágios intramuros, com atividades clínicas, a aprovação é realizada por meio de ficha de desempenho de atividades práticas. Para a aprovação no estágio são avaliados, a frequência e o relatório das atividades desenvolvidas.

O estágio na UFPel, obrigatório e não obrigatório, está regulamentados pela Lei 11.788, de 25 de setembro de 2008, e pelas DCN dos cursos de graduação em Odontologia, bem como deve estar de acordo com o Regulamento do Ensino de Graduação, Resolução nº 29, de 13 de setembro de 2018, e demais regulamentações vigentes na UFPel.