Início do conteúdo
    Notícias
  • Projeto GAMA abre inscrições para novas turmas das Atividades de Reforço em Cálculo.

    O projeto GAMA: Grupo de Apoio em Matemática, mantido em parceria com o IFM – Instituto de Física e Matemática e PRE – Pró-reitoria de Ensino, disponibilizou as inscrições para as Atividades de Reforço em Cálculo, com turmas para o Módulo de Matemática Básica, Módulo de Funções e para o Módulo de Funções trigonométricas, exponenciais e logarítmicas.

    Estão sendo oferecidas 5 (cinco) turmas, cada uma com 60 vagas, sendo duas delas em horários intermediários (das 17:00 às 19:00),  duas aos sábados pela manhã e uma no sábados à tarde.

    A duração de cada módulo será de três semanas e os participantes que obtiverem pelo menos 75% de frequência terão direito a um certificado de 12 (doze) horas.


    O público prioritário é formado pelos estudantes ingressantes de 2018 que possuem disciplinas de cálculo em sua grade curricular e 50% das vagas são prioritárias para estudantes bolsistas da PRAE.
    As inscrições vão de 16/08/18 à 23/08/18 (até às 14hs) e a relação de turmas será divulgada no dia 24/08/18.
     
    Inscrições, horários e locais das aulas e maiores informações podem ser obtidas na página do Projeto GAMA: http://wp.ufpel.edu.br/projetogama/
  • Datas importantes 2018/2

    De 10 à 13 de agosto todos os alunos precisam realizar a solicitação de matrícula através do Cobalto.

    No dia 14 de agosto (a partir das 18hs) o Cobalto será liberado para a Consulta da Matrícula.

    No período de 15 a 22 de agosto caso não consigam vaga em alguma disciplina, ou desejam incluir ou excluir disciplinas em sua matrícula, ou ainda esqueceram-se de solicitar matrícula no período, devem procurar a secretaria do Colegiado para efetuarem a Correção de Matrícula.

    OBS: A matrícula em Pré-Cálculo deverá ser realizadas no período de Correção de Matrícula.

    Dias 23 e 24 de agosto são os dias destinados à Matrícula Especial nos Colegiados.

    Dia 16 de agosto iniciam-se as aulas do 2º semestre letivo de 2018.

    • As disciplinas vinculadas à Faculdade de Educação (Fundamentos Sócio-Histórico-Filosóficos da Educação, Educação Brasileira e Organização de Políticas Públicas – EBOPP, Fundamentos Psicológicos da Educação e Teoria e Prática Pedagógica – TPP) serão ofertadas através do Banco Universal. Como elas não possuem pré-requisito, qualquer aluno pode solicitar matrícula na turma cujo horário seja mais adequado.
    • Quem estiver com dúvidas no momento da solicitação de matrícula sobre que disciplina cursar ou outro assunto relativo à matrícula, pode vir até a secretaria do Colegiado para solicitar conselhos, auxílio,…
  • Aberta a avaliação de disciplinas de 2018-1

    A Comissão Própria de Avaliação (CPA) da UFPEL informa que está aberto o período para os estudantes avaliarem as disciplinas que cursaram no primeiro semestre de 2018. Para participar, basta acessar o sistema COBLATO na opção “aluno” e clicar na opção “cadastros”. Em seguida escolher a opção “avaliação de disciplinas 2018/1”. A avaliação é rápida e varia de acordo com a quantidade de disciplinas e professores. Até mesmo os cursos de pós-graduação e de Ensino a Distância (EAD) poderão participar da avaliação.

    Os alunos poderão avaliar todas as disciplinas em que estão matriculados, inclusive cadeiras com matricula especial, e avaliar todos os professores, mesmo quando há mais de um na mesma disciplina. As respostas são objetivas, tendo um espaço para comentários, críticas e elogios ao professor.

    A CPA recomenda que os coordenadores de curso e os próprios docentes incentivem seus alunos a fazerem a avaliação, porque ela é um instrumento importante para o desenvolvimento de projetos e políticas para a qualificação docente e melhoria dos cursos e da Universidade.

    São avaliados itens como pontualidade, assiduidade, plano de ensino, capacidade de comunicação, didática, ensino-aprendizagem, relação docente-discente, competência técnica e metodologia de avaliação do docente; adequação dos pré-requisitos, adequação da carga horária e importância da disciplina. Há espaço também para autoavaliação do aluno, sua participação em aula, motivação para as leituras e trabalhos solicitados.

  • Datas Importantes 2018/1

    De 16 a 19 de março todos os alunos precisam realizar a solicitação de matrícula através do Cobalto.

    No dia 20 de março o Cobalto será liberado para a Consulta da Matrícula.

