Início do conteúdo

Quer receber todas as notícias da Faculdade de Odontologia da UFPel no seu email? Se inscreva no OdontoNews.

 

    Notícias
  • ⚠️Datas dos 3 ciclos de ofertas concentradas para o curso de Odontologia em 2022⚠️

    Prezados estudantes,
    confiram as datas dos 3 ciclos de ofertas concentradas para o curso de Odontologia em 2022 (cronograma de ofertas aprovado pelo COCEPE em 22/12/2022 – Processo SEI 23110.033370/2021-14):

    1º ciclo de ofertas concentradas (vinculado ao calendário 2021/2 da UFPel):

    31/01 à 06/05 (14 semanas)

    exames: 09 a 13/05

     

    2º ciclo de ofertas concentradas (vinculado ao calendário 2022/1 da UFPel):
    23/05 à 26/08 (14 semanas)

    exames: 29/08 a 02/09

     

    3º ciclo de ofertas concentradas (vinculado ao calendário 2022/1 da UFPel):

    12/09 à 16/12 (14 semanas)

    exames: 19 a 23/12

    Importante: Acompanhem a grade horária publicada no site da FO

    (https://wp.ufpel.edu.br/odontologia/ensino/graduacao/grade-horaria/)

  • UMA VIDA DEDICADA À FACULDADE DE ODONTOLOGIA DA UFPEL: PROFESSORA LILI LUSCHKE BAMMANN

    Nascida em 09 de junho de 1941, aos 20 anos de idade, no mês de janeiro de 1961, a jovem Lili Bammann se candidatou a uma vaga no curso de Odontologia da Universidade do Rio Grande do Sul (futura UFPel), tendo sido aprovada em 3º terceiro lugar no referido vestibular.

    No final de 1964, ano de mudanças políticas e sociais no país, ela concluiu o curso.

    A aluna Lili e colegas em uma aula de Fisiologia, ministrada pelo professor Nova Cruz, na Faculdade de Odontologia, no ano de 1961.

    Logo após a sua formatura, o professor Paulo Assumpção Osório a indicou como estagiária na disciplina de Microbiologia, tendo sido esse seu campo de estudos, pesquisas e dedicação como docente durante todo o período no qual trabalhou na universidade.

    Ainda na década de 1960, foi contratada para ministrar aulas de Microbiologia também no curso de Medicina, o qual, na época, era oferecido pelo IPESSE (Instituto Pró-Ensino Superior do Sul do Estado), exercendo, portanto, a docência entre os dois cursos. Durante esse período, fez uma especialização em Microbiologia no Instituto de Microbiologia da UFRJ (1966). Em 1968, por meio de concurso público, foi nomeada professora catedrática da disciplina de Microbiologia, na Faculdade de Odontologia da URGS, exatamente um ano antes da criação da UFPel.

    A aluna Lili, com a colega Clari da Silveira, posando para o álbum de fotos da formatura, presente do paraninfo da turma, professor Nova Cruz, em 1964.

    Já na década de 1970, a professora Lili fez Mestrado na UFRJ (1974) e, entre 1975 e 1979, cursou Doutorado também na UFRJ, tendo feito parte dessa pós-graduação com bolsa CAPES, na área de Microbiologia, sob orientação do Dr. Ronald Gibbons,  nos Estados Unidos, em Boston, na Harvard School of Dental Medicine, uma das maiores instituições de pesquisa em Odontologia. É provável que ela tenha sido uma das primeiras doutorandas a realizar o curso na modalidade “sanduíche”. Tais conquistas, raras para as mulheres daquela época, demonstram o espírito destemido, irreverente e, ao mesmo tempo, determinado e disciplinado da professora Lili, o qual fez com que ao longo de sua vida conquistasse tantos afetos e admiradores, distribuídos entre amigos, alunos, professores e funcionários da UFPel.

