• CLMN 2023
  • CLMN 2023
  • CLMN 2022
  • CLMN 2022
  • CLMN 2019
  • CLMN 2019
Início do conteúdo
INGRESSEI NO CLMN

Conheça os estudantes do CLMN matriculados no semestre clicando na imagem acima.

Acesse o Guia do Estudante UFPel produzido pela Pró-Reitoria de Ensino clicando na imagem acima.

O sistema COBALTO integra a Gestão Acadêmica e Administrativa da UFPel. Nele você terá acesso a solicitações e consultas. Navegue pelos menus e conheça suas funcionalidades. Clique na imagem acima para acessá-lo.

A Coordenação de Registros Acadêmicos (CRA) é o órgão responsável por realizar o registro da vida acadêmica do estudante dos cursos de graduação, desde seu ingresso até sua diplomação. Acesse o site da CRA clicando na imagem acima para obter orientações sobre nome social, matrículas e rematrículas, aproveitamento de estudos, prova de proficiência, solicitação de histórico, atestado de matrícula, cancelamento de matrícula, trancamento de matrícula, cadastro como provável formando, jubilamento, reopção entre outras informações acadêmicas.

A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE) oferece, via Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES), programas de auxílio estudantil voltados para a alimentação, o transporte, a moradia e o apoio ao estudo (como deslocamento e pré-escolar). Para ingressar nos programas de auxílio estudantil, você deverá, obrigatoriamente, concorrer em edital público e ser deferido após análise socioeconômica.

Os editais de seleção são divulgados na seção Editais, fique atento, pois a observação dos prazos são essenciais no processo seletivo. A renda familiar per capita é a divisão da soma das rendas (comprovadas) pelo número de familiares que usufruem dessa renda, portanto por vezes é muito simples atender esse critério, apenas não esqueça de ter documentação comprobatória, seja da renda, seja sobre os familiares! A maioria dos discentes consegue algum dos auxílios da PRAE. Se está precisando, não se acomode, busque o auxílio.
Além dos auxílios estudantis disponibilizados como Programa de Moradia Estudantil, Programa Auxílio Moradia, Programa Auxílio Deslocamento, Programa Auxílio Transporte, Programa Auxílio Eventos, Programa Auxílio Pré-Escolar, Programa Auxílio Alimentação e Programa de Auxílio Alimentação para Estudantes com Necessidades Alimentares Restritivas, a PRAE, através da Coordenação de Permanência, realiza ações voltadas ao acolhimento, ao acompanhamento e ao apoio psicopedagógico, como o Programa de Acompanhamento Sociopsicopedagógico, a Sala de Apoio Pedagógico, entre outras.

A PRAE localiza-se no Campus II do Instituto de Ciências Humanas (ICH), na Rua Almirante Barroso, 1202, mas muitas demandas podem ser resolvidas através de seu site e do sistema acadêmico Cobalto. Clique no logo da PRAE para conhecer mais sobre esse setor, também responsável pela sua futura Formatura Institucional.

Além de estabelecer políticas e diretrizes na consolidação de ações na comunidade universitária em relação às cotas no ingresso no ensino superior, a Coordenação de Inclusão e Diversidade (CID) busca desenvolver ações para sensibilização, integração e mobilização para a convivência com as diversas realidades presentes na diversidade social, correlacionadas à gênero e sexualidade, à etnia, à tradição das culturas, à vulnerabilidade socioeconômica e aqueles com necessidade de acessibilidade física e psicológica. Conheça os três núcleos que compõem a CID clicando na seta direcional.


O Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI) atua promovendo políticas e ações que efetivem a inclusão no Ensino Superior, promovendo ações de conscientização, discussão, formação compartilhada de coordenadores, técnicos, professores, monitores, tutores e comunidade em geral, além da oferta dos serviços especializados aos alunos dos diversos cursos de graduação, encaminhamento de intérpretes para as aulas, eventos e atividades relacionadas e, ainda, da criação, organização e acervo de recursos didáticos adaptados que possibilitem avanços nos processos de aprendizagem e inclusão. Dispõe de um Atendimento Educacional Especializado.


O Núcleo de Ações Afirmativas e Diversidade (NUAAD) desenvolve atividades relacionadas ao gerenciamento das vagas ocupadas por cotistas ou direcionadas a estes buscando a inclusão dos indígenas, quilombolas e negros.


O Núcleo de Gênero e Diversidade (NUGEN) tem por objetivo planejar e executar ações institucionais propositivas nas frentes da denúncia, da comunicação, da infraestrutura, da formação e das políticas afirmativas e institucionais nos campos de gênero e de diversidade sexual.

O sistema e-Aula é a plataforma virtual de apoio disponibilizada como recurso alternativo ao processo de ensino e aprendizagem, com login integrado (mesmo usuário e senha do Cobalto). Clique na imagem acima para acessá-lo.

O RU é o local que muitos estudantes vão almoçar e jantar. Na entrada você deverá ter seu comprovante de matrícula, que pode ser obtido através do Cobalto e um documento de identidade com foto (ou sua carteirinha estudantil). Após a identificação e pagamento você seguirá a fila até o buffet. Depois é só encontrar uma mesa e aproveitar a refeição. Conheça os locais e cardápio clicando nas setas direcionais.

Projetos vinculados ao IFM produzem videoaulas e as disponibilizam no Youtube. Acesse as videoaulas clicando nas setas direcionais.