    No período de 21 a 27 de março caso não consigam vaga em alguma disciplina, ou desejam incluir ou excluir disciplinas em sua matrícula, ou ainda esqueceram-se de solicitar matrícula no período, devem procurar a secretaria do Colegiado para efetuarem a Correção de Matrícula.

    Dias 28 e 29 de março são os dias destinados à Matrícula Especial nos Colegiados.

    Dia 26 de março iniciam-se as aulas do 1º semestre letivo de 2018.

    • As disciplinas vinculadas à Faculdade de Educação (Fundamentos Sócio-Histórico-Filosóficos da Educação, Educação Brasileira e Organização de Políticas Públicas – EBOPP, Fundamentos Psicológicos da Educação e Teoria e Prática Pedagógica – TPP) serão ofertadas através do Banco Universal. Como elas não possuem pré-requisito, qualquer aluno pode solicitar matrícula na turma cujo horário seja mais adequado.
    • Quem estiver com dúvidas no momento da solicitação de matrícula sobre que disciplina cursar ou outro assunto relativo à matrícula, pode vir até a secretaria do Colegiado para solicitar conselhos, auxílio,…
  • Projeto Gama: estão abertas inscrições para 4º Encontro de ALGA

    O projeto Grupo de Apoio em Matemática (GAMA), mantido em parceria pelo Instituto de Física e Matemática (IFM) e pela Pró-Reitoria de Ensino (PRE), abriu inscrições para o seu quarto Encontro de Álgebra Linear e Geometria Analítica (ALGA). Nesta edição, será abordada uma revisão geral da disciplina, com conteúdos como vetores, retas e planos, matrizes, cônicas e quádricas, transformações lineares, autovalores e autovetores.

    O encontro ocorrerá no sábado (24), das 8h às 12h, na sala 203 do Campus 2 da UFPel. As inscrições se estendem até as 14h de sexta-feira (23) e a relação de alunos contemplados será divulgada no mesmo dia. Para esta atividade estão sendo disponibilizadas 40 vagas e os participantes terão direito a um certificado de quatro horas.

    Esta etapa será desenvolvida pelo acadêmico Paulo Reis, bolsista do projeto GAMA, e acompanhada presencialmente pela professora Rejane Pergher, colaboradora do projeto.

    Inscrições e mais informações podem ser obtidas na página do Projeto GAMA, disponível neste link.

  • Divulgação de seleção de bolsistas do Projeto GAMA

    O Projeto GAMA: Grupo de Apoio em Matemática, mantido em parceria com o Instituto de Física e Matemática (IFM) e Pró-reitoria de Ensino (PRE) divulga abertura de edital para seleção de bolsistas.

    As inscrições vão até quinta-feira (08/02) e a prova será realizada na sexta-feira (09/02).

    O Edital de seleção e as inscrições estão disponíveis na página do GAMA: http://wp.ufpel.edu.br/projetogama/

    O coordenador do projeto, professor Cícero Nachtigall, ressalta que o projeto GAMA é considerado um projeto estratégico da UFPel e em 2017 contara com 13 bolsistas. Ele lembra ainda que a atuação no projeto GAMA, na qualidade de bolsista, é uma ótima oportunidade de aprendizado na área de matemática e uma excelente oportunidade de contato com a prática docente, especialmente para acadêmicos de cursos de licenciatura, exatas e engenharias.

    Dúvidas podem ser esclarecidas através do email gama.ufpel@gmail.com

    O projeto GAMA, chamado inicialmente de Projeto Tópicos de Matemática Elementar: Matemática Básica – Iniciação ao Cálculo (TME) existe desde 2010, tendo como principal objetivo reforçar conceitos em matemática de ensino básico e superior, através de cursos preparatórios para o cálculo, atividades de reforço e de monitoria ao longo do semestre letivo. Com estas ações, pretende-se melhorar a aprendizagem de matemática nos cursos superiores da UFPel e, consequentemente, diminuir os índices de reprovação e evasão dos alunos participantes nas disciplinas iniciais de matemática. O projeto conta atualmente com 13 bolsistas de vários cursos da UFPel.

  • Projeto GAMA abre inscrições para Segundo Encontro de Cálculo 2

    O projeto GAMA: Grupo de Apoio em Matemática, mantido em parceria com o IFM – Instituto de Física e Matemática e PRE – Pró-reitoria de Ensino, está abrindo inscrições para o Segundo Encontro de Cálculo 2.

    Segundo o professor Cícero Nachtigall (DME/IFM), coordenador do GAMA, os conceitos abordados nesta disciplina são de extrema importância e configuram, com bastante frequência, como pré-requisito para várias disciplinas posteriores (tanto básicas quanto profissionalizantes) no currículo de vários cursos da UFPel. Esta atividade, segundo ele, visa potencializar o aprendizado de tais conceitos.

