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    Notícias
  • Oferta de Cálculo II em regime concentrado no período de férias

    Será ofertada em regime concentrado a disciplina de Cálculo II (11100083), as aulas terão início no dia 06/01 e irão até 04/02, de segunda à quinta, conforme cronograma abaixo.

    As aulas serão no campus Salis (aguardando confirmação), das 19:00 às 22:00.

    Os alunos interessados em cursar devem enviar e-mail, até o dia 30/12, para colegiadomatnot@gmail.com solicitando a sua matrícula na disciplina.

    CRONOGRAMA
    06/01/2020 Apresentação do plano de ensino, primitiva de uma função e integral indefinida
    07/01/2020 Integral indefinida e suas propriedades; Integração imediata e tabela de integração
    08/01/2020 Técnicas de integração: integração por substituição
    09/01/2020 Técnicas de integração: integração por partes
    13/01/2020 Técnicas de integração: integração de funções racionais
    14/01/2020 Técnicas de integração: integração de funções trigonométricas
    15/01/2020 Técnicas de integração: integração de funções irracionais
    16/01/2020 Revisão para avaliação individual
    20/01/2020 Avaliação Individual (Aval1)
    21/01/2020 integral definida: problema da área, somas de Riemann e definição de integral definida
    22/01/2020 integral definida: classes de funções integráveis por Riemann, propriedades de integrais definidas e Teorema fundamental do Cálculo Integral
    23/01/2020 integral definida: Teorema fundamental do Cálculo Integral
    27/01/2020 integral definida: mudança de variável de integração
    28/01/2020 aplicações de integral definida
    29/01/2020 aplicações de integral definida
    30/01/2020 Integrais impróprias: primeira e segunda espécie
    03/02/2020 Revisão para avaliação individual
    04/02/2020 Avaliação Individual (Aval2)
    07/02/2020 Exame

  • Programação marca, na segunda (16), 50 Anos do IFM

    Nesta segunda-feira, dia 16 de dezembro, o Instituto de Física e Matemática (IFM) da UFPel completará 50 anos. A Direção do IFM planejou algumas atividades para a data. Entre elas, a entrega, pelo Conselho Universitário, ao professor Victor Paulo Barros Gonçalves, do IFM, o Título de Professor Emérito.

    Programação

    10h – Plantio de uma árvore, próximo à entrada do prédio 05 do campus Capão do Leão; 10h15 – Descerramento da placa alusiva aos 50 anos do IFM, no corredor do 3º andar do prédio 5 do campus Capão do Leão próximo a sala da direção; 10h30 – Solenidade dos 50 Anos e entrega do Título Honorífico ao Professor Victor Paulo Barros Gonçalves na sala 114 do prédio 16 do campus Capão do Leão. Ao final, será realizada uma confraternização.

    Convite_50_anos_IFM

  • Confraternização 2019

    Depois de um ano de muito trabalho, estudo e esforço na noite de ontem (12/12/2019) nos reunimos para comemorar mais uma etapa.
    Foi um momento coletivo singelo de partilha, descontração e agradecimento.
    Como recente coordenadora do curso agradeço a participação dos que puderam comparecer e de todos os acadêmicos e colegas que neste período tem apoiado e confiado em nosso trabalho. Em especial, obrigada Christian Berny Volz pela composição do LOGO do Curso, obrigada Andressa Lixieski Manske pela bela escrita em nossos banner do terceiro andar, obrigada Lucas Rickes dos Santos pelas belas composições de origami, obrigada Eliezer Silva dos Santos sem um colega experiente e competente não teríamos conseguido passar por este período conturbado com uma boa avaliação.
    Que no próximo ano possamos ser mais unidos, empáticos e solidários. Juntos podemos ter mais conquistas!

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  • Está aberto o período de Avaliação de Disciplinas de 2019-2

    Está aberto até o dia 27 de dezembro o período para os estudantes avaliarem as disciplinas que cursaram no segundo semestre de 2019. Para participar, basta acessar o sistema COBALTO na opção “Aluno” e clicar em “Cadastros”. Em seguida, escolher a opção “Avaliação de Disciplinas 2019/2”. A avaliação é rápida e varia de acordo com a quantidade de disciplinas e professores. Os cursos de pós-graduação e de Ensino a Distância (EAD) também podem participar da avaliação.

