Trabalho de Conclusão de Curso - TCC

O que é o TCC?

O TCC é um trabalho que deve ser apresentado na forma de dissertação científica, monográfica, onde os alunos concluintes, sob a orientação do professor, devem elaborar e defender. O TCC tem caráter obrigatório, de acordo com o Artigo 12 das Diretrizes Curriculares do Conselho Nacional de Educação. O acadêmico pode desenvolver sozinho ou com um colega, obedecendo as etapas da imagem abaixo:

 

O objetivo da elaboração e apresentação dos trabalhos de TCC é criar um espaço para os estudantes iniciarem-se no campo da pesquisa, buscando não só ampliar os conhecimentos adquiridos ao longo da graduação mas, proporcionar respostas a algumas dúvidas, servindo para nortear futuros trabalhos de pesquisa. Na Faculdade de Odontologia, a elaboração do TCC constitui-se em mais um momento de flexibilização dentro do curso, já que a escolha do tema e do orientador ficam a cargo do aluno, sob supervisão do colegiado.

 

Quais os momentos de avaliação?

a obrigatoriedade da defesa e a realização de 150 horas relógio de TCC para integralização do curso de Odontologia. No oitavo e nono semestres, o aluno será avaliado pelo professor responsável e de acordo com a caracterização da unidade, será considerado aprovado ou reprovado, não sendo passível a realização de exame (artigo 150, parágrafo 6º, da resolução 29 do COCEPE do Regulamento do Ensino de Graduação (2018). A última etapa consiste na apresentação do trabalho e avaliação conduzida por uma banca de três professores: professor orientador e dois professores de áreas afim. Após a arguição e defesa o aluno poderá ser considerado aprovado ou reprovado.

 

 

Fluxo para defesa:

 

 

Solicitar Documentação (Portaria e Ata) de TCCs:

Preencha o formulário aqui.

 

Documentos relacionados:

Formulário de Avaliação do TCC

Parecer Normativo TCCs 2020

Portaria Biblioteca

 


 

Já defendi o TCC. Como/onde envio a versão final?

Após realizar as correções que a banca e seu orientador fizeram sobre o seu TCC, você pode encaminhar a versão final preenchendo este formulário.

 

 


 

Para assistir os TCCs apresentados de maneira remota, acesse o canal do youtube. E siga o perfil dos TCCs da FO-UFPel no instagram para ficar por dentro dos calendários e atividades.