    Muito embora tenha obtido o grau de Cirurgiã-dentista, não chegou a exercer a profissão nem por um ano, pois, trabalhar no laboratório de Microbiologia e ministrar aulas eram as atividades que a fascinavam e que realizou por 27 anos e 11 meses, tendo se aposentado em 1997. Entretanto, mesmo nessa nova condição, foi convidada a continuar dando aulas na Faculdade de Odontologia por algum tempo, se afastando, assim, gradualmente, das atividades acadêmicas. Nas palavras da professora Lili, esse período: “Foram anos que vivi intensa, entusiástica e harmonicamente com o “macro mundo”, em todos os seus aspectos, e com o micro mundo – o Maravilhoso “Mundo” dos Microrganismos” (2013, p. 66).

    Além de dedicada professora, também costumava participar das Semanas Acadêmicas Odontológicas, dos churrascos, festas, boates da Odonto, do Centro Acadêmico, enfim, além de ensinar, ela também tinha participação ativa junto aos momentos de confraternização da comunidade acadêmica, tendo sido uma querida parceira de todos que com ela conviveram. Foram 80 anos de vida, vividos com energia e vigor, tendo deixado ensinamentos que atingiram muitas outras vidas, nas quais deixa saudades.

    Professora Lili fazendo um discurso no churrasco de encerramento em uma Semana Acadêmica nos anos 1990.

     

    Professora Lili com um grupo de alunos durante um show no Teatro Sete de Abril, um evento realizado durante uma Semana Acadêmica dos anos 1990.

     

    Paraninfa da turma de 1996/1.

     

    Passeio ciclístico organizado pela professora Lili, durante uma Semana Acadêmica Odontológica em 1980.

     

    Em setembro de 2011, durante as comemorações do centenário da Faculdade de Odontologia da UFPel, alguns professores foram homenageados pelas suas contribuições à instituição, dentre eles, a professora Lili.

     

    Fontes:

    Entrevista realizada em 13 de maio de 2021.

    UFPEL: Memórias em livro. Org. Ágata Miranda Hax, et al. Porto Alegre: Costoli, 2013.

    Fotos:

    Acervo de Dora Coutinho de Oliveira, Márcia Bueno Pinto e Adriana Etgs.

  • Questionário – Critérios à serem aplicados na ocupação dos espaços Clínicos da FO

    Conforme PORTARIA Nº 39, DE 13 DE OUTUBRO DE 2021 e considerando o processo nº 23110.027951/2021-17 somos a Comissão Consultiva do Conselho Departamental da Faculdade de Odontologia, designada para tratar do uso de espaços clínicos da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Pelotas.

    Neste formulário estamos coletando sugestões para os critérios a serem aplicados na ocupação dos espaços Clínicos da Faculdade de Odontologia da UFPel.

    Apresentamos Neste Formulário alguns critérios para sua avaliação e solicitamos que incluam suas sugestões para a elaboração e aprimoramento das normas, em fase de elaboração.

    Solicitamos preenchimento deste formulário até o dia 10/12/2021.

    Contamos com a colaboração de todos!

    Atenciosamente,

    Comissão Consultiva do Conselho Departamental da Faculdade de Odontologia

  • Acadêmica da faculdade de Odontologia da UFPel recebe Menção Honrosa por pesquisa apresentada na 38ª Reunião Anual da SBPqO (Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica)

    O trabalho intitulado: “Modelo de franquias odontológicas no Brasil: características e percepções dos seus franqueados, funcionários e pacientes”, apresentado pela aluna do décimo semestre da Faculdade de Odontologia e bolsista de Iniciação Tecnológica (PBEI) da UFPel, Georgia Arla Cabrera Khader, foi agraciado nesta segunda-feira, 13 de setembro, com uma Menção Honrosa na Categoria Miaky Issáo, durante a 38 Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica (SBPqO). O trabalho foi orientado pelo professor Doutor Rafael Guerra Lund, docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Odontologia da UFPel (PPGO-UFPel), e co-orientado pela professora Doutora Mariana Gonzales Cademartori (PPGO-UFPel). A pesquisa buscou evidenciar o panorama das franquias odontológicas existentes no Brasil. Além disso, buscou analisar a percepção e a satisfação do franqueado (administrador), do funcionário (cirurgião-dentista) e dos pacientes de 58 redes de franquias odontológicas, totalizando 174 entrevistados. O trabalho verificou se há satisfação das equipes profissionais e pacientes, em razão da experiência, confiança e compromisso com a marca, o que favorece a lealdade e, consequentemente, a aceitação desse modelo de negócio no segmento odontológico. A apresentação se destacou por abordar esse tema pouco discutido nos cursos de odontologia das instituições de ensino superior, bem como por gerar debate sobre o destino e posição dos profissionais da odontologia no mercado atual.