    Os conteúdos revisados neste encontro serão: Áreas entre curvas, comprimento de arco e volumes.

    O Segundo Encontro de Cálculo 2 ocorrerá no sábado (02/12/17) das 8:00 às 12:00 nas salas 208 do Campus II.

    Para esta atividade estão sendo disponibilizadas 40 (quarenta) vagas.

    As inscrições vão de 23/11/17 até 30/11/17 e a relação de alunos contemplados será divulgada no dia 01/12/17.
     
    Inscrições e maiores informações podem ser obtidas na página do Projeto GAMA: https://wp.ufpel.edu.br/projetogama/
  • Projeto GAMA abre inscrições para Segundo Encontro de ALGA

    O projeto GAMA: Grupo de Apoio em Matemática, mantido em parceria com o IFM – Instituto de Física e Matemática e PRE – Pró-reitoria de Ensino, está abrindo inscrições para o Segundo Encontros de ALGA.

    A disciplina de ALGA (Álgebra Linear e Geometria Analítica) é componente curricular obrigatória para vários cursos da UFPel e, geralmente, configura entre as disciplinas dos primeiros semestres dos mesmos.

    Segundo a professora Rejane Pergher (DME/IFM), colaboradora permanente do GAMA e coordenadora dos Encontros, os conceitos abordados nestas disciplinas são de extrema importância e configuram, com bastante frequência, como pré-requisito para várias disciplinas posteriores (tanto básicas quanto profissionalizantes). Esta atividade, segundo ela, visa potencializar o aprendizado de tais conceitos.

    Os conteúdos revisados neste encontro serão: Cônicas, superfícies, matrizes e determinantes.

    O Segundo Encontro de ALGA ocorrerá no sábado (25/11/17) das 8:00 às 12:00 nas salas 203 do Campus II.

    Para esta atividade estão sendo disponibilizadas 40 (quarenta) vagas.

    As inscrições vão de 17/11/17 até 23/11/17 e a relação de alunos contemplados será divulgada no dia 24/11/17.
     
    Inscrições e maiores informações podem ser obtidas na página do Projeto GAMA: https://wp.ufpel.edu.br/projetogama/
  • Projeto GAMA abre inscrições para as Atividades de Reforço em Cálculo: Módulo de Limites.

    O projeto GAMA: Grupo de Apoio em Matemática, mantido em parceria com o IFM – Instituto de Física e Matemática e PRE – Pró-reitoria de Ensino, está abrindo inscrições para as Atividades de Reforço em Cálculo: Módulo de Limites.

    Os conteúdos revisados neste módulo serão os seguintes: Definição de limite. Limites laterais e limite bilateral. Propriedades dos limites. Limites infinitos. Limites no infinito. Assíntotas horizontais e assíntotas verticais. Funções contínuas. Propriedades das funções contínuas. O Teorema do Confronto. Cálculo de indeterminações.


    Estão sendo
     oferecidas seis turmas, cada uma com 50 vagas, nos seguintes dias e horários:

    Turma 1: Segunda-feira e quinta-feira das 17:00 às 19:00.
    Local: Sala 437 do Campus ANGLO – Porto (INÍCIO 13/11)

    Turma 2: Segunda-feira e sexta-feira das 17:00 às 19:00.
    Local: Sala 437 do Campus ANGLO – Porto (INÍCIO 13/11)

    Turma 3: Terça-feira e quinta-feira das 17:00 às 19:00.
    Local: Sala 437 do Campus ANGLO – Porto (INÍCIO 14/11)

    Turma 4: Terça-feira e sexta-feira das 17:00 às 19:00.
    Local: Sala 437 do Campus ANGLO – Porto (INÍCIO 14/11)

    Turma 5: Sábado das 08:00 às 12:00.
    Local: Sala 206 do Campus II – Rua Almirante Barroso, 1202 – Centro (INÍCIO 18/11)

    Turma 6: Sábado das 08:00 às 12:00.
    Local: Sala 208 do Campus II – Rua Almirante Barroso, 1202 – Centro (INÍCIO 18/11)

    A duração deste módulo será de três semanas e os participantes que obtiverem pelo menos 75% de frequência terão direito a um certificado de 12 horas.

    O coordenador do projeto GAMA, professor Cícero Nachtigall, ressalta que esta ação visa potencializar o aprendizado nos conteúdos de limites de funções reais de uma variável real através de revisão da parte teórica e aulas de exercícios.

     
    As inscrições vão de 26/10/17 até 08/11/17 e a relação de estudantes contemplados será divulgada no dia 10/11/17.
     
    Inscrições e maiores informações podem ser obtidas na página do Projeto GAMA: https://wp.ufpel.edu.br/projetogama/