    Os alunos poderão avaliar todas as disciplinas em que estão matriculados, inclusive cadeiras com matrícula especial, e todos os professores, mesmo quando há mais de um na mesma disciplina. As respostas são objetivas, tendo um espaço para comentários, críticas e elogios.

    A avaliação pode ser feita em relação ao trabalho do professor, à infraestrutura oferecida pela Universidade para a disciplina, a disciplina propriamente dita e o desempenho do próprio estudante na disciplina. Também é possível responder o grau de satisfação quanto a estudar na UFPel.

    Também é considerada a opinião dos estudantes a respeito de infraestrutura (como condições do espaço físico, internet e acesso a materiais de apoio) e atuação do coordenador do curso.

  • Um Apoio para Realizar Sonhos

    Gama ajuda graduandos com monitorias, aulas e vídeo aulas de matemática

    Bolsistas do projeto de apoio em matemática. Foto: Divulgação

    Não é novidade para ninguém que português e matemática são áreas de níveis de proficiência baixos no Brasil. Segundo dados, de 2018, do Ministério da Educação (MEC), sete a cada dez alunos do Ensino Médio tem conhecimento insuficiente nessas áreas. Essa problemática se reflete no Ensino Superior. Pensando nisso, em 2010 foi criado na Universidade Federal de Pelotas (UFPel), o projeto de ensino Tópicos de Matemática Elementar: Matemática Básica – Iniciação ao Cálculo que, em 2015 se tornou o projeto Grupo de Apoio em Matemática (GAMA). O projeto dá suporte no ensino de matemática para alunos da UFPel, também para professores e alunos da rede pública de ensino.

    Atualmente, o GAMA conta com 15 professores e 15 bolsistas. Grande parte dos bolsistas foram também alunos, e foi neste período que se interessaram pelo projeto. Diversas atividades são desenvolvidas, dentre elas, atividades de reforço em matemática que, são cursos de curta duração ao longo do semestre, aos sábados ou no final das férias. Esse curso fornece aos alunos nove módulos, com conteúdos diferentes. Além disso, os bolsistas do projeto são distribuídos pelos prédios da UFPel, e ficam disponíveis para as tradicionais monitorias.

    O avanço mais recente do GAMA é o trabalho com vídeo aulas no YouTube. Estas aulas são preparadas pelo grupo e disponibilizadas no canal Projeto GAMA, onde os conteúdos são separados por aulas, podendo assim ultrapassar os portões da universidade, visto que, qualquer pessoa pode ter acesso ao conteúdo. Este esforço em prestar apoio no ensino da matemática é reconhecido pelos alunos das áreas de exatas, como conta Tainara Porto da Silva, aluna de graduação em matemática licenciatura:

    “O GAMA significa auxílio, monitoria e as vezes os alunos, bolsistas do projeto são os nossos professores, pois explicam melhor. Muitas vezes chegamos na monitoria sem saber nada do conteúdo e eles nos ajudam a compreender.”

    Existe um sentimento de gratidão, entre bolsistas do projeto e alunos. Assim como Tainara, há uma grande quantidade de depoimentos no site do projeto GAMA. Willian Leonardo Peixoto, também aluno do curso de matemática licenciatura, define o grupo como:

    “Fundamental para o ensino e a aprendizagem dos alunos que ingressam na UFPel.”

    Apesar de todas as dificuldades que os alunos do projeto encontram para conciliar o curso e dar apoio aos demais graduandos, eles definem o projeto como compensador e transformador, principalmente ao saber quantos sonhos ajudaram a realizar, como ressalta Hugo Silva de Almeida Venancio Lopes, bolsista do projeto e aluno do curso de Engenharia Agrícola:

    “É recompensador, porque você vê o fruto do seu trabalho dando resultado pois a gente se prepara pra dar aula, então isso é como se fosse um retorno para a gente. Fora as amizades que a gente faz.”

    Ademais há um grande crescimento didático, que serve de prática para alunos em curso de licenciatura e de uma possibilidade a mais no futuro para graduandos de bacharelado. O projeto viabiliza a inserção do futuro professor de matemática no ambiente de trabalho e serve como aprendizado e processo de evolução, como observa Pierri Teixeira da Silva, graduando em matemática licenciatura e bolsista do GAMA:

    “Fui desenvolvendo minha didática, perdendo um pouco da vergonha, até minha organização no quadro para dar aula foi melhorando. O GAMA teve grande importância no meu desenvolvimento como professor, didaticamente.”

    Se você quiser saber mais, participar de alguma atividade ou até mesmo conhecer este grande trabalho, acesse o site do GAMA e fique por dentro!

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

  • As Diferentes Faces da Sala de Aula: O Aluno Autista

    Graduandos do curso de matemática da UFPel confeccionam jogos para alunos com TEA em parceria com o Centro de Atendimento ao Autista

    Alunos do projeto na confecção de jogos. Foto: Maristel Carrilho da Rocha Tunas.

    Dentre os vários projetos de extensão da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), há o Educação Matemática e Autismo, um projeto que se preocupa em estudar formas e preparar os acadêmicos para atuarem com alunos autistas no seu futuro ambiente de trabalho – a sala de aula. O projeto iniciou no ano de 2019, e têm parceria com o Centro de Atendimento ao Autista Dr. Danilo Rolim de Moura, em Pelotas. Sete alunos trabalham na confecção de jogos para autistas, respeitando as suas próprias características, além de um cuidado com a evolução do aluno na área da matemática, jogo após jogo.

    O Transtorno do Espectro Autista (TEA), ou autismo é transtorno do neurodesenvolvimento infantil. Existem vários níveis de autismo, as características mais comuns são dificuldades na interação social, comunicação, comportamentos repetitivos e interesses restritos, entre outras. Pensando nisso e em uma educação inclusiva, a professora Ms. Maristel Carrilho da Rocha Tunas criou o projeto, em que é coordenadora. Em conversa, ela contou que observou uma necessidade dos graduandos de licenciatura em matemática de saber como ensinar e preparar aulas que atendessem a necessidade de alunos com TEA.

    “Comecei a indagar aos alunos como eles imaginavam a sala de aula, quem é esse público que ele vai ensinar, se todos os alunos são iguais, se têm alguma dificuldade, como que eles iriam ensinar matemática para estas crianças.”

    Além da construção de jogos, os alunos recebem formação junto ao Centro de Atendimento ao Autista, no qual o projeto tem uma parceria. Está parceria foi firmada no início do projeto, mas a ideia surgiu após uma visita ao Centro de Autismo. Maristel ressalta a importância dessa parceria, visto que, se a mesma não houvesse os alunos não teriam onde colocar em prática os jogos e avaliar resultados e mais ainda podendo contribuir no aprendizado dos alunos.

    “A parceria foi muito bem aceita, fomos muito bem recebidos. E essa parceria não é só nossa de produção de jogos para eles, mas também deles nos fornecerem a formação sobre o autista, como ensinar, como contribuir com os jogos.”

    Desde que os jogos começaram a serem produzidos, 15 já ficaram prontos e foram aplicados por pedagogas do Centro de Autismo, tendo resultados, em sua grande maioria, positivos. Os jogos são produzidos todas as sextas-feiras em reuniões, na qual existem momentos de leituras, discussões, sugestões de jogos, apresentação dos mesmos e após eles são confeccionados.

    O projeto ainda carrega uma grande importância e responsabilidade para os sete alunos que participam, pois é uma oportunidade a mais de aprender a ensinar e buscar ideias para o ensino de matemática ao aluno com TEA. Tainara Porto da Silva é uma das colaboradoras e explicou que já se sente melhor preparada:

    “Como nós fazemos os jogos, temos a formação necessária e podemos ver a aplicação dos mesmos, a gente já sabe melhor como ensinar. Nós temos está experiência de como fazer o jogo e como o aluno aprende através do jogo.”

    Tainara contou que os jogos são uma ótima forma de ensinar matemática, não somente para alunos autistas, mas em geral.

    “A matemática é muito abstrata, quando a gente usa os jogos é mais fácil de identificar o que está acontecendo.”

    Além de o projeto proporcionar está rica experiência aos graduandos de licenciatura em matemática da UFPel e ao mesmo tempo proporcionar atividades em parceria com o Centro de Atendimento ao Autista, ele plantou sementes ,isto é, os alunos querem seguir estudando e pesquisando sobre o ensino a alunos autistas, percebemos que no futuro teremos os professores de matemática mais preparados para ensinar alunos com TEA. Tainara é uma das alunas que quer seguir nesta área:

    “Pretendo continuar nesta área, meu mestrado quero fazer na área do autismo, então pra mim o projeto está acrescentando muito, ele tem uma grande importância na minha formação”

     

     

     

  • Projeto GAMA abre inscrições para o Terceiro Encontro de Cálculo 1 e para o Segundo Encontro de EDO de 2019/2

    O projeto GAMA: Grupo de Apoio em Matemática, mantido em parceria com o IFM – Instituto de Física e Matemática e PRE – Pró-reitoria de Ensino, abriu inscrições para o Terceiro Encontro de Cálculo 1 e Segundo Encontro de EDO – Equações Diferenciais Ordinárias – de 2019/2, que ocorrerá no sábado (30/11/19) pela manhã.
     
    Os Encontros são atividades de quatro horas ministradas pelos bolsistas do GAMA e acompanhados presencialmente pela professora Rejane Pergher (ou eventualmente por outro colaborador do GAMA). O objetivo é revisitar os conteúdos estabelecidos para o encontro através de revisões da teoria e resolução de exercícios pré estabelecidos.
    Os participantes terão direito a um certificado de 4 (quatro) horas.
     
    As inscrições podem ser realizadas até às 18hs do dia 28/11, e a turma será divulgada no dia 29/11.
     
    Inscrições e maiores informações podem ser obtidas na página do Projeto GAMA: http://wp.ufpel.edu.br/projetogama/
     
    Neste próximo sábado, 23/11, haverá uma monitoria extra de Álgebra Linear e Geometria Analítica das 8:00 às 12:00 na sala 206 do Campus II.
  • Solicitação de Aproveitamento de Disciplinas 2019/2

    Prezados alunos,

    Vimos lhes passar informações sobre os aproveitamentos de disciplina, que poderão ser realizados de 04/11/2019 à 08/11/2019. Os pedidos poderão ser feitos presencialmente na secretaria ou por e-mail, enviando o formulário de pedido de aproveitamento (clique Aqui para acessá-lo) para colegiadomatnot@gmail.com.

    Além do formulário:

    • em caso de disciplinas cursadas fora da UFPel serão necessários o histórico com a aprovação e as caracterizações das disciplinas a serem utilizadas para o aproveitamento;
    • em caso de disciplinas cursadas na UFPel mas fora do IFM, o aluno deve enviar as caracterizações das disciplinas, que podem ser obtidas junto ao colegiado do curso onde a disciplina foi cursada;
    • em caso de disciplinas cursadas em outro curso do IFM, apenas o formulário de aproveitamento é necessário.

    Ao enviar os arquivos, o aluno deve seguir as seguintes instruções:

    • devem ser todos no formato “.pdf”;
    • os documentos devem ser enviados separadamente;
    • quando o documento tiver duas ou mais páginas, elas devem estar todas num mesmo arquivo;

    Tem um site que pode ser bastante útil a todos que desejarem juntar arquivos em pdf em um só, ou separar um arquivo em pdf com mais de uma página, ou passar um arquivo em jpeg para pdf. O site é o https://www.ilovepdf.com/pt.

    Em caso de dúvidas, entrar em contato pelo e-mail colegiadomatnot@gmail.com ou através do telefone (53) 3284-3866.

    Caso o Colegiado julgue necessário, será solicitada a presença aluno no colegiado para sanar eventuais questões.

  • Formatura Institucional 2019/2 – Inscrições prorrogadas

    Atenção formandos 2019/2 que perderam o prazo regular para inscrição na Formatura Institucional!

     

    O formulário de inscrição estará aberto até 17h do dia 30 de outubro de 2019.

     

    Leia o Edital CPE 03/2019 com atenção!

    Acesse o edital e o formulário de inscrição no link abaixo: Edital_Formatura Institucional 2019-2

     

    Não fique de fora! Em caso de dúvidas, contate a Coordenação de Políticas Estudantis (cpe.prae.ufpel@gmail.com).