  • Cooperação acadêmica entre a Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e a University of Michigan (UMICH) reforçada através do PrInt/UFPel – Prof. Rafael Lund realizou pós- doutorado na instituição americana

    A University of Michigan (UMICH) – School of Dentistry está localizada na cidade de Ann Arbor, Estado de Michigan, EUA, e é considerada a 1ª universidade na área de Dentistry & Oral Sciences do 2021 Global Ranking of Academic Subjects da Academic Ranking of World Universities (ARWU). Shangai Ranking. Disponível em: http://www.shanghairanking.com/; 23a no World´s Top Universities do QS – World University Rankings – Global. Disponível em: https://www.topuniversities.com/university-rankings/world-university-rankings; 58ª no ranking Mundial da Ranking Web of Universities (RWU) – Disponível em: http://www.webometrics.info/en; e 22ª posição no The World University Rankings 2021 da THE (Times Higher Education) – Disponível em: https://www.timeshighereducation.com/world-university-rankings.

    O prof. Rafael Lund (docente do Programa de Pós-Graduação em Odontologia da UFPel), retornou ao Brasil em janeiro de 2021 após realizar um estágio de pós-doutoramento naquela instituição, no período compreendido entre Dezembro de 2019 e Dezembro de 2020, no Laboratório de Biologia Epitelial, no Departamento de Periodontia e Medicina Oral, sob a supervisão dos professores: Dr. Cristiane Squarize e Dr. Rogerio Castilho. No pós-doutoramento, o prof. Rafael Lund realizou experimentos relacionados à linha de pesquisa do projeto de pós-doutoramento proposto intitulado: “O papel de biomembranas funcionalizadas contendo lectinas na via de sinalização PI3K / AKT relacionada à cicatrização de feridas cirúrgicas: ensaios celular e molecular, e modelo animal“. Com este projeto, realizou diferentes metodologias, incluindo: ensaio de Scratch Assay, imunofluorescência e ensaios de citometria de fluxo operacional (FACS). Além disso, durante este período ele realizou um novo protocolo de laboratório para cultura de esferóides propondo uma melhor abordagem metodológica no campo da regeneração tecidual. Possui artigos e patentes na área de desenvolvimento de biomateriais e a experiência internacional lhe possibilitou conhecer novas metodologias de avaliação em biologia oral para aplicar na sua linha de pesquisa.

    O pesquisador foi contemplado com bolsa da CAPES de Pesquisador Visitante Sênior, através do Edital No 77/2019 – PrInt/UFPel – 2ª Chamada, e está inserido com pesquisador no projeto intitulado: “Criação do Núcleo Temático de Inovação em Nanomedicina (Nanomed)”. A colaboração internacional estabelecida visou o desenvolvimento conjunto de atividades de pesquisa onde houve demanda e interesse recíproco entre as Universidades, UFPel e UMICH, e os pesquisadores envolvidos. Por meio da mobilidade acadêmica, o programa Capes Print/UFPel indubitavelmente fomenta e incentiva a ampliação e consolidação das ações de internacionalização na pós-graduação.

    Professor pesquisador Rafael Lund no Laboratory of Epithleial Biology (Castilho Lab)

    Apresentação de trabalhos no ResearchDay 2020, evento de pesquisa anual promovido pela Shool of Dentistry – University of Michigan.

    Confraternização com a equipe do Laboratory of Epithelial Biology (Castilho Lab). Na sequência da esquerda para a direita, desde o fundo, destacam-se: Dr. Cristiane Squarize (UMICH), Dr. Rogerio Castilho (UMICH), Dr. Eliete Guerra (UnB), Dr. Liana Webber (UMICH) , Patrícia Nascente (UFPel) e Rafael Lund (UFPel)