Início do conteúdo
Formatura Institucional

FORMATURAS INSTITUCIONAIS

 

Numa universidade democrática e inclusiva, todos os estudantes têm direito de que o grau lhes seja conferido em solenidade de igual significação e sob a égide das mesmas normas (Gestão Central da UFPel 2017-2020)

 

O Conselho Universitário (Consun), aprovou a Resolução nº 05 em 11 de maio de 2018 cujo objetivo é normatizar estes atos que passarão a ser de responsabilidade da instituição. A ideia é que as formaturas passem a ser realizadas dentro de um mesmo padrão, além de ser totalmente inclusiva: todos os estudantes terão direito ao ato solene, sem quaisquer ônus

Esta resolução passará a vigorar para estudantes ingressantes no ano de 2018.

A organização e a realização das solenidades de colação de grau passam para a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE). Desde janeiro de 2019 a PRAE realiza esta solenidade em caráter de transição, àqueles estudantes que escolherem. A solicitação deverá ser feita à PRAE conforme Editais específicos, publicados no início de cada semestre letivo.

Aproximadamente 750 concluintes participaram das cerimônias de Formatura Institucional dos semestres 2018-2, 2019-1 e 2019-2.

As solenidades de  colação de grau poderão abranger, simultaneamente, mais de um curso, observados preferencialmente o critério de afinidade entre os mesmos, além dos limites mínimo e máximo de alunos que colarão grau, conforme o local onde a mesma for realizada.

A nova norma define também, entre outros pontos, o andamento do protocolo e as responsabilidades das comissões de